Retificação

Bom dia

Gostaria de tirar algumas duvidas referente a retificação de documentos, no caso todos os documentos estão divergentes, nome dos avos e filiação, será que e possível conseguir essa retificação no Brasil e qual o primeiro passo para iniciar essa retificação se for possível

Obrigada

Comentários

• @FERNANDA2712

Difícil dizer sem saber exatamente o tamanho da divergência. Entendo qu o primeiro passo é conversar com os cartórios onde estão as certidões com errosa retificar.

Meu questionamento é o quão segura vc está de que se tratam realmente de seus parentes e não de homônimos. Nome dos pais e avós são informações de identificação bastante forte.

• Depende. Os erros são de nomes (totalmente divergentes) ou grafias? O que era comum é os nomes dos imigrantes serem grafados com pequenas alterações. Se corretos em Portugal e as divergencias ocorreram no Brasil, você pode verificar com os cartórios no Brasil os procedimentos para retificação dos documentos Brasileiros. Se o erro já veio de Portugal vai ter que buscar auxilio de um advogado ou dos registros portugueses para saber os passos necessários lá. Se a divergência é total na filiação (ou seja, nomes não correspondem em nada) vai ter que buscar assessoria juridica para avaliar o caso.

• @FERNANDA2712 É possível sim. Já fiz retificação de data de nascimento em certidão e casamento e de nome de avó em certidão e nascimento. Basta fundamentar, pagar e aguardar o fim do processo no cartório que muitas vezes envolve juiz. Mas deve haver vários casos diferentes tipos, faça contato com o cartório que possui o documento que quer retificar e faça as perguntas.

• Bom dia!!

Esse assunto de retificação em interessa bastante rsrs

Minha esposa tirou a cidadania (levou um pouco mais de 1 ano e meio) porém o nome do pai dela veio escrito errado no assento de nascimento português... pois é... ao invés de SERGIO veio SEREIO e isso impacta na emissão do passaporte. Precisa retificar.

Já pedir através do Certidão OnLine que mandou para o CRC Lisboa mas já faz 3 meses e nada. Emiti uma nova certidão essa semana e continua errado.

1) alguém sabe se tem outro caminho para pedir essa retificação ?

2) adianta contratar um escritório local ? Será mais rápido?

Obrigado !!!

• editado October 11

@AlexandreL

1) alguém sabe se tem outro caminho para pedir essa retificação ?

Sua esposa precisa mandar um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt apontando os erros ou omissões que precisam ser retificados. Vão atender apenas ela ou o procurador que assinou o pedido de nacionalidade.

É importante que ela faça contato pelo mesmo e-mail que foi usado no pedido de cidadania. Depois de uns dias eles vão encaminhar por email seu pedido para a conservatória onde o processo tramitou te colocando em cópia para ciência.

Depois de algumas semanas a conservatória vai responder confirmando que fez a averbação das correções.

Pode tentar mandar um email direto para a conservatória, mas pelo menos comigo as vezes que tentei fui ignorado. Mandando para rcentrais.retificacoes eles demoraram, mas fizeram.

2) adianta contratar um escritório local ? Será mais rápido?

Não e não.

• @ecoutinho

Valeu ! foi exatamente o que fiz em 28/junho2024.

Logo em seguida elas fizeram o que vc falou, mandou para a central em CC para nós, e desde então nem piu rsrsrs

Incrível um erro primário desse não poder ser regularizado mais rapidamente, mas paciência.

Obrigado !!

• @AlexandreL

Tem muito tempo mesmo. Eu responderia em cima do email da rcentrais perguntando se a retificação foi feita.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.