Transcrição do casamento

Preciso transcrever meu casamento para meu conjugue consiga o visto de reagrupamento familiar ?

Comentários

  • @Winder Pedroso

    Sim. Sem a transcrição, seu casamento não é reconhecido em Portugal.

    A propósito, não se trata de reagrupamento familiar, mas de visto de residência para cônjuge. Reagrupamento familiar se aplicaria se vc não fosse português.

  • editado October 2024

    @Winder Pedroso


    Você está fazendo confusão. É importante esclarecer, para você não pedir os documentos errados.

    Vou assumir na minha resposta abaixo que o seu conjuge não é portugues e não tem cidadania de nenhum país europeu.


    Se você não é Português, não é possível fazer "transcrição de casamento", pois a transcrição só é feita se pelo menos um dos cônjuges for Português. Se você não é Português, mas mora regularmente em Portugal, aí sim é possível fazer o reagrupamento familiar. Nesse caso, basta seguir s instruções: Reagrupamento Familiar, com Familiar Fora de Território Nacional – Art. 98.º, n.º 1 - Viver - AIMA ou Reagrupamento Familiar, com Familiar em Território Nacional – Art. 98.º, n.º 2 - Viver - AIMA (o "familiar", aqui, seria o seu conjuge)


    Se você é Português, então não há que se falar em reagrupamento familiar. O seu conjuge precisa do Cartão de Residência. Siga as instruções aqui: Cartão de Residência para Familiares de Nacionais UE - Familiares de Nacionais UE - Nacionais UE e Familiares - AIMA (observe que não é necessário fazer a transcrição do casamento, mas será necessário apresentar a certidão apostilada)


    Aproveito para lembrar, que é uma obrigação sua, como cidadão português, manter o seu registro civil atualizado em Portugal.


    Boa sorte!

  • @Winder Pedroso

    Ignore minha resposta e considere o que o eduardo_augusto explicou. Além de a resposta dele estar mais completa, eu assumi que vc é português (coisa que vc não informou na sua pergunta original).

  • Bom dia, preciso de orientações, sou portuguesa, casada a 20 anos no Brasil com brasileiro,

    Quando casamos ele já era divorciado legalmente,

    Acabei de fazer a emissão de inteiro teor das certidões de casamento e nascimento dele, e em ambas constam a averbação de divorcio e o nosso casamento posteriormente,

    Agora quero fazer a averbação em Portugal, tenho que enviar algum documento a mais devido o divorcio ? tenho que ter atenção em alguma documento ?

    Qual melhor local aonde esta mais rápido para averbação de casamento ?

    desde já sou grata pela atenção

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.