Busca por certidão/assento

Procuro os documentos dos meus trisavós e do meu bisavô (filho deles), possuo as filiações e as datas de nascimento aproximadas, porém não faço ideia de qual lugar vieram, alguma sugestão de por onde começar a procurar? Já tentei achar alguma informação no family search porém só tem informações relacionadas ao brasil, ou seja, como brasileiros.

TRISAVÔ

JOSÉ RODRIGUES MARIA - ano aproximado de nascimento 1864

Filiação: JULIO RODRIGUES MARIA e MARIANA DOS SANTOS RODRIGUES

Esposa: AMÉLIA MARIA DA SILVEIRA (trisavó)

BISAVÔ

HERMÍNIO RODRIGUES MARIA - ano aproximado de nascimento 1914/1915

JOSÉ RODRIGUES MARIA (IRMÃO) - ano de nascimento aprox 1913 / 1912

Comentários

• @vitoriaferreira07 Ajuda ai, Vitória!!!

Coloca o que vc já descobriu: links dos documentos dos Bisavós e Trisavós.

De onde eles eram no Brasil? Quem imigrou? Tem uma região de Portugal que acham que poderia ser? Alguma história de família?

Qualquer detalhe pode levar a achar o documento.

• Então, todos os documentos que achei referente a eles pelo Family Search são documentos no brasil em que todos aparecem como brasileiros.

Óbito do chefe da familia (triavô): https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:WYGD-ZJPZ

Óbito de um dos filhos: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79N2-986Z

Certidão de nascimento de uma das netas dele: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C3H6-N9VR-4?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6J1V-HSKS&action=view&cc=4473668

O José Rodrigues (pai) imigrou para o Brasil acredito que por volta de 1920 a 1930, casado, com os filhos já nascidos. Na época ficou sabendo que no Brasil o governo estava "doando" terra para o incentivo de plantio de café. Veio com a família e ficou em Itaperuna- RJ, como é muito próximo do Espirito Santo, alguns membros da família foram para lá posteriormente, como é o caso de uma das certidões, mas não encontrei nada referente a isso nos acervos de imigrantes do Espirito Santo, então acredito que tenham chegado pelo Rio mesmo.

Vieram pelo menos 5 filhos com ele e todos eram homens.

Dos que tenho conhecimento são:

Joaquim Rodrigues Maria - 11/09/1907

José Rodrigues Maria (filho) - 1913 aprox

Hermínio Rodrigues Maria - 14/10/1915 ou 1914

Não há relatos específicos de onde vieram, porém minha avó diz que eles falavam bastante que o lugar aonde eles moravam tinha uma rocha muito grande e "azul", tentei achar algo a respeito, geografia e etc mas sem sucesso.

• @vitoriaferreira07

Estou colocando o que encontro familysearch (FS), nesta nesta árvore:

Você pode marcar as pessoas nas árvores para ser notificada de qualquer alteração.

Eu encontrei o casamento de Joaquim (primeiro filho de José Rodrigo Maria). Joaquim casou em 7/7/1934 no Brasil, com uma filha de Portugues da ilha da Madeira (Câmara de Lobos):

Ainda não encontrei nenhum outro registro que falei que José Rodrigues Maria era Portugues... Mas vou continuar procurando.

Penso que os próximos passos é encontrar mais documentos sobre os filhos e netos do portugues (josé) e seu casamento também. Isso pode dar alguma pista.

Você também pode pedir o processo de casamento de Francisco no cartório, pode ter algo que ajude.

Qualquer coisa vamos nos falando por aqui! Boa jornada.

• Obrigada pelos dados!! Quando contactei um cartório para fazer uma pesquisa o atendente me disse que muitos nessa época já faziam o processo de naturalização no porto onde desembarcavam.

Como uma alternativa, estou querendo procurar os dados da minha trisavó, esposa do José Rodrigues, AMÉLIA MARIA DA SILVEIRA.

Pretendo procurar os dados dela e posteriormente, se possível, achar a certidão de casamento e consequentemente todos os dados de nascença. É uma boa ideia?

obs: eles já eram casados quando imigraram.

• @vitoriaferreira07

Procurar por Amélia é uma opção, mas sem outros dados (local, pais ou data de nascimento) é difícil de encontrar.

Talvéz procurar mais dados com os que cuidaram dos avós ou bisavos idosos, eles as vezes tem lembranças preciosas.

Outra coisa... vc disse que veio 5 filhos, mas citou somente 3. Vc sabe o nome dos outros 2?

Eu encontrei dois cartões de imigrantes com sobrenome Rodrigues Maria. Um deles tem o nome do para Julio:

Este é o outro cartão:

Eles desembarcarão em 1929 em Santos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.