Dúvidas sobre retificação

Olá bom dia a todos !

O nome do meu Bisavó ( portugues ) é José Martins Affonso em Portugal, no Brasil deixou de usar o ''Martins''.

A mãe dele, minha avó fez a cidadania portuguesa , sendo que na certidão de nascimento dela o nome do pai não tinha o Martins e no assento de nascimento portugues dela colocaram o Martins...

Porém agora estou tirando como NETO de portuguesa, já que minha avó é considerada Portuguesa, só que todos os documentos brasileiros o nome dele não tem o Martins, tenho a chance de cair em exigencia ou como já foi aprovado anteriormente não vou ter problemas?

Lembrando que o nome errado aparece em: Certidão de Nascimento/Casamento do Progenitor do portugues.

Comentários

  • @MuriloBianchi

    O nome do meu Bisavó ( portugues ) é José Martins Affonso em Portugal, no Brasil deixou de usar o ''Martins''.

    A mãe dele, minha avó fez a cidadania portuguesa

    Está confuso... A mãe do seu bisavô é sua avó? Explique melhor quem é filho de quem para não corrermos o risco de passar informação errada.

    Estou entendendo que vc é bisneto de um português (José Martins) e a filha dele (sua avó) obteve nacionalidade portuguesa por atribuição. Confirme se é isso mesmo.

  • Isso mesmo, porém minha avó conseguiu tirar e não caiu em exigencia.

    Porém como eu vou tirar como neto, no documento de minha mãe ainda tem o nome errado do José.

  • editado October 7

    @MuriloBianchi

    Agora ficou mais claro.

    tenho a chance de cair em exigencia ou como já foi aprovado anteriormente não vou ter problemas?

    Sim, diria que tem grande chance de cair em exigência. O fato de sua avó ter dado sorte de pegar um conservador mais flexível não garante que vc terá a mesma sorte.

    Vejo duas alternativas:

    1 - Já pedir a retificação dos documentos brasileiros para refletirem o nome correto do seu bisavô (o nome correto é o que consta nos documentos mais antigos, no caso os que estão em Portugal) antes de mandar seu processo para frente. Se fosse meu processo, provavelmente eu iria por esse caminho.

    2 - arriscar e mandar como está, sabendo que tem boa chance de precisar retificar os doctos brasileiros para atender uma exigência. Caso opte por correr esse risco eu já deixaria na mão duas cópias do assento de nascimento do bisavô, apostilados pela PGR em Portugal, para serem usados num eventual pedido de retificação das certidões brasileiras.

    Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.