Maria Adelina Ventura
Bom dia, amigos. Podem me ajudar a achar esta certidão portuguesa?
Nome Maria Adelina ventura
nome do pai - José Maria de Almeida (ou d'almeida)
nome da mãe - Ana de Jesus ventura
data de nascimento 03 ou 04/06/1923
Distrito - Coimbra
concelho - Oliveira do hospital
freguezia - Seixo da beira
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@pedrobarroso
Como essa certidão é de 1923, ela não está disponível online.
Você deve pedir esse documento na plataforma Civil Online. Custa 10 euros.
Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa --> leia com atenção, pois tem umas pegadinhas, principalmente na questão do ano!!!
Você deve indicar no campo de "Informações Adicionais" do pedido que não tem certeza se a data de nascimento é 03 ou 04/06/1923.
outra coisa... é mais comum que os filhos tenham o sobrenome do pai. No caso, a Maria tem o sobrenome Ventura, que vem do lado materno. Sabe se os pais eram casados? (isso pode ter um impacto no seu pedido de nacionalidade)
Não sei dizer se os pais eram casados. vou buscar essa informação. A irmã dela mais velha levava o sobrenome do pai e da mãe os dois
@pedrobarroso
na verdade, fazendo uma reflexão aqui, eu não sei dizer se terá impacto no processo, pois a Maria Adelina nasceu mesmo em Portugal. Não se preocupe com isso agora, espere só a certidão chegar.
na certidão do Civil Online, é possível que conste essa informação. Antigamente, havia uma distinção entre os chamados "filhos naturais" e "filhos legítimos", sendo os primeiros frutos de relações fora do matrimônio, e os segundos frutos de relações matrimoniais.