Não buscam certidões
No site do IRN, no que se refere ao documentos necessários para a atribuição de nacionalidade para netos, consta a seguinte informação sobre o registro de nascimento do avô:
"A certidão pode ser dispensada se o nascimento estiver registado em Portugal e identificar conservatória, o ano e o número do registo."
Fiz meu pedido de nacionalidade em maio de 2021. A certidão de nascimento de meu avô não pode ser emitida pela internet, pois ele nasceu há mais de cem anos. Devido à COVID, o atendimento na conservatória esta um caos, inviabilizando a ida à uma conservatória. Em vista disso, confiei na informação que constava do site e encaminhei o pedido, inclusive anexando uma cópia da certidão (já vencida, que minha irmão obtivera há alguns anos) para facilitar a vida do IRN. Hoje, 40 meses após o protocolo, recebi a informação que meu pedido foi indeferido por falta da certidão, que cabe à eles localizar. Depois dizem que brasileiro é preguiçoso!!!!
Comentários
@Ariabreu
Não dá para responder o seu comentário, pois faltam informações concretas... essencialmente: quando o seu avô nasceu e quando ele foi registrado.
Não sei o que você quer dizer com "cópia da certidão já vencida" - não sei que certidão era essa que você tinha, com data de validade.
Os pedidos de nacionalidade não são simplesmente indeferidos - primeiro é feita uma notificação, pedindo a apresentação de qualquer documento, depois vem uma proposta de indeferimento, só depois o processo é indeferido... pelo menos, esse é o processo normal. Sem ver exatamente "a informação" de que o seu processo foi indeferido, não dá para afirmar muita coisa.
Quanto ao limite de 100 anos.