Retificacao

Pessoal tive que fazer a retificação da certidão de nascimento do meu pai porque o nome da mãe estava errado. Recebi está acima. Está e a certidão retificada. Está é válida pra eu enviar ou tem que ser outra?

obrigada

Comentários

• @Danielye ,

Todas as certidões de nascimento brasileiras para o processo de nacionalidade devem ser de inteito teor por cópia repográfica do livro e apostiladas. Esta que você tem não será aceita.

Procure no link abaixo, na categoria Documentos, a lista de documentos requeridos para o tipo de processo que você estiver solicitando.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest

• Então, no e-mail recebido me deram 30 dias pra fazer , mas não depende de mim, os cartórios demoram pra fazer, que faço? Se eu não enviar na data é cancelado o processo?

• @Danielye

Envie um email para a respectiva Conservatória, com confirmação de recepção e leitura, informe que está providenciando a documentação exigida mas que precisa de mais tempo.

Guarde o email e a confirmação com carinho.

• @Danielye ,

O processo só é indeferido se for abandonado e isso demora alguns meses para acontecer. Se você mantiver uma comunicação com o(a) conservado(a) o prazo para apresentação de documentos é bem flexível. De início sao 30 + 20 dias e sendo necessário eles aguardam mais. E a certidão não deve demorar mais que 30 dias, mesmo nos cartórios mais lentos.

• @texaslady já envei um e-mail solicitando mais tempo, mas não responderam, será que demoram pra responder?

• @Danielye ,

depende muito do(a) conservador(a), alguns respondem rápido, outros nem tanto. Quando foi que você recebeu a carta de exigência?

E quanto tempo levará para conseguir a certidão apostilada?

• @texaslady ela me enviou dia 29 de agosto, mas o e-mail foi pro lixo e eu só fui ver dia 11/9 e já enviei mensagem pra conservadora. O problema é que tenho que ratificar a identidade e conseguir um documento em outra cidade e até no dia de hoje nada ficou pronto

• @Danielye ,

Se não receber resposta logo, envie outro email explicando bem a situação, encaminhe uma cópia da exigência anexada e solicite a confirmação de recebimento.

De todo modo, como disse este prazo que inicialmente seria de 50 dias, não quer dizer que no dia 51 o processo será indeferido. Isso leva bem mais tempo. Se concentre em conseguir os documentos o mais rápido que puder. Pelo seu post inicial a exigência seria apenas uma certidão, mas depois você mencionou ratificar identidade. Se são mais de um documento exigidos, tão logo um esteja pronto você pode enviar com uma cartinha dizendo que logo enviará o restante. Sempre lembrando de anexar uma cópia da exigência com cada documento enviado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.