Dúvidas processo Neto - Após leitura do Guia daqui + site IRN

Pessoal,

Não tenho dúvidas que podemos conseguir e os documentos estão fáceis.

Após leitura do Guia por onde começar e também do site IRN, fiquei com algumas dúvidas sobre o processo de NETO 1D maior:

1 - Certidões de inteiro teor, copia reprografia e apostilada. -- quanto a isso ok! mas li alguém aqui no grupo falando sobre firma reconhecida ou algum tipo de autentificação com relação a isso em cima das certidões. No cartório já pedimos as certidões de inteiro teor em copia reprografica e apostiladas... mas lá não nos falaram nada sobre hipotese de autenticar assinatura ou algo do tipo... isso procede? Estou com medo de estar faltando mais alguma coisa com relação a essas certidões.

2 - NÃO transcreveremos o casamento do PT pois o proprio PT reconheceu o filho no cartório na hora do nascimento com 2 dias de vida... Também NÃO HÁ divergencias de nome. Ok quanto a isso? Não preciso transcrever casamento certo?

3 - Sobre os antecedentes criminais, ainda é neste link? https://servicos.pf.gov.br/epol-sinic-publico/. é somente imprimir a pagina que for emitida neste site? não precisa fazer mais nenhum tipo de autentificação?

4 - O site do IRN não pede RG apostilado mas li que é interessante mandar. O RG seria do neto que está requerendo, correto?

5 - É ainda necessário enviar histórico escolar mostrando que neto estudou português? Ainda sobre essa dúvida, quais demais documentos vocês acham interessantes mandar? Algum documento do filho do PT além da certidão? (esperamos que não, pois não temos muito contato com o filho do PT)

6 - Formulário 1D --- a assinatura deve autenticar firma no cartório, certo? somente isso serve? Fiquei confusa pois no IRN fala sobre assinar dentro de um consulado, não entendi muito bem...

7 - No guia de vocês cita que pode mandar para Porto ou para Lisboa, que Porto poderia ser até mais rápido, porém no IRN cita apenas Lisboa. Somente Lisboa é opção?

8 - Sobre o assento do portugues: é só imprimir a página do civil online, indicando o codigo da certidão, o nome completo do portugues, data de nascimento, concelho, freguesia... com tudo isso posso somente imprimir a página do civil online que já conta como certidão do PT?

Pessoa, OBRIGADA por humanamente ajudar uns aos outros. Espero daqui 3 anos estar aqui ajudando com dicas com nosso processo APROVADO

Comentários

• @ElizabeteColaço

Certidões de inteiro teor, copia reprografia e apostilada. -- quanto a isso ok! mas li alguém aqui no grupo falando sobre firma reconhecida ou algum tipo de autentificação com relação a isso em cima das certidões. No cartório já pedimos as certidões de inteiro teor em copia reprografica e apostiladas... mas lá não nos falaram nada sobre hipotese de autenticar assinatura ou algo do tipo... isso procede? Estou com medo de estar faltando mais alguma coisa com relação a essas certidões.

As certidões brasileiras devem ser inteiro teor por via reprográfica e apostiladas. Existe a possibilidade de pedir o reconhecimento da firma do funcionário do cartório. Aqui há duas linhas de pensamento, cabe a você decidir. Em princípio, o apostilamento torna desnecessário o reconhecimento da firma do funcionário do cartório. Por outro lado, "antigamente" era recomendado mandar as certidões com o reconhecimento da firma do funcionário do cartório. Existe sempre o risco de pegar um conservador cri-cri, acostumado a receber as certidões com o reconhecimento da firma, e tascar uma exigência, embora eu não tenha conhecimento de nenhum caso.

NÃO transcreveremos o casamento do PT pois o proprio PT reconheceu o filho no cartório na hora do nascimento com 2 dias de vida... Também NÃO HÁ divergencias de nome. Ok quanto a isso? Não preciso transcrever casamento certo?

A princípio, com base nas informações que você passou acima, não.

Sobre os antecedentes criminais, ainda é neste link? https://servicos.pf.gov.br/epol-sinic-publico/. é somente imprimir a pagina que for emitida neste site? não precisa fazer mais nenhum tipo de autentificação?

Só imprimir e enviar. Atenção, confira a certidão antes de enviar. Por exemplo, há alguns meses havia um erro, você digitava uma data de nascimento no formulário, mas a certidão vinha com a data + 1 dia. Esse erro eu acho que foi corrigido, mas é importante sempre conferir tudo.

O site do IRN não pede RG apostilado mas li que é interessante mandar. O RG seria do neto que está requerendo, correto?

Isso, envie o RG do requerente, apostilado.

É ainda necessário enviar histórico escolar mostrando que neto estudou português? Ainda sobre essa dúvida, quais demais documentos vocês acham interessantes mandar? Algum documento do filho do PT além da certidão? (esperamos que não, pois não temos muito contato com o filho do PT)

Se o requerente nasceu no Brasil e cresceu no Brasil, o conhecimento do idioma é assumido. Não há necessidade de enviar nada mais.

Formulário 1D --- a assinatura deve autenticar firma no cartório, certo? somente isso serve? Fiquei confusa pois no IRN fala sobre assinar dentro de um consulado, não entendi muito bem...

Isso, você imprime o formulário, leva no cartório e assina na frente do funcionário. Existe a alternativa de assinar no consulado, que tem o mesmo efeito, porém aí precisa agendar no consulado, ect, o que não é prático para a maioria das pessoas.

No guia de vocês cita que pode mandar para Porto ou para Lisboa, que Porto poderia ser até mais rápido, porém no IRN cita apenas Lisboa. Somente Lisboa é opção?

Recentemente, Porto passou a receber processos de netos, mas ainda não sabemos se será mais rápido ou mais lento, ou se os conservadores podem pedir outros documentos, enfim, é uma aposta. Pode mandar para o Porto, mas a recomendação continua sendo Lisboa.

Sobre o assento do portugues: é só imprimir a página do civil online, indicando o codigo da certidão, o nome completo do portugues, data de nascimento, concelho, freguesia... com tudo isso posso somente imprimir a página do civil online que já conta como certidão do PT?

A princípio nem precisa imprimir, você pode apenas colocar os dados no próprio formulário.

• @ElizabeteColaço ,

O @eduardo_augusto respondeu a todas suas dúvidas, só gostaria de acrescentar para sua dúvida n. 2, que caso o português tenha casado com uma portuguesa após 1911 o casamento teria que ser transcrito.

• @eduardo_augusto obrigada por todas as respostas, não restou absolutamente nenhuma dúvida a mais. Nós ainda vamos preencher o 1D e se tivermos alguma dúvida sobre o formulário busco antes aqui no fórum respostas, mas se ainda assim ficarem dúvidas pergunto aqui e vocês já sabem que serei eu. OBRIGADA VOCÊ É UM ANJO NA TERRA

@texaslady e Eduardo: o PT casou com uma brasileira (não portuguesa) após 1911. Porém ele quem fez o registro do filho, com 2 dias de vida. Ainda tudo OK, certo?

• @ElizabeteColaço

o PT casou com uma brasileira (não portuguesa) após 1911. Porém ele quem fez o registro do filho, com 2 dias de vida. Ainda tudo OK, certo?

Em princípio, não há necessidade da transcrição. Porém, é importante lembrar que todo processo é uma análise individual. Mande seu processo e confie! :-)

• @ElizabeteColaço ,

Realmente não há nada que indique a necessidade de transcrição.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.