Maria Adelina Ventura

Bom dia, amigos. Podem me ajudar a achar esta certidão portuguesa?

Nome Maria Adelina ventura

nome do pai - José Maria de Almeida (ou d'almeida)

nome da mãe - Ana de Jesus ventura

data de nascimento 03 ou 04/06/1923

Distrito - Coimbra

concelho - Oliveira do hospital

freguezia - Seixo da beira

Comentários

• editado October 5

@pedrobarroso

Como essa certidão é de 1923, ela não está disponível online.

Você deve pedir esse documento na plataforma Civil Online. Custa 10 euros.

Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa --> leia com atenção, pois tem umas pegadinhas, principalmente na questão do ano!!!

Você deve indicar no campo de "Informações Adicionais" do pedido que não tem certeza se a data de nascimento é 03 ou 04/06/1923.

outra coisa... é mais comum que os filhos tenham o sobrenome do pai. No caso, a Maria tem o sobrenome Ventura, que vem do lado materno. Sabe se os pais eram casados? (isso pode ter um impacto no seu pedido de nacionalidade)

• editado October 5

Não sei dizer se os pais eram casados. vou buscar essa informação. A irmã dela mais velha levava o sobrenome do pai e da mãe os dois

• @pedrobarroso

na verdade, fazendo uma reflexão aqui, eu não sei dizer se terá impacto no processo, pois a Maria Adelina nasceu mesmo em Portugal. Não se preocupe com isso agora, espere só a certidão chegar.

na certidão do Civil Online, é possível que conste essa informação. Antigamente, havia uma distinção entre os chamados "filhos naturais" e "filhos legítimos", sendo os primeiros frutos de relações fora do matrimônio, e os segundos frutos de relações matrimoniais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.