Pedido nacionalidade sem certidão de casamento e nascimento dos pais

@Admin @texaslady @CarlosASP @ecoutinho

Boa noite!

Gostaria de requerer a nacionalidade porém estou com algumas dúvidas em relação a documentação necessária e a sequência dos pedidos, seguem alguns dados que acho importante esclarecer:

- Sou nascido e moro no Brasil

- Maior de 18 anos 

- Meus pais são portugueses nascidos na Ilha da madeira

- Se casarão na Ilha da Madeira

- Não possuem certidão de casamento original apenas uma cópia 

- Não possuem certidão de nascimento

- Possuem cartão cidadão

- Meu pai faleceu em 29/12/2023 aos 91 anos

Perguntas que gostaria de fazer

Eu tenho que que pedir a transcrição de casamento dos meus pais e óbito do meu pai? 

Se for preciso, preciso da certidão de casamento deles?

Para quem eu peço?

Comentários

• @22manoel ,

Se seus pais, ambos portugueses, se casaram Portugal não há casamento para transcrever. E a certidão de casamento deles não é um dos documentos requeridos para processo de filho. Quanto ao óbito de seu pai você pode transcrever se quiser, mas não é necessário para seu pedido de nacionalidade. Se quiser fazer procure pelo consulado português da sua região e solicite. A trancrição de óbito é gratuíta.

Para seu pedido de nacionalidade você precisa solicitar o assento de nascimento de seu pai português ou de sua mãe portuguesa pelo civil online, custo de 10 euros. Siga as instruções aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1#google_vignette

Quando conseguir este assento junte com os documentos da lista abaixo e envie seu pedido de nacionalidade para o ACP Porto.

Siga aqui a lista de documentos para o seu processo de filho 1C:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @texaslady

Obrigado pela ajuda. Vou explorar o seu conhecimento. Entrei nos links que você me passou e fiquei com algumas dùvidas. Se você tiver um tempo e poder me esclarecer você vai me ajudar muito, vamos lá

Eu quero tirar o passaporte português então eu tenho que fazer o seguinte caminho?

Tirar a nacionalidade portuguesa, depois tirar cartão cidadão e depois tirar o passaporte?

Você me orientou mandar a documentação para ACP do porto por correio, também consigo tirar o cartão cidadão e o passaporte por lá?

Eu preciso do cartão cidadão?

• @22manoel ,

Assim que você conseguir sua nacionalidade portuguesa, você receberá um assento de nascimento português.

Aí você tira o CC e a seguir o passaporte através de um consulado português se estiver no Brasil ou nos balcões de nacionalidade e/ou lojas de cidadão se estiver em Portugal. Você tem que comparecer pessoalmente pois farão a biometria.

Você pergunta se precisa de cartão de cidadão. Se você quer tirar passaporte ou ir viver em Portugal sim. mas se você esta apenas tirando a nacionalidade para passar para os seus descendente, não é necessário tirar CC e passaporte.

• @texaslady

Obrigado pela ajuda. Vou explorar o seu conhecimento. Entrei nos links que você me passou e fiquei com algumas dùvidas. Se você tiver um tempo e poder me esclarecer você vai me ajudar muito, vamos lá

Eu quero tirar o passaporte português então eu tenho que fazer o seguinte caminho?

Tirar a nacionalidade portuguesa, depois tirar cartão cidadão e depois tirar o passaporte?

Você me orientou mandar a documentação para ACP do porto por correio, também consigo tirar o cartão cidadão e o passaporte por lá?

• @texaslady

Muito obrigado pela ajuda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.