Pagamento e escolha da conservatória para dar entrada com o processo
[removido]
Amigos, preciso de ajuda. Há tempos fiz a naturalização da minha sogra, que agora já é portuguesa, mas na época paguei com selo. Agora preciso saber, e tenho essa dúvida, se eu pagar a taxa de 175 euros ao IRN, e receber a confirmação etc de pagamento, aí posso escolher o local (Conservatória) onde quero entrar com o processo? Outra dúvida que parece ser boba, mas preciso tirar para que tudo fique redondo é: Ao pagar com o cartão, como eu estou pagando com meu cartão para minha esposa (minha esposa que é filha de portugues), pergunto se está correto, conforme anexo, eu por meu nome e apelido nas primeiras linhas e o da requerente, que é minha esposa, no nome do requerente? Pergunto pois poderia estar mais claro, pois eu posso ser o requerente do pagamento para ela, aí fica esse embróglio (desculpa pela minha humildade mas agradeço se puderem me ajudar. Obrigado.
[removido]
Comentários
@MATTE ,
Se o cartão não é o do requerente, todos os dados devem ser o do titular do cartão, exceto o nome do requerente.
Agora 2 coisas, primeiro não é bom colocar dados pessoais aqui no fórum, é muita informação. Vou pedir ao @Admin que remova o pdf e imagem que você postou.
Outra coisa, você diz que sua sogra conseguiu se naturalizar? Ela é descendente de português? Seria atribuição ou aquisição? Se foi aquisição foi feita a conversão para atribuição, pois só com atribuição sua esposa teria direito a nacionalidade.
@MATTE
você pode usar o seu cartão para pagar o processo de outra pessoa. nenhum problema.
quanto a escolher a conservatória: a recomendação é enviar para a ACP Porto.
No "passado", quando você tratou da nacionalidade da sua sogra, não haviam tantos processos. Hoje as conservatórias estão abarrotadas, e tem menos funcionários. O risco de mandar para uma conservatória menor "porque ouviu que lá é mais rápido" ou "porque fica perto da casa de uns parentes", é pegar uma conservatória que só tenha um conservador já prestes a se aposentar, ou um conservador que fique doente. Há casos relatados aqui no fórum de processos que ficaram "parados" por meses, até alguém tomar a providência de reenviar para outra conservatória.
Na ACP Porto, a equipe de nacionalidade é bem maior. Sempre tem alguém para dar continuidade aos processos.
Muito obrigado. realmente agradeço por remover o anexo. Sei que não tem maiores dados, mas sempre o cuidado é muito importante. Hoje em dia o que mais existe nesse mundo são golpistas.