Interpretação das bolinhas.
Caríssimos, meu processo de nacionalidade por ascendência sefardita, com a atualização do sistema, está com a bolinha "em análise" com ✅️, mas ainda sem data, a bolinha "para decisão" com a "caneta escrevendo"🖍 e a quarta e última bolinha de "concluído" sem qualquer símbolo. É possível interpretar que o processo já foi analisado e está aguardando o despacho de decisão, para posterior conclusão? Ou vocês acham que ainda não concluíram a análise?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gersonsvl
É possível interpretar que o processo já foi analisado e está aguardando o despacho de decisão, para posterior conclusão?
Sim, a interpretação seria essa. A primeira análise dos documentos (se são válidos, se são os esperados para o tipo de processo etc), que é feita pelos oficiais de registo, já teria sido concluída e o processo estaria na fila do conservador para avaliar se o requerente reúne realmente as condições para a obtenção da nacionalidade com base no artigo que solicitou (filho, neto, cônjuge etc). Entretanto eu não levaria o que está no sistema muito a sério nesse momento. Eles ainda estão consertando a lambança que fizeram na implantação.
Aguarde pelo menos até a semana que vem para considerar a informação do site algo real.
@Gersonsvl o meu processo é por conjuge. Ele deu entrada em Abril/23. Na atual plataforma está na segunda bolinha como o seu. Na plataforma antiga ele ainda estava na primeira bolinha. Vi em outro tópico que havia processo de 2021 também por conjuge que já estava na bolinha 4 ou até mais a frente na plataforma antiga e que agora consta na segunda bolinha, exatamente como o nosso. Minha interpretação. Eles reduziram o numero de bolinhas e juntaram etapas no sistema atual, de modo que estar na bolinha 2 não é garantia que seu processo já foi completamente analisado e só resta o despacho. Mas eu li que esse sistema atual utilizaria IA para agilizar a verificação dos documentos já digitalizados, o que em tese agilizaria a analise e só ficaria para despacho do conservador. Temos que aguardar. Só o tempo irá dizer. Tenho impressão que a fase de analise de fato irá agilizar. Mas o despacho continuará num ritmo lento, tendo em vista que serão pessoas que aprovarão ou não