Sobrenome extra - processo de neto
Boa noite, gente!
Estou reunindo os documentos para minha mãe entrar com o processo de neta e percebi agora uma divergência na certidão de nascimento da minha avó, filha do português. Na certidão dela, o nome da avó paterna está como Maria Gonçalves Salgueiro, porém em todas as certidões do português está só como Maria Gonçalves. Achei documentos de que a certidão de óbito e de casamento do meu bisavô, o português, tbm estavam com esse erro e meu tio já fez as retificações por via judicial. Alguém já fez esse tipo de retificação de tirar um sobrenome? Mandei email para o cartório onde minha avó foi registrada, mas queria algumas dicas tbm sobre o que fazer nessa situação.
Aproveitando, o sobrenome que minha avó adotou depois de casada, Avila, aparece com acento na averbação da certidão da minha avó e sem acento na certidão da minha mãe e do meu tio -estou solicitando para ele e para minha tia tbm, na dela tem acento-. Tem algum problema? No caso, o errado foi a averbação da minha avó, na certidão do meu avô tá sem acento.
Comentários
@amandaavila07
O acento ou a falta dele, normalmente não seria problema.
Mas eu não entendi o primeiro parágrafo. Quando você coloca as coisas em termos muito genéricos "todas as certidões do português", "também estavam com esse erro"... eu não entendi direito a situação.
Fica mais fácil quando você escreve nesse formato:
@eduardo_augusto na certidão de batismo do meu bisavô, português, o nome da mãe estava apenas como Maria Gonçalves. Nas certidões brasileiras do português, de casamento e de óbito, o nome da mãe constava como Maria Gonçalves Salgueiro. Foi feita a retificação judicialmente e retiraram o Salgueiro, deixando igual a certidão de batismo, como tem que ser. Mas na certidão de nascimento da minha avó, brasileira e filha do português, ainda consta como nome da avó paterna Maria Gonçalves Salgueiro. Por isso acredito que terei que solicitar a retificação dessa certidão tbm.
Processo neto
Nome da mãe na certidão de batismo do avô português: Maria Gonçalves
Nome da mãe na certidão de casamento e óbito do avô português (após a retificação): Maria Gonçalves
Nome da avó paterna na certidão da filha do português: Maria Gonçalves Salgueiro
Realmente não havia explicado mto bem, peço desculpas
@amandaavila07
se retiraram o "Salgueiro" de um documento, entendo que deveriam retirar de todos. assim ficam todos os documentos alinhados...