Mãe portuguesa aguardando do meu filho de 4 anos há 1 ano
Pessoal me ajudem,
Eu já tenho a cidadania Portuguesa há quase 10 anos,
Solicitei a Aquisição de Nacionalidade - Nacionalidade portuguesa por naturalização para filhos de naturalizados, para meu filho de 4 anos. Está escrito no site da conservatória que pedido de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa seriam mais rápido em questão de meses.
Porém meu status atual - O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais - Foi Recebido - primeira bolinha verde há 1 ano!!! Setembro de 2023
Poderiam me dizer se está correto ou que posso fazer . Muito obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@natalie_123
O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais - Foi Recebido - primeira bolinha verde há 1 ano!!! Setembro de 2023
A Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa é notoriamente lenta para processos de filhos de portugues. Infelizmente seu processo ainda vai demorar mais algum tempo. Os processos lá tem levado cerca de 18 meses, a julgar pela planilha de acompanhamento.
Filhos - Planilha Cidadania Portuguesa
Obrigada @eduardo_augusto pelo retorno. Essa planilha é o forum quem atualiza? Não entendi como analisar ela. Obrigada
@natalie_123
não, são os próprios participantes do fórum que atualizam. ou seja, cada participante vai lá, cadastra o seu processo, e a medida que vai avançando, vai atualizando. assim, a qualidade da planilha depende sempre do empenho da galera. a planilha serve para ter uma noção do que está acontecendo, mas não é uma reprodução fiel da situação.
você pode trabalhar com os filtros e a ordenação da planilha.
Infelizmente, como a gente aqui nunca recomenda enviar processos de filhos para a CRC-Lisboa, há poucas informações. Mas você pode ter uma ideia aqui:
Os dois processos finalizados, que aparecem no fim da tabela, levaram mais de um ano. ou seja é razoável que você ainda vai precisar esperar mais algum tempo para ver o processo do seu filho andar.
Obrigada @eduardo_augusto
como fiz todo o processo sozinha não sabia que de Lisboa era mais demorada . Só agora tomei conhecimento, já vai me ajudar para os documentos da minha filha. Você sabe me dizer qual conservatória enviar para o processo de filhos menores . Você sabe me dizer o prazo de validade dos passaportes para menores de 1 ano e menores de 5 anos ?
@natalie_123 processo de filho faça por ACP Porto