Cidadania saiu com nome errado.
vpennafort
Member
por favor quem puder orientar...minha prima recebeu o email de conclusão do Processo de Nacionalidade n.º 7156/23 e foi ao consulado aqui no Brasil RJ, para solicitar o cartão de cidadão conforme orientação e não conseguiu, pois seu nome estava incorreto, saiu o apelido IORI, quando o correto é IORIO.
Foi orientada no consulado a retificação do mesmo conforme minha certidão de nascimento, também falaram a ela que teria que atualizar a certidão de casamento de divórcio averbado,pois esta certidão também consta como pendência nesse processo.
Por favor poderiam nos orientar, não sabemos como resolver e aonde, ela solicitou a cidadania no ACP do Porto.
Desde já agradeço a ajuda...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@vpennafort
Imagino que você tenha recebido aquele email do IRn que dizia, "a sua nacionalidade foi aprovada, receberá o assento em alguns dias, não precisa esperar, pode ir já ao consulado fazer o cartão de cidadão", ou algo assim. Infelizmente, esse processo tem sido frustrante para muita gente, pois vários assentos tem sido emitidos com erros ou omissões. O ideal teria sido pedir a certidão no Civil Online e conferir antes de ir no Consulado. Mas enfim, agora é tarde demais para isso. Fica o aprendizado para todos nós.
Para a retificação:
Escreva para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e pergunte como proceder. Coloque A ACP em cópia.
Para atualização da certidão:
Aqui, depende. Imagino que ainda não tenha sido feita a transcrição do casamento. Esse é o primeiro passo. Se você mora no Rio ou Espírito Santo, na própria página do consulado encontrará as informações e documentos necessários. Se mora em São Paulo, se não me engano a recomendação é usar o consulado de Santos. Se mora em outro estado, a recomendação é mandar para a Conservatória de Registos do Porto (não é a ACP!). Faça a transcrição apenas depois da retificação do assento.
Depois de feita a transcrição do casamento, você precisará de um advogado com inscrição na Ordem dos Advogados de Portugal para fazer o divórcio. Infelizmente, não há outra maneira, é obrigatório que seja feito com advogado.
-------------------
Faça uma coisa de cada vez. Sua primeira preocupação deve ser a retificação do assento. Resolva isso, depois pense no restante. A galera aqui pode te dar algumas orientações mais detalhadas quando chegar a hora.