Busca por documento
Bom dia
Meu marido precisa encontrar a certidão de nascimento da bisavó dele. Temos o registro da chegada dela no Brasil, mas precisamos de mais informações porque perdemos os documentos dela e não temos data de óbito e nascimento.
Só tenho nome de pais e algumas datas aproximadas. Será que consigo?
Maria Fernandes da Silva
filha de Sebastião Fernandes e Maria Augusta Lopes. Ele veio para o Brasil em 1926 com 22 anos, então deve ter nascido entre 1903 e 1905 em Santa Comba.
Casou com Antônio Marques da Silva e teve 2 filhos em Portugal: Antonio e Sebastião que vieram com 2 e 1 ano respectivamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Cyncruz pode ser uma homônima mas mesmo assim tente ver esta imagem em um Centro da Historia da Familia do Family Search para tirar a dúvida, pois o livro desta data nao esta online https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1340232. Alternativamente você pode fazer um pedido de reprodução (digital) ao CRAV clicando no link acima, o custo da reprodução é bem pequeno em relação ao pedido de certidão e você deve receber a imagem digitalizada (apenas para conferencia, sem valor legal).
O registro que mencionei é da freguesia de São Romão, Concelho de Santa Comba, Distrito da Guarda:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X6J-MMSD
@Cyncruz
Se nenhum dos colegas mais experientes aqui do forum encontrarem, sugiro que peça a reprodução dos inventários dos pais dela, que podem dar indicação sobre a freguesia de nascimento/data dela.
Inventários (todos de Santa Comba, Guarda):
Sebastião Fernandes: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1334875
Maria Augusta Lopes: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1334874
@Cyncruz
Complementando a informação do colega sobre os inventários, que indicam para a família ser da Santa Comba no distrito da Guarda (pois há outras em outros distritos), há o casamento do filho Antonio no Rio de Janeiro (o que você disse ter vindo como criança de PT). A informação na certidão de casamento menciona o concelho de Seia (apesar de estar grafado Ceia), onde há a freguesia de Santa Comba:
https://geneall.net/pt/mapa/148/seia/
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJ1-3TS9
Nada garante que a mãe Maria seja da mesma freguesia, mas já é um bom lugar para buscar.
Os livros dessa freguesia para estes anos não estão online. Nesse caso, faça um pedido de pesquisa, dando o nome do batizado, filiação e possíveis datas:
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1340085
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices
Caso a Maria acabe sendo de outra freguesia, pode tentar outro caminho (e/ou se não quiser esperar o resultado da pesquisa). O casamento do filho Antonio dá como sua data de nascimento 26/11/1923. Nesse caso, você pode arriscar 10 euros no civilonline para pedir o assento de nascimento dele. Ali vai aparecer a freguesia dos pais dele.
Leia até o fim o guia sobre pedidos no civilonline, pois tem a "pegadinha dos 100 anos":
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1