Como pagar a transcrição do casamento

Bom dia!

Preciso fazer a transcrição do meu casamento, mas não sei como efetuar o pagamento da taxa de 120 euros (não possuo pacto antenupcial). Já pesquisei no <https://irn.justica.gov.pt/>, no entanto não encontrei um link direcionando para pagamento, como acontece no processo de atribuição de nacionalidade.

Alguém poderia informar como devo proceder?

Em uma das postagens aqui no fórum, comentaram que poderia enviar os documentos e anexar uma solicitação para enviarem o link para pagamento. Essa informação procede?

Desde já, agradeço por qualquer colaboração.

@texaslady

@Winder Pedroso

@eduardo_augusto

Comentários

  • editado October 12

    @Sandra21

    A forma de pagar varia conforme o lugar onde for transcrever. Cada conservatória ou consulado tem seu próprio processo. Alguns exemplos:

    • O consulado do RJ primeiro confere os documentos recebidos pelo correio e se eles estiverem ok para que o casamento seja transcrito, eles enviam para seu email os dados para que vc faça um PIX do valor em Reais equivalente aos 120 euros.
    • O consulado de Santos pede que o pagamento seja feito antecipado e os dados estão no site do consulado. Você paga conforme instruções do site, imprime o comprovante e manda pelo correio junto com os documentos para a transcrição.
    • A CRC Porto funciona parecido com o consulado do RJ: recebem os documentos por correio, conferem e, se estiver tudo ok, te mandam um email com um link para pagar a taxa via site do IRN por cartão internacional.

    Em resumo: não tem um link que possamos fornecer. Verifique o procedimento do local que escolheu para a transcrição no site ou ligando.

  • editado October 14

    @ecoutinho

    Bom dia!

    Muito obrigada pelos esclarecimentos!

    Meu processo de nacionalidade iniciou por Tondela e finalizou por Viseu (não entendi a razão...). Pensei em fazer a transcrição do casamento por lá (Viseu), enviei e-mail perguntando como fazer o pagamento, mas não tive resposta até o momento. Talvez seja melhor enviar para a CRC do Porto.

    Obrigada, mais uma vez! 🙌

  • editado October 14

    @Sandra21

    Provavelmente seu processo de nacionalidade finalizou em Viseu pq Tondela tem uma conservatória pequena (salvo engano tinha/tem apenas 1 conservador) que alguns anos atrás recebeu uma avalanche de processos de nacionalidade de brasileiros, pq correu a notícia que lá "era rápido". Com a avalanche de processos, o que era rápido "entrou em colapso" e acabaram fechando o balcão de nacionalidade e distribuindo os processos de nacionalidade para outras localidades. Por isso geralmente recomendamos mandar os processos para conservatórias grandes. As pequenas não têm escala e eventualmente o único conservador fica doente ou se aposenta e aí tudo para.

    Sobre sua transcrição: Não tenho idéia de como funciona em Viseu. Na CRC Porto bastante gente já mandou processos (eu inclusive usei 2 vezes recentemente). Provavelmente não é o lugar mais rápido, mas é uma conservatória grande e razoavelmente previsível. Ano passado transcrevi o casamento dos meus pais e o óbito do meu pai lá, levou 3 meses tudo, e esse ano transcrevi meu 1o casamento, o que levou 2 meses.

  • @ecoutinho

    Entendi!

    Obrigada, mais uma vez!

    O endereço da CRC do Porto é esse? 👇️


    Conservatória do Registo Civil do Porto

    Palacete das Pestanas

    Rua de Gonçalo Cristóvão, 371

    4000-270 Porto.


    Esse endereço também é válido para atribuição de nacionalidade? 👆️


    Outra pergunta. Meus filhos darão entrada na solicitação da nacionalidade também. Preciso estar com a transcrição do meu casamento finalizada? Já li em algumas postagens aqui que não é pré-requisito, mas outras pessoas disseram que sim.

    Quando fiz o processo de minha mãe, só dei entrada na minha solicitação, depois que o processo dela foi finalizado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.