Cartorio não aceita passaporte como prova de mudança de nome

Dificuldade para da entrada no processo 1C filho maior

Uma prima que mora em Utah , está com dificuldade de retificar nomes ,ela casou duas vezes nos Estados Unidos, o cartório do Jardim Paulista quer uma prova. De que ela mudou de nome mais não aceitaram cópias de um passaporte . Oque fazer ?

Um documento que prove a mudança de nome nos EUA nao existe aqui. E automatico. Aqui se toma o sobrenome da pessoa com quem se casou. Nao tem assinatura na certidao de casamento monstrando esta mudanca. Estou aguardando a resposta do cartorio.😆

Comentários

• @Taquara poderia esclarecer melhor o que ela está tentando fazer?

Eu estava dando uma olhada no site de um dos condados (Utah/Utah - https://www.utahcounty.gov/dept/clerk/marriage/namechange.html) e eles falam que realmente não consta nenhuma mudança no marriage licence/certificate.

Dito Isto, a pessoa PODE mudar o nome para incluir o sobrenome do esposo (ou usar uma versão hifenada). Mas para isso a pessoa tem que ir em cada órgão, requerer a mudança, etc...

Ela já fez isso? Caso não tenha feito, é tirar um documento com o nome antigo, ignora a mudança e manda bala no processo.

Outra solução, seria registrar/averbar o casamento no Brasil, e nessa averbação explicar que passou a utilizar o sobrenome do marido.

Ou então pode tentar mostrar essa página que eu linkei para o cartório, como prova de que não existe essa documentação da mudança.

Vou marcar a @texaslady que tem experiência com isso, para ver se tem alguma idéia melhor.

• editado September 23

@Taquara

Como assim retificar nomes ? Retificar o que, em que documento?

Retificam-se apenas erros. Retificar = corrigir.

• @Taquara ,

Explique melhor quais foram as alterações de nomes? E o que você quer dizer com retificar nomes.

Os casamentos ocorridos no exterior devem ser registrados no consulado beasileiro e em cartório no Brasil. E a alteração de sobrenome será registrada. Após o registro no consulado brasileiro a pessoa pode tirar o passaporte brasileiro com o nome de casada. Se nada disso foi feito, concluo que a sua prima está apresentando um passaporte americano, o que não poderia ser aceito. O único documento para provar a mudança de nome neste caso é a certidão de casamento registrada em cartório no Brasil.

• editado September 24

@Taquara

Não cabe retificação. Só se retifica erro (como o @eduardo_augusto explicou). O que ela precisa fazer é registrar (transcrever) o casamento dela no Brasil (como os portugueses que casam fora de Portugal fazem). Dessa forma o casamento e a mudança de nome serão reconhecidos no Brasil como aconteceria se ela tivesse se casado lá.

Veja o site do consulado brasileiro em Chicago como referência. Não sei dizer qual consulado atende Utah, mas nao deve ser dificil encontrar no site do MRE.

PS: só depois vi que a @texaslady já havia esclarecido

https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-chicago/servicos-consulares/registro-de-casamento-1/como-registrar-casamento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.