Preciso fazer a transcrição de casamento? E quais outros documentos preciso ter?

Meus bisavós (nascidos antes de 1911) são portugueses e eu gostaria de tirar para minha mãe (a neta), atraves da minha avó (filha) e depois tirar para mim. Minha avó (brasileira) ja é falecida.

Tenho a certidão de nascimento do meu bisavô. Da minha bisavó, nao temos quase nada além da certidão de óbito. Vou tirar certidões de nascimento de inteiro teor da minha avó e da minha mãe.

Preciso transcrever o casamento da minha avó la em portugal? Minha mãe foi registrada pelo meu avô.

Alem de RG da minha avó e da minha nãe, eu preciso de mais algum documento importante?

Comentários

• editado September 27

@RicardoNegri de uma olhada neste guia, vai lhe esclarecer bastante e se ainda restarem dúvidas só perguntar aqui que o pessoal do fórum sempre ajuda

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• @AlanNogueira Muito obrigado

Mesmo lendo esse e muitos outros posts aqui no fórum minha principal duvida é se, no meu caso, eu preciso fazer a transcrição do casamento da minha avó (brasileira e filha do português), ainda mais pelo fato de o meu avô ser o declarante na certidão nascimento na minha mãe (a neta do português).

• @AlanNogueira Muito obrigado!

Minha principal duvida é se, no meu caso, eu preciso fazer a transcrição do casamento da minha avó (brasileira e filha do português), ainda mais pelo fato de o meu avô ser o declarante na certidão nascimento na minha mãe (a neta do português).

• @RicardoNegri ,

Você não disse mais concluo que seus bisavós se casaram no Brasil, já que você menciona a transcrição de casamento.

Sendo este o caso a transcrição pode não ser necessária já que eles nasceram antes de 1911. Porém cada caso é um caso, e é preciso certificar quem foi o declarante do nascimento da sua avó e se foi na menoridade. Se foi seu avô a filiação está estabelecida e não precisaria transcrever o casamento dos bisavós. Mas outras vezes no registo de nascimento do português só consta o primeiro nome. E para fixar o nome, a transcrição do casamento resolve. Existem outras maneiras de fixar o nome como apresentar cópia do passaporte etc. e para alguns conservadores a certidão de casamento também seria aceita. Então você tem que analisar todos estes fatores para chegar a conclusão de não ser necessária a transcrição.

Quanto a documentação para a transcrição o ideal seria encontrar a certidão de nascimento de sua avó. Se você deixar os dados aqui no fórum tem um pessoal fera em encontrar documentos. A transcrição também poderia ser feita com supressão da certidão de nascimento dela, neste caso tente entrar em contato com uma conservatória em Portugal ou com o consulado de sua região e indague, uns fazem outros não.

• @RicardoNegri

eu preciso fazer a transcrição do casamento da minha avó (brasileira e filha do português), ainda mais pelo fato de o meu avô ser o declarante na certidão nascimento na minha mãe (a neta do português).

Sua descrição está incompleta, mas pelo que vc descreve, sua avó é brasileira, filha de um casal de portugueses. Estou entendendo que sua avó se casou com outro brasileiro. Se for isso mesmo, com relação à sua avó não há o que transcrever. Só se transcreve em Portugal o casamento de portugueses que se casaram fora de Portugal.

Já com relação a seus bisavós, se ambos eram portugueses e se casaram fora de Portugal depois de 1911 a transcrição do casamento deles provavelmente será exigida.

• @RicardoNegri ,

Correção: No meu último post onde escrevi: "Sendo este o caso a transcrição pode não ser necessária já que eles nasceram antes de 1911. " por favor leia-se: Sendo este o caso a transcrição pode não ser necessária já que eles se casaram antes de 1911. 

No post que você fez no outro tópico você diz que não sabe quando e onde se casaram e que vocês tem um documento comprovando o casamento. Que documento seria este? Não se sabe se casaram no Brasil ou não? Como disse coloque aqui os dados que possui de sua bisavó para que alguém possa ajudar a encontrar alguma coisa.

Você também perguntou se deve procurar outros documentos de sua bisavó. Além da certidão de nascimento dela, outro seria o certificado de batismo.

• @texaslady @ecoutinho Obrigado pelos esclarecimentos

Meus bisavós são portugueses mas não sei quando e onde se casaram. Do meu bisavô tenho a certidão de batismo/nascimento emitida em 2006, pelo conservatório de Coimbra (fotocópia do livro de batismo). Tenho uma certidão de casamento emitida em 2005 aqui no brasil que comprova que os dois tem origem portuguesa e que eram casados, mas não se tem ideia de quando esse casamento foi realizado de fato.

Da minha bisavó (tambem portuguesa) tenho a certidão de óbito e um documento que aprova o desembarque e permanência definitiva deles aqui no brasil em 1887 (documento brasileiro emitido 1940). Nesse documento diz que eles são casados e que os dois são de origem portuguesa.

O declarante na certidão da minha avó (brasileira) é o português (meu bisavô), do qual eu tenho a certidão de batismo/nascimento.

Esses são todos os documentos que demonstram as origens deles. Espero tambem ter ficado mais claro agora

• @RicardoNegri ,

Este documento que aprova o desembarque de sua bisavó no Brasil de 1887 não diz a idade dela? E qual a data de nascimento de seu bisavô? Você não tem documentos da chegada dele no Brasil?

Pergunto porque se eram bem jovens com certeza o casamento foi no Brasil.

Mas novamente sugiro que você post aqui os nomes e datas que possue dos bisavós para alguém ajudar a localizar os documentos se existirem.

Ao mesmo tempo penso que você deveria logo dar entrada no pedido de nacionalidade de sua mãe, pois este processo está levando mais de 3 anos. E enquanto corre o processo continue tentando conseguir a certidão de nascimento da bisavó, caso seja necessário transcrever o casamento.

Segue abaixo o guia para pedido de neto:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

• editado September 28

@RicardoNegri

Concordo com a @texaslady . Mande o processo para a conservatória logo, já sabendo que precisará correr atrás da transcrição de casamento em paralelo.

Ainda tem muita coisa em aberto na sua narrativa que torna difícil te ajudar. Não use termos genéricos como “tenho um documento”, seja específico. Coloque tenho a “certidão de casamento”, tenho um documento com titulo “pedido de passaporte” emitido pelo orgão X em 19xx etc

Tenho uma certidão de casamento emitida em 2005 aqui no brasil que comprova que os dois tem origem portuguesa e que eram casados, mas não se tem ideia de quando esse casamento foi realizado de fato.

Como assim não se tem idéia de quando o casamento foi realizado? Não é uma certidão de casamento?! Quem emitiu? Certidão de casamento informa a data, local, quem celebrou, nome dos noivos antes e depois do casamento etc.

Da minha bisavó (tambem portuguesa) tenho a certidão de óbito e um documento que aprova o desembarque e permanência definitiva deles aqui no brasil em 1887 (documento brasileiro emitido 1940). Nesse documento diz que eles são casados e que os dois são de origem portuguesa.

Que documento é esse? Quem emitiu? Ele diz que eram casados quando chegaram ao Brasil?

Como a texaslady sugeriu: coloque as informações que vc sabe sobre os dois portugueses aqui (nome, nome dos pais, data de nascimento estimada), onde nasceram etc para que os colegas possam ajudar na busca dos documentos relevantes para a transcrição.

• Muito obrigado pela ajuda e pelo direcionamento, @ecoutinho e @texaslady

Os documentos, principalmente da minha bisavó, somados as informações que eu tinha da familia, tornaram as coisas bem confusas. Eu reli todo os documentos com mais calma e entendi melhor.

Esses são os documentos deles:

• Certidão de batismo/nascimento do meu bisavô português, de Coimbra, comprovando nascimento em 1882
    • Certidão de óbito da minha bisavó portuguesa, falecida no brasil, dizendo que ela nasceu em 1880 (faleceu com 103 anos)
    • Visto de permanência legal no brasil comprovando a origem portuguesa e a chegada dos dois ao brasil em 1887: ele com 5 anos e ela com 7 anos de idade. Documento emitido em 1940 (53 anos depois da chegada)
    • Certidão de casamento dos dois, no brasil, realizado em 1906.

A confusão está principalmente na certidão de casamento. Eles se casaram em 1906, aqui no brasil. Porem, na certidão de casamento, diz que ela se casou com 18 anos de idade enquanto, na verdade, ela tinha 26. Além do que, o sobrenome da minha bisavó está diferente em vários documentos: alguns com nome de casada, outros dois sobrenomes de solteira, outros com apenas um dos sobrenomes de solteira... isso ainda esta confuso. Na certidão de casamento, diz que minha bisavó é de Arouca

Portanto, eu preciso encontrar a certidão de nascimento/batismo dela, certo? Como eu faço isso?

Eu faço a transcrição do casamento deles, mesmo com essa incoerência na idade dela?

Acham valido eu dar entrada no processo com as certidões de nascimento do meu bisavô, minha avó e minha mãe e, em paralelo, procuro resolver essas incoerências? Assim eu agilizo o processo e, quando cair em analise, eu apresento as respostas das incoerências?

• Esses são os documentos com mais informações sobre eles e onde ocorrem as incoerências

• @RicardoNegri ,

Acham valido eu dar entrada no processo com as certidões de nascimento do meu bisavô, minha avó e minha mãe e, em paralelo, procuro resolver essas incoerências? Assim eu agilizo o processo e, quando cair em analise, eu apresento as respostas das incoerências?

Sim. Como o declarante da sua avó foi o pai português na menoridade, a filiação está estabelecida. E talvez, talvez a transcrição do casamento não seja necessária.

Vou marcar alguns colegas que podem te ajudar para encontrar documentos. @CarlosASP , @Kleber Silva Aguiar . @LeoSantos , @AlanNogueira

• editado October 1

@RicardoNegri

Concordo com a @texaslady . Como o casamento ocorreu em 1906 (antes de existir o Registo Civil em Portugal) a transcrição provavelmente não será exigida. Eu daria entrada imediatamente para já ir contando prazo na fila e em paralelo iria buscar os documentos para uma eventual transcrição para "deixar na manga" caso pegue pela frente um conservador cri-cri que ainda assim exija a transcrição.

O processo de neta de minha mãe o casamento dos avós foi em 1904 e a transcrição foi dispensada (como era um casal de portugueses, a princípio seria obrigatório se tivessem casado após 1911). Minha aposta é que o seu processo também será aprovado sem a transcrição.

Você precisará mandar algum documento brasileiro para "fixar" o sobrenome do português (certidão brasileira de casamento ou, em último caso, de óbito).

• Poxa, muito obrigado @texaslady e @ecoutinho! Estava muito preocupado sobre ter a necessidade de ter que buscar essa certidão de nascimento. Um outro familiar meu tentou tirar a cidadania há uns 15 anos mas acabou desistindo por alto custo e grandes dificuldades de encontrar os documentos da minha bisavó. 🙌

Mas, mesmo assim, ainda vou continuar tentando encontrar essa certidão para evitar qualquer problema. Se algum dos amigos puderem me ajudar, eu agradeceria muito! @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar @LeoSantos e @AlanNogueira

Esse documento brasileiro de apoio para "fixar" o sobrenome do meu bisavô português precisa ser de inteiro teor e ser apostilada? Imagino que eu prefiro usar a certidão de óbito, por conta dessa divergência de idade da minha bisavó na de casamento. E, sendo a de óbito, eu vou ter que pedir em cartório.

• @RicardoNegri

Tanto a certidão de casamento quanto a de óbito, peça reprográfica e apostile. Se for realmente usar a de óbito, leia cuidadosamente e verifique se não há inconsistências. As certidões de óbito geralmente são as que mais contém erros pois quem faz a declaração muitas vezes é um parente distante ou mesmo um amigo ou vizinho e muita informação vai incorreta por desconhecimento.

• @RicardoNegri por favor para facilitar o trabalho do pessoal por coloque os dados da pessoa que está buscando pois como são muitas mensagens acima ficou um pouco confuso para entender o caso

• Entendi. Vou providenciar e volto a perguntar caso tenha alguma duvida. Muito obrigado @ecoutinho.

@AlanNogueira Não é que ficou confuso para entender o caso, os documentos de origem deles são muito confusos mesmo. Vou tentar deixar as coisas sobre ela o mais claro possível:

• Nome completo de solteira parece ser Julia Teixeira Duarte (pode ser que apareça só um dos sobrenomes tambem)
    • Ela é de Arouca
    • Filha de Joaquim Teixeira e Anna Francisca Duarte
    • O ano de nascimento que parece ser o mais correto é 1880 (não tenho total certeza pois nao tenho a certidão de nascimento)
    • Registro de imigração diz que ela veio para o Brasil em 1887
    • Casou-se em 1906 com Manuel Cristino (as vezes escrito Manoel Christino tambem) aqui no brasil.

Os documentos estão no outro comentário em cima mostram esses dados

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.