Chave Móvel Digital – Consulado RJ
Boa noite.
Estou a me programar para ir ao RJ ativar uma Chave Móvel Digital. Sou brasileira, farei com o passaporte e número DDD +55. O motivo pelo qual quero ativá-la é conseguir acessar o portal das finanças, pois vivi um ano em Portugal, fiz NIF, porém nunca obtive a carta PIN com a senha. Atualmente, o endereço que consta no meu NIF está desatualizado, portanto, não consigo a carta PIN e quero me certificar de alguma forma que está tudo certo. É possível acessar o portal das finanças apenas com a CMD, correto?
Alguém teve alguma experiência bem sucedida recente em ativar a CMD com passaporte e DDD +55? Pois vi um relato sobre o não recebimento instantâneo da SMS que se deve recebe na hora, e que os atendentes do consulado falaram que possivelmente seria um problema da operadora. Enfim, só quero me certificar para não viajar em vão.
Comentários
@LuizaVillamil voce criou duas discussoes, poderia ter deixado as duvidas em somente uma discussão
Sobre autenticação ao portas das financas há uma opcao: “Se não tem Cartão de Cidadão com códigos de autenticação ou não tem Chave Móvel Digital, faça o seu registo.”
link: https://www.acesso.gov.pt/unauthed/novoUtilizadorForm?partID=PFAP&path=/geral/dashboard
depois vai na aba “Registo NIF”
Nunca fiz esse procedimento, veja se consegue realizar o cadastro
Sobre ativar a CMD, estava a meses com problemas para acessar o app Autenticação.gov. O problema é que ao inserir o número do telemóvel nao é recebido o sms para validar a operação, pelos relatos no App Store (utilizo Iphone) outros usuarios estavam tendo o mesmo problema, durante esse periodo utilizei o cartão cidadao com leitor para me autenticar aos serviços
O app voltou a funcionar em 05/10 e eu ja consigo me autenticar aos serviços
@Redstorm Peço desculpas por ter criado duas discussões, sou nova no Fórum. Achei que por serem assuntos um pouco distintos deveria criar duas discussões, peço desculpas.
Em relação ao registo NIF, já tentei. Porém, eles enviam uma carta com um PIN de acesso para a morada que está associada ao NIF, entretanto, a minha morada está desatualizada. Voltei ao Brasil em 2020 e não alterei a morada do NIF, consta, portanto, o endereço em PT que não moro mais. E dessa forma, não consigo receber a carta com o PIN de acesso às finanças.
Então, minha outra ideia é tentar ativar a CMD no consulado do Rio, com meu passaporte brasileiro e DDD +55, porém tenho medo de programar uma viagem até lá, gastar, e não conseguir receber a SMS de validação na hora lá no consulado. Também tenho Iphone, e nenhum outro documento português além do NIF. Sendo assim, não haveria outra forma de acessar o Portal das Finanças.
@LuizaVillamil minha esposa fez a CMD com passaporte brasileiro e o celular brasileiro dela, DDD21 no consulado do RJ. Não teve problema. Operadora Claro
@viniciusmrocha Obrigada pelo relato. Ela precisou de algum outro documento além do passaporte brasileiro? Por exemplo, titulo de residência ou similar?