Certidão de Nascimento de avô brasileiro - Bom Jardim RJ

Boa tarde!

Desde já agradeço a ajuda dos membros deste fórum que foi importante para a descoberta da origem de meu bisavô português. Procuro a certidão de nascimento do meu avô (filho do português). Essas são as informações que tenho.

Observação 1: Berlindo teve 11 irmãos paternos, todos nascidos no RJ em Bom Jardim, Barra Alegre, São josé do Ribeirão, São Sebastião do Alto ou Cantagalo.

Observação 2: Tenho a certidão de casamento do Berlindo que informa que ele tinha 22 anos ao casar em 1911, ou seja nascimento em 1888 a 1889, porém tenho documentos mais recentes como a certidão de óbito e carteira de trabalho que informam a data de nascimento em 02 de fevereiro de 1892. Não sei o que pode ter causado essa inconsistência de datas naquela época. (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-QRYM).

Observação 3: Há inconsistências no nome da mãe nas certidões de casamento de quase todos os irmão de Berlindo. Informei todas as variações encontradas acima. Berlindo é também o único filho que possui "Conceição" no nome da mãe em sua certidão de casamento.

Observação 4: A única certidão de nascimento de algum dos irmãos de Berlindo que eu encontrei foi da Maria Figueira, irmã mais nova, nascida em São José do Ribeirão, pais Antonio Figeuira de Barros e Maria de Barros de Jesus. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTC3-BVS?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77S3-TZMM&action=view

Também não encontrei a certidão de casamento do Antonio (português) com a mãe de Berlindo!

Acho que consegui descrever bem a situação, peço encarecidamente a ajuda de vocês @ecoutinho @Cristiano Soares @Kleber Silva Aguiar e demais membros do fórum.

Agradeço antecipadamente pela atenção e pelo auxílio prestado.

Comentários

• @victormel0

Observação 2: A certidao de casamento é de 9 de dezembro de 1909 e nao 1911. Entao nessa mesma logica, seu ano de nascimento seria 1887

Observação 3: Registro de Óbito, Nome: BERLINDO FIGUEIRA DE BARROS, Nascido(a) em: , Filho(a) de: ANTONIO FIGUEIRA DE BARROS e MARIA DE JESÚS BARROS, Serviço: ITALVA OFICIO UNICO ITALVA, Livro 9-C, Folha 218-V, Termo 308, Data de Óbito em: 13/03/1979 *

Obtido em : https://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/cno/

Sugere o nome de sua mae como MARIA DE JESÚS BARROS em sua certidao de obito. Porem na certidao de casamento ha como Maria Da Conceição de Barros

1. Voce possui a certidao de obito e a de casamento? Se sim:
    2. Sugiro buscar o cartorio onde se localiza a certidao de casamento e pedir para desarquivar o processo de casamento, onde possivelmente havera a informacao de sua certidao de nascimento. Os cartorios ao realizar o casamento solicitam a certidao de nascimento.

——

Registro de Óbito, Nome: ANTONIO FIGUEIRA DE BARROS, Nascido(a) em: , Filho(a) de: * * * * * e * * * * *, Serviço: ITAOCARA RCPN 01 DISTR, Livro C-00007, Folha 031, Termo 30, Data de Óbito em: 02/04/1919 *

——

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.