Nova plataforma e bolinhas

bom dia, pessoal!

O processo do meu pai de Neto estava na bolinha 2 da antiga plataforma, na nova plataforma me gerou uma grande dúvida, esta na bolinha 2 e esta toda azul com sinal de visto ticada.

abaixo com um i - informando: O pedido já iniciou a sua análise. // e a bolinha 3 está branca abaixo escrito PARA A DECISÃO - detalhe que está escrito para a decisão em negrito.

Minha grande dúvida esse processo do meu Pai já está para Decisão na bolinha 3??? ou ainda encontra-se na 2?

detalhe que foi dado entrada em Janeiro/2022.

Está na 2 ainda - ou está na 3 aguardando finalizar?

Comentários

• Cara, eu ainda não tenho certeza, mas creio que está para Decisão. O meu está assim tbm.

• @rafamaia_14

O meu processo de filho está na mesma situação que o seu. Pela plataforma anterior, estava há um ano na bolinha 2 ( Foi Registrado ). Eu olhava aquilo e pensava que estava há um ano absolutamente parado, apenas registrado sem começar a análise. Mas pelo sistema novo vejo que não estava parado, não.

Na nova plataforma, a segunda bolinha "Em análise", ja "ticada", entendo que essa fase já acabou. Se não tivesse acabado, estaria em branco com a canetinha, certo ? Então ja acabou.

O que está em branco com a canetinha agora, é a terceira fase, "Para decisão". É nessa fase que está, havendo a observação que todas as "transações anteriores " ja foram cumpridas.

Acredito que o meu processo, assim como seu, apesar de anteriormente parecer estar parado ( somente registrado - bolinha 2 verde ), na verdade já tinha andado as bolinhas antigas de numeros 3, 4 e 5, e agora está aguardando decisão ( bolinha 3 sem estar "ticada" ). Seria a antiga bolinha 6 na cor marrom. A antiga cor verde, hoje é a bolinha "ticada" e antiga cor marrom, hoje é a bolinha branca com a canetinha, q sinaliza que a fase não acabou.

Mas acredito que sim, está apenas aguardando decisão, e não caiu em exigencia. A documentação que foi analisada, está correta.

Espero estar certo.

• @gdutra - Muito dificil essa situação no meu caso já são quase 3 anos de espera, o que mais me deixa agoniado nem é a questão do tempo, pq afinal do tempo passa, minha mais angustiado se o processo venha a entrar em exigência, e essa questão se está na 2 ou na 3 sempre uns falam que passou outros dissem que ainda está nela, eu acredito no que vejo, e o que vejo que está pontada e com visto, visto para mim é terminada, mais para maiores dúvidas e sanado tudo eu enviei email para IRN esperar eles responderem se responderem tbm, te passo uma posição se isso ocorrer.

abroços e boa sorte para nós todos.

• @rafamaia_14

Aqui na página do IRN, no final , tem a explicação das fases da nova plataforma

https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

• @GdOeS @biaalmeida a questão de entendimento lá na plataforma referente as fases no meu entedimento ficou bastante claro, oq eu acho que talves seja duvidoso é a questão em qual fase realmente estamos, por exemplo abaixo veja como está meu processo:

fico ná dúvida se está em análise ainda na 2 - ou partiu para a 3 e está analisando. / minha dúvida se está segunda bolinha já foi terminada e está já na 3 aguardando para a decisão!

• Correlação das bolinhas constante do site do IRN:

Na página antiga, o processo tinha 7 fases e na página nova agora tem 4. Como fazer a correspondência dos estados?

1. Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
    2. Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
    3. Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga 
    4. Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.

• Como não existe mais o esquema de cores, acredito que o símbolo seja o equivalente, correto? A caneta = marrom, o "tique" igual a verde.

• @lucaslna obrigado, olhei aqui e também tive a impressão que é isso mesmo que você falou! Ainda não sei como ficaria em caso de exigencia (antigo "laranja") pq não vi nenhum ainda aqui no forum, talvez apareça algum outro simbolo...

• Pessoal, mandei meus documentos para Conservatória de registos centrais de Lisboa, para fazer nacionalidade como filho, os documentos chegaram em 11/2022, porem ate agora não teve movimentação alguma. Alguem sabe se isso é normal? Ja vi pessoas completar a sua cidadania mandando na mesma conservatória depois de mim. O que posso fazer? Na antiga plataforma ela estava no processo 1 nem tinha sido digitalizado, na nova plataforma continua no 1

• @viniciuuuusz estão analisando os processos de 14/11/2022 em Lisboa, vi um rapaz que teve aprovado no último dia 18. Seu processo deve estar perto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.