Documentos para atribuição neto

Oi pessoal, descobri este site e espero que possam me ajudar, vou dar entrada na minha nacionalidade por ser neta de português e estou com algumas dúvidas, estou em mãos com a minha certidão de nascimento em cópia Reprográfica, com a de meu pai também no mesmo modelo e a de meu avô é Narrativa do arquivo distrital, estou também com meu antecedente criminal documentos que vi através do site do IRN e também aqui no grupo vi que tinha de ser em cópia Reprográfica, os nomes estão todos certos nas certidões, porém a minha dúvida é, meu avô era português e a minha avó também, quem registrou (declarou) meu pai foi meu avô português e será através dele (avô) que irei dar entrada, na certidão de meu pai diz que os pais dele são ambos portugueses, eu sou obrigada a fazer a transcrição de casamento de meus avós? Ou como ele nasceu antes de 1900 não é preciso, estou meio perdida nessa parte, entrei em contato com a conservatória do Porto porque foi a única que consegui falar porque em Lisboa não atendem o bendito telefone e perguntei se era necessário realizar a transcrição de casamento e me responderam que não era necessário porque o declarante foi o avô português e que se eu tinha toda a documentação obrigatória poderia dar entrada no processo, mais cada atendente é cada atendente então fiquei ainda em dúvida porque sei que o processo demora e depois ter que fazer isto em 30 dias às pressas é complicado porque não moro mais no Brasil a alguns anos, vou dar entrada direto em Portugal, até poderia ir em Lisboa pessoalmente perguntar mais tenho medo de chegar lá e só perder tempo porque já ouvi falar que aquilo é cheio e que se acabar as senhas já não atendem mais, alguém saberia responder?

Comentários

  • @Anapaulaab

    Vamos por partes.

    1 - Use como referência o guia abaixo:

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

    Sobre o atestado de antecedentes criminais: vc vai descartar esse que tem e emitir um “fresquinho” apenas no dia de fechar o envelope e mandar para a conservatória. É a última coisa que vc vai fazer. O atestado tem validade de apenas 90 dias e precisa chegar lá ainda válido.

    2 - Sobre a transcrição do casamento dos seus avós:

    Como ambos são portugueses, a princípio a transcrição seria obrigatória. Em que data eles se casaram? Se o casamento for anterior a 1911 geralmente a transcrição é dispensada.

    Se o processo fosse meu, a minha estratégia seria: Se o casamento for posterior a 1911 eu transcreveria, a chance de p conservador exigir a transcrição por serem dois portugueses é enorme. Caso seja anterior a 1911 eu mandaria sem transcrever, mas manteria os documentos necessários para uma eventual transcrição prontos para serem mandados para o consulado ou conservatória em caso de exigência.

    Caso mande sem transcrever e venha uma exigência, não se preocupe com os 30 dias. Esse prazo pode ser prorrogado indefinidamente, bastando comunicar formalmente o conservador que está providenciando o cumprimento da exigência e precisa de mais prazo. Pode ir fazendo isso a cada 30 dias conforme for precisando de mais tempo. O processo só é considerado deserto (abandonado) se vc não fizer contato algum com a conservatória por um período de 6 meses.

  • Olha, muito obrigada, acho que vou seguir a sua estratégia, só que vou ter que fazer alguma alteração na certidão de casamento, eles se casaram em 1924 só que a data de nascimento de meu avô está errada e o nome da minha avó está certo no casamento porém errado em minha certidão e de meu pai, estou até pensando entregar assim mesmo e já ir providenciando a documentação porque vai ser algo demorado e que vai custar dinheiro porque se fosse só a data de nascimento um dia errado acho que alterariam sem pagar nenhum valor, agora alterar nomes em todas as certidões já é complicado, inverteram o nome dela, invés de ser Maria Anna está Anna Maria nas minhas certidões e de meu pai, para fazer essa alteração eu só preciso entregar a certidão narrativa dos dois com apostila daqui de Portugal é isto?

  • editado October 7

    @Anapaulaab

    1o ponto - Coloque o cenário completo. Tem grande chance de passarmos uma informação errada e atrapalharmos seu processo, por desconhecermos "detalhes" como essa divergência nas certidões.

    Te aconselho fazer o seguinte: Verifique todas as certidões relevantes para o seu caso (as que estão no guia que passei acima). Após verificar todas cuidadosamente, observando nomes, locais e datas, informe aqui todas as divergências encontradas. Se tiver que retificar algo, é importante fazer de uma só vez para evitar ficar encontrando novos erros ao longo do caminho e fazendo pedidos "picados" de retificação (uma certidão "toda remendada" pode levantar a desconfiança de tratar-se de fraude e tornar seu caminho muito mais difícil).

    Não saia "já providenciando" retificação de nada sem antes ter a visão do caso completo. Aja com calma e de forma a trazer segurança (e não riscos) ao seu processo.

    2o ponto - Se os dois portugueses casaram no Brasil em 1924 a transcrição do casamento deles será obrigatória para o pedido de nacionalidade dos descendentes. Já providencie a transcrição pois a chance de passar sem transcrever é mínima. De qualquer forma acho melhor fazer a transcrição apenas depois de ter a visão geral sobre a necessidade ou não de retificação nas certidões brasileiras.

  • carolviegascarolviegas Member
    editado October 7

    @Anapaulaab @ecoutinho

    Sobre a transcrição.

    Vou relatar a minha situação que é um pouquinho parecida e vejam se serve para algo ou numa tomada de decisão. Estou tirando de neto para meu pai e tios mas irei comentar como se fosse eu a neta para ficar mais fácil o entendimento.

    Escolhi tirar de neto pelo avô português. Meus avós ambos são portugueses, casados em portugal em 1905, o casamento está averbado no livro/certidão de batismo de ambos e o avô foi quem declarou a filha. Pois bem, estranhamente meu processo há um ano caiu em exigência solicitando justamente a certidão de casamento dos avós portugueses sem mais justificativas. E está travado nisso até hoje, apesar deu ter enviado a certidão nunca mais o processo teve movimento.

    Já meus irmãos já tiveram seus processos concluídos sem nenhuma exigência e foram enviados exatamente os mesmos documentos.

    Hoje fico pensando se não deveria ter enviado desde o início essa certidão, pois na época cheguei a pensar mas me falaram que não era necessário. E na época o meu receio e dúvida era por causa de nuns documentos o sobrenome estar "Valagão" e em outros "Valadão" e "Vallagão". A verdade é que eu nunca soube o motivo da exigência da certidão de casamento, se era querendo transcrever (?) ou analisar erros, ou sei lá o que. Depende muito do conservador que pegar seu processo para analisar.

  • @carolviegas


    Obrigado pelo seu relato, eu também estou com medo de fazer a transcrição de casamento deles porque se eu entregar vai dar divergências ou seja se eu solicitasse a certidão de casamento aí do Brasil eu teria de fazer a retificação porque o nome de minha avó está diferente na certidão de casamento, na minha certidão de nascimento e de meu pai está invertido o nome dela e por algum motivo em nenhum documento meu ou de meu pai consta o nome de casado dela também, eu espero que eu pegue um bom conservador e que ele pense que eles não eram casados, vou entregar também o último rg de meu pai para verem que naquela época o nome dela ainda era de solteira, na certidão de casamento deles está certo o nome dela de solteira de acordo com a certidão de nascimento narrativa do arquivo distrital, e a data de nascimento de meu avô está errada no casamento 🤭, ou seja uma grande bagunça neste casamento risos e será preciso fazer uma retificação disto tudo, porque quando eu mexer com o casamento vou ter que mexer com as certidões de nascimento tudo mais uma vez com retificações etc, e o meu maior problema no momento são os valores disto tudo porque vou ter que pagar as retificações e vê se podem entregar para mim aqui em Portugal e depois mais o valor da transcrição para Portugal que é 120€, sou aposentada então meu ganho não é muito, posso estar fazendo algo errado ainda mais após o que vocês falaram aqui mais vou arriscar de já dar a entrada no processo apenas assim com os documentos que tenho em mãos afinal são os obrigatórios/descritos que pedem, mais já vou providenciar de fazer a retificação na de casamento, só que aí faço com calma porque sei que o processo vai demorar um tempinho, agradeço muito pela ajuda de todos vocês e também desejo muita sorte no processo de seu pai e que corra tudo bem para todos nós.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.