Processos Setembro-Outubro/2023 "esquecidos"

Creio que muitos estão na mesma situação que eu, meu processo de filho 1c maior é de Outubro/2023, e chegou na antiga "bolinha" 7 marrom no início de setembro/2024. Aguardo a emissão do assento desde então.

Tenho notado que diversos processos que deram entrada na ACP em Novembro/2023 já estão com assentos emitidos.

Após enviar email para ACP sem ter nenhuma resposta resolvi abrir uma denuncia/reclamação formal na IRN, contra a ACP, e também na IGSJ contra a IRN.

Alegando que não estão sendo respeitados os princípios da legalidade e imparcialidade (artigos 3º, 6º, e 9º do Código do Procedimento Administrativo), pois não estão seguindo a ordem de entrada dos processos.

Se tiver alguma novidade/resposta aviso a todos por aqui.

Caso alguém também queira fazer uma reclamação formal, seguem abaixo os links.

*Reclamação contra ACP


*Reclamação contra IRN


Comentários

  • Mesmo problema no processo do meu avô artigo 1C, a senha é de 27/10/2023

    Despacho favorável segundo a Linha de Registos no antigo sistema foi 12/08/2024 e até agora nada de assento, o processo do meu pai caiu em exigência por conta disso e não posso dar continuidade na transcrição de casamento dele e nas próximas gerações, a esperança é pedir prorrogação do prazo e atenderem até o assento do meu avô sair, não sei mais o que fazer sinceramente.

    No sistema novo consta outras datas completamente diferentes.



  • editado October 18

    Estou na mesma situação. Na plataforma antiga foi para a bolinha 4 em agosto. Na nova chegou a ficar em análise mas depois mexeram no sistema e voltou para "submetido".


    meu processo é de 20/10/2023 1C

  • editado October 18

    Aqui tbm...

    Senha recebida em 16/10/23, bola 6 verde/7 marrom em 26/08/24, só aguardando assento.

    Na plataforma nova está igual a @Ramos1997, na etapa "Para decisão" incompleta com a data de 16/09/2024.


    Vendo processos de novembro sendo finalizados enquanto vários de setembro e outubro estão "esquecidos" me dá a impressão de que nós caímos bem no período de transição e nos demos mal! Eu diria que teve uma última "leva" de assentos que foram emitidos no esquema antigo, e os nossos não estavam nessa leva. Enquanto que os processos de novembro entraram já no esquema novo, com a integração funcionando, e estão sendo finalizados normalmente.

    Na terça-feira mandei email questionando para o ACP e para CRCentrais - Informatizações, mas ninguém me respondeu - o que já era esperado.

    Seguimos no limbo 😓

  • O meu também é de outubro, contudo, com ajuda dos comentários, acabei observando outro detalhe, o meu processo foi submetido no sistema antigo em 09/10/2023, agora no sistema novo ele está como submitido em 09/11/2023.


    Não sei se isso é para chorar ou ficar feliz... rs

  • O IRN respondeu a minha reclamação hoje.

    Nada diferente do esperado; disseram que iriam encaminhar ao setor responsável. Segue abaixo trecho do email que recebi.

    Qualquer novidade volto a postar por aqui.


  • Boa tarde pessoal! Alguma movimentação? O meu segue parado.


  • @arthur_azzi

    Boa Tarde.

    Infelizmente por aqui também continua tudo na mesma.

    Sem novidades.

  • editado October 21

    O meu segue parado em "Submetido".

    Também fiz a reclamação na sexta-feira mas não obtive resposta.

  • Recebi hoje pela manhã, via e-mail, a conclusão do processo e o assento de nascimento.


    Ficou assim no site:


  • @vintav eita! Será que agora vai? O seu processo tinha passado pra bola 6 verde / 7 marrom quando?

  • @vintav

    Parabéns! o meu é de 27/10/2023 e segue esquecido, torço pra que esteja vindo coisa boa por aí

    Desde ontem meu processo está assim.


  • @arthur_azzi o meu processo só tinha ido pra B4 no sistema antigo no dia 12/09/2024. Nesse sistema novo não tinha ido pra lugar nenhum, só hoje andou "direto" todas as etapas conforme print.

    @Ramos1997 eu expliquei rapidamente em outro tópico como fazer para aparecer novamente, segue:


    1-Digite a chave de consulta no campo de chave, copie ela (ctrl+c)

    2-Clicar em "Pesquisar", vai aparecer a tela em branco como já citaram

    3-Apertem F12 no teclado, vai abrir o console de desenvolvedor

    4-Na aba "Application" ou "Aplicação", no menu esquedo, seção "Storage" expandir "Local Storage"

    5-Clicar em "https://meu.registo.justica.gov.pt"

    6-No campo "PedidoNumber" inserir a chave de acesso com hífens, confirmar e atualizar a pagina com F5.


    Toda vez que você voltar pra página inicial, onde você preenche o campo de consulta com a chave de acesso, ele apaga essa informação.


  • Bom dia a todos, registrei queixa no provedor de justiça e no IGSJ.

    único órgão que me respondeu foi o provedor, e a resposta veio surpreendentemente rápida.

    Qual a opinião de vocês sobre? O que fazer?

    Agradeço muito as opiniões dos colegas.

  • @Ramos1997


    Cara, está bem explícito o que fazer: esperar.

  • @Ramos1997 @Destefano @texaslady @ecoutinho @CarlosASP


    @Ramos1997

    quando o Provedor diz que não vê a utilidade de tomar qualquer ação nessa situação concreta, eu teria a maior vontade de responder agradecendo a atenção e perguntando se já que o Provedor não vê utilidade, pode-se entender que o direito está em definitivo assegurado independente do eventual falecimento do requisitante... mas é sempre um risco levantar esse tipo de questionamento... não custa essa pergunta ser repassada para o conservador, que aí pode resolver pedir uma prova de vida... enfim...

  • @Ramos1997 ,

    É o jeito é mesmo esperar e a cada 30 dias enviar outro email pedindo mais prazo. Mesmo que eles digam que o prazo é 30 dias, na prática pelo menos até agora um processo só é mesmo indeferido depois de uns 6 meses. E pelo menos teoricamente, eles deveriam responder ao seu pedido de mais tempo.

    Vamos torcer para o assento de seu avô sair logo.

  • @Ramos1997

    Para mim o @eduardo_augusto disse tudo aqui:

    Cara, está bem explícito o que fazer: esperar.

  • @Ramos1997 @eduardo_augusto


    já que o Provedor não vê utilidade, pode-se entender que o direito está em definitivo assegurado independente do eventual falecimento do requisitante... mas é sempre um risco levantar esse tipo de questionamento... 

    Sinceramente acho que não teria ganho algum e ainda por cima tem gde risco de suspeitarem que o requerente já faleceu e virarem o processo de cabeça para baixo pedindo prova de vida e conferindo tudo. Por mais que a rssposta do cara seja sofrível, melhor deixar passar batido e esperar… logo o assento sai.

  • @eduardo_augusto @texaslady @ecoutinho

    Gostaria de agradecer a resposta dos colegas aos meus questionamentos, apresentar algumas duvidas pertinentes bem como esclarecimentos que possam auxiliar no entendimento de como tramitou o processo do meu avô.

    1 - O processo dele foi recebido em 28/09/2023, a senha para acompanhamento chegou "com dificuldades" em 13/10 após cobrar umas 2 ou 3x no email do ACP.

    2 - Foi registrado em 28/06/2024 (BOLINHA 2) e em 12/08/2024 foi DIRETO pra bolinha 7 marrom (data do despacho mencionado no antigo sistema)

    Trago essas datas a título de curiosidade/acompanhamento e para expor também SOBRE O FATOR DA PROVA DE VIDA

    Alguns processos que eu acompanhei pela planilha da mesma data do dele na mesma faixa etária caíram em exigência mas o dele "passou direto" da BOLINHA 2 pra 7.

    Na minha opinião, a prova de vida não foi exigida pois o RG estava "fresco" vamos assim dizer, com data de emissão em 28/08/2023 (1 mês antes do envio do requerimento da nacionalidade e firma reconhecida na presença do escrevente)

    3 - Nenhum ser humano neste mundo espera ou "torce" pelo falecimento de outro principalmente daqueles que AMAMOS E MUITO, porém a realidade é diferente da que se apresentaria em um mundo IDEAL e precisamos estar precavidos e resguardados para qualquer eventualidade adversa, digo isso pois a minha duvida é:

    • Caso o meu avô venha a falecer antes da emissão do assento o processo está perdido? (uma vez que o requerimento foi feito em vida gozando de suas plenas faculdades mentais e já tendo tido despacho favorável do conservador a atribuição da nacionalidade em 12/08/2024?)
    • Nós temos cópias de troca de emails com o ACP e inclusive deste que apresentei aqui vindo do Provedor de Justiça, ambos afirmando que houve despacho favorável em 12/08/2024, em qualquer caso isso teria alguma força legal para provar que a nacionalidade foi aprovada se fosse o caso de evitar um possível indeferimento futuro? (falecimento por exemplo...)

    4 - Sobre a questão do pedido de extensão da exigência do processo do meu pai:

    Esta foi a carta que enviamos pedindo a extensão com a data de 25 de outubro de 2024:


    Chegou lá hoje a tarde segundo site dos Correios:


    Provavelmente não teremos nenhuma resposta sobre a extensão ou não do prazo né? Isso é o mais doloroso e angustiante...

    • Saliento que também enviamos email ao ACP pedindo essa extensão no dia 21/10/2024.
    • Depois de quanto tempo devemos enviar nova carta/email pedindo a extensão do prazo novamente pro processo não cair?

    No final da notificação no processo do meu pai, existe uma informação que não constava antes e só verificamos hoje, a data limite pro cumprimento de 30/11/2024 e os avisos a seguir:

    • Se o processo do meu pai vindo a ser indeferido, perdemos o formulário também no valor de 175 euros ou "só" teremos de nos preocupar com a reemissão de novas certidões?

    Agradeço todo o apoio e orientação que os amigos foristas vem me prestando e peço desculpas pelo post "ultralongo", porém ainda ficaram essas dúvidas 👍️😁

  • @Ramos1997

    • Caso o meu avô venha a falecer antes da emissão do assento o processo está perdido? (uma vez que o requerimento foi feito em vida gozando de suas plenas faculdades mentais e já tendo tido despacho favorável do conservador a atribuição da nacionalidade em 12/08/2024?)

    Sim, se chegar ao conhecimento do IRN o antes da emissão do assento o processo é cancelado. Enquanto o registo de nascimento não é lavrado seu avô ainda não é português e não se convede nacionalidade a uma pessoa falecida.

    Eu discordo desse entendimento, mas o que interessa não é o que eu penso e sim o que p IRN entende e pratica.

    Provavelmente não teremos nenhuma resposta sobre a extensão ou não do prazo né?

    Infelizmente não.

    • Depois de quanto tempo devemos enviar nova carta/email pedindo a extensão do prazo novamente pro processo não cair?

    Mande a cada 30 dias e guarde a confirmação de entrega de cada uma delas. Vá no site do correio português (CTT) e vá na opção de rastreamento da entrega e faça print do comprovante onde consta a data/hora e nome de quem recebeu.

    O processo só é considerado deserto (abandonado) depois de 6 meses sem o requerente se manifestar, por isso é importante manter comunicação frequente.

  • editado December 7

    Boas Notícias a turma dos processos esquecidos.

    Parece que começou a andar a fila.

    Meu Assento saiu hoje processo 1C filho maior N° 109xxx/23.

    Recebi hoje um email notificando que o processo teve atualização e logo após veio outro email já com o assento em anexo.

    Estava na bolinha 7 marrom aguardando somente a emissão do assento desde 10/08/24. E na plataforma nova regrediu para bolinha 1 submetido e ficou lá parado até hoje.

    Muito Obrigado a todos que ajudaram direta ou indiretamente com informações e dicas que foram fundamentais para essa conquista.

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