Como pagar a transcrição do casamento
Bom dia!
Preciso fazer a transcrição do meu casamento, mas não sei como efetuar o pagamento da taxa de 120 euros (não possuo pacto antenupcial). Já pesquisei no <https://irn.justica.gov.pt/>, no entanto não encontrei um link direcionando para pagamento, como acontece no processo de atribuição de nacionalidade.
Alguém poderia informar como devo proceder?
Em uma das postagens aqui no fórum, comentaram que poderia enviar os documentos e anexar uma solicitação para enviarem o link para pagamento. Essa informação procede?
Desde já, agradeço por qualquer colaboração.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Sandra21
A forma de pagar varia conforme o lugar onde for transcrever. Cada conservatória ou consulado tem seu próprio processo. Alguns exemplos:
Em resumo: não tem um link que possamos fornecer. Verifique o procedimento do local que escolheu para a transcrição no site ou ligando.
@ecoutinho
Bom dia!
Muito obrigada pelos esclarecimentos!
Meu processo de nacionalidade iniciou por Tondela e finalizou por Viseu (não entendi a razão...). Pensei em fazer a transcrição do casamento por lá (Viseu), enviei e-mail perguntando como fazer o pagamento, mas não tive resposta até o momento. Talvez seja melhor enviar para a CRC do Porto.
Obrigada, mais uma vez! 🙌
@Sandra21
Provavelmente seu processo de nacionalidade finalizou em Viseu pq Tondela tem uma conservatória pequena (salvo engano tinha/tem apenas 1 conservador) que alguns anos atrás recebeu uma avalanche de processos de nacionalidade de brasileiros, pq correu a notícia que lá "era rápido". Com a avalanche de processos, o que era rápido "entrou em colapso" e acabaram fechando o balcão de nacionalidade e distribuindo os processos de nacionalidade para outras localidades. Por isso geralmente recomendamos mandar os processos para conservatórias grandes. As pequenas não têm escala e eventualmente o único conservador fica doente ou se aposenta e aí tudo para.
Sobre sua transcrição: Não tenho idéia de como funciona em Viseu. Na CRC Porto bastante gente já mandou processos (eu inclusive usei 2 vezes recentemente). Provavelmente não é o lugar mais rápido, mas é uma conservatória grande e razoavelmente previsível. Ano passado transcrevi o casamento dos meus pais e o óbito do meu pai lá, levou 3 meses tudo, e esse ano transcrevi meu 1o casamento, o que levou 2 meses.
@ecoutinho
Entendi!
Obrigada, mais uma vez!
O endereço da CRC do Porto é esse? 👇️
Conservatória do Registo Civil do Porto
Palacete das Pestanas
Rua de Gonçalo Cristóvão, 371
4000-270 Porto.
Esse endereço também é válido para atribuição de nacionalidade? 👆️
Outra pergunta. Meus filhos darão entrada na solicitação da nacionalidade também. Preciso estar com a transcrição do meu casamento finalizada? Já li em algumas postagens aqui que não é pré-requisito, mas outras pessoas disseram que sim.
Quando fiz o processo de minha mãe, só dei entrada na minha solicitação, depois que o processo dela foi finalizado.
Boa tarde, amigos da comunidade!
Feliz Ano Novo!
Passando para dizer que a transcrição do meu casamento foi finalizada. A conservatória pediu alguns esclarecimentos pq nosso casamento foi religioso com efeito civil e eles acharam que havia sido apenas religioso. Tive de enviar outra certidão de casamento, sem ser a de inteiro teor e expliquei que, no Brasil, ocorre o casamento religioso com efeito civil. Tive de informar a religião.
Tive de fazer também um outro requerimento, pois perguntaram idade dos nubentes à época da celebração, e, no primeiro, coloquei como se ambos fossem requerentes, qdo, na verdade, era apenas eu.
Enviei tudo em 28.12.24 e, no dia 13.12.24, o processo foi finalizado. No dia 30.12, recebi o documento português e a devolução dos documentos brasileiros enviados.
Mto obrigada a @ecoutinho pelas informações!
Bom dia a todos,
@Sandra21 @ecoutinho @eduardo_augusto
Alguém que fez poderia me ajudar no preenchimento para pagamento da taxa de 120 euros?
Minha dúvida é o campo Nome Próprio: Seria do meu avô Português que estou fazendo a transcrição? Ou da pessoa proprietária do cartao internacional que está pagando a taxa?
Agradeço desde já pela ajuda.
@UrsulaCCCanada
Nome próprio (pré nome do dono do cartão) - Exemplo: João
Apelido (sobrenome do dono do cartão) - Exemplo: da Silva
Nome do Requerente (Nome completo do futuro português ou de quem assina o pedido de transcrição de casamento): Exemplo: Manuel da Pereira Silva. Só precisa preencher esse campo se quem for pagar não for a mesma pessoa que está pedindo nacionalidade/transcrição.
Os dados de morada e telefone tem que bater com o que consta no cadastro do banco que emitiu o cartão.
Bom dia @ecoutinho
Agradeço o esclarecimento, mas cometi algum erro.
Nome próprio (pré nome do dono do cartão) - Exemplo: nome do meu filho que o titular do cartão de credito Internacional
Apelido (sobrenome do dono do cartão) - Exemplo: sobrenome dele
Nome do Requerente( o meu, pois sou a requerente)
Os dados de morada e telefone tem que bater com o que consta no cadastro do banco que emitiu o cartão.
Os dados de morada e telefone (preenchi conforme requerimento, ou seja o meu) e não o endereço do titular do cartão (que é meu filho).
Então deve ter sido este o meu erro?
Este link para pagamento da conservatória tem data de expiração? Pois recebi na tarde de ontem, e fui pagar hoje de manhã.
E, agora o link não abre mais😫
Devo entrar em contato com a conservatória e explicar meu erro, informar que não sou a titular do cartão Internacional do pagamento e pedir informações para dar certo esta vez? E um novo link para pagamento, certo?
Agradeço desde já pela ajuda🙏
@UrsulaCCCanada
Apareceu algum erro durante o pagamento? Dependendo do banco o erro no endereço pode passar batido.
O link não tem validade, já vi gente pagar 1 mês depois que foi gerado. Se não abre mais, provavelmente é por que o pagamento foi processado.
Já verificou se o cartão foi debitado?
No endereço de email informado no formulário não veio uma confirmação de pagamento? Olhe a pasta de SPAM pois é comum cair lá.
Boa tarde, @ecoutinho
Apareceu algum erro durante o pagamento? Sim, apareceu um erro e depois pagamento cancelado
Dependendo do banco o erro no endereço pode passar batido. Banco Nubank
O link não tem validade, já vi gente pagar 1 mês depois que foi gerado. Se não abre mais, provavelmente é por que o pagamento foi processado.
Já verificou se o cartão foi debitado? Vou pedir para o meu filho agora
No endereço de email informado no formulário não veio uma confirmação de pagamento? lhe a pasta de SPAM pois é comum cair lá.
Nada na caixa de Spam e nenhum outro lugar.
E quando tento abrir o link aparece essa imagem
Vou ter que solicitar um novo link, certo?
Grata desde já pela ajuda.🙏
@UrsulaCCCanada
Sim, precisará pedir que gerem novo link para pagamento. Responda para a conservatória em cima do email que recebeu o primeiro link informando que houve um erro ao efetuar o pagamento e que precisa de um link novo.
Quando receber o link novo, mande para o dono do cartão para que ele pague. O pagamento pela internet usa a função 3DES que faz validação via aplicativo do banco na hora do pagamento.
Dessa forma, não adianta seu filho te passar os dados do cartão para vc pagar pela internet. Precisa estar com o celular cadastrado com o aplicativo do banco na hora para aprovar o pagamento pelo site.
Bom dia
@ecoutinho
Grata mais uma vez pela ajuda.
Um ótimo domingo, e uma semana abençoada🙏
@ecoutinho
@eucotinho
Boa tarde,
Costuma-se demorar muito a resposta do pedido para gerar novo link por e-mail da conservatória?
Grata🙏
@Sandra21 por onde vc fez sua transcrição de casamento?
Me pareceu bem rápido o processo...
Estou pensando em fazer pelo consulado de Santos.
@UrsulaCCCanada
Não sei. Nunca passei pela situação de ter que pedir novo link. Minha sugestão é que insista, pedindo diariamente.