Data de nascimento divergente em 1 mês sem citar o distrito na certidao de casamento!
exemplo fictício: na certidao de nascimento do portugues consta 22 de janeiro de 1905 e na de casamento do português consta o nascimento como sendo fevereiro de 1905 sem definir o dia. Preciso retificar a data de nasc. na certidao de casamento brasileira? na certidao de casamento diz apenas que é de Portugal sem citar o distrito! preciso retificar o registro de casamento brasileiro pra incluir tbm o distrito exato de Portugal na certidao de casamento? PARA PROCESSOS DE NETOS DE PORTUGUES
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Renêxx em regra não precisa sequer apresentar a certidão de casamento brasileiro para o processo de neto, siga este guia para reunir os documentos que terá necessidade https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
@AlanNogueira @texaslady trata-se de uma certidão de nascimento emitida no arquivo distrital por meio de um assento de batismo onde consta apenas o primeiro nome dele sem o sobrenome...usarei o casamento e o óbito para fixar o sobrenome dele, porém na certidão de casamento brasileira não consta o nome dos avós e nem mesmo o distrito exato de Portugal com essa pequena divergência de 10 dias referente ao nascimento. Tenho receio de que no momento da transcrição do casamento para fixar o sobrenome dele haja dúvidas sobre quem ele é de verdade, pelo fato de não conter a filiação dos avós paternos e maternos PORTUGUESES no registro de casamento brasileiro DO MEU AVÔ PORTUGUÊS e tbm pelo fato de conter esse erro de 10 dias referente ao nascimento dele. Sem constar com o fato de não ter citado o distrito exato de Portugal no registro de casamento brasileiro!
@AlanNogueira @texaslady até pq a filiação com os nomes dos avós não constam em certidões de casamento, quaisquer que sejam! acredito que o problema seria apenas não mencionar o distrito de Portugal e a data de nascimento com o erro de 10 dias.
@Renêxx ,
Primeiramente, este português declarou o filho/filha na menoridade? Casou-se com brasileira ou portuguesa?
Dependendo da situação a transcrição do casamente seria obrigatória. Não tenho muita experiência com retificação, mas em muitos casos é exigido a retificação para fazer a transcrição de casamento. Eu mesma fiz uma transcrição de casamento anos atrás e não tinha a certidão de nascimento da nubente brasileira, a data de nascimento dela não era correta, mas passou. Então é difícil opinar. Eu sou de opinião que a menos que as divergências sejam muito gritantes, eu mandaria o processo sem retificar, caso não seja um caso em que a transcrição seja necessária e estaria preparado para eventual exigência se houvesse.
E se você tivesse quem sabe o passaporte do português poderia usa para fixar o nome.
@Renêxx
usarei o casamento e o óbito para fixar o sobrenome dele,
Para que usar o casamento E o óbito para fixar o sobrenome?! Basta um.
Se a transcrição do casamento não é requisito (foi o português que declarou o nascimento do filho e a esposa não era portuguesa), vc já conferiu o óbito e ele não tem inconsistências, guarde a certidão de casamento com erros e use a de óbito para fixar o sobrenome.
Sou da opinião de que retificar documentos deve ser o último recurso, a ser usado apenas quando não há alternativa.