Busca de certidão de nascimento do meu bisavô
Olá, pessoal! Bom dia!
Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô para solicitar a cidadania portuguesa para minha mãe.
Meus bisavós casaram-se aqui no Brasil e tenho a certidão de casamento deles e a certidão de óbito do meu bisavô.
Sendo assim, tenho as seguintes informações:
Nome bisavô: MANOEL COELHO DE ALMEIDA
Pai: JERONYMO COELHO
Mãe: MARIA DA CONCEIÇÃO DE JESUS
Falecimento em 03/10/1939 aos 76 anos (não consegui encontrar a data de nascimento exata, sendo que com essas informações sabemos que ele nasceu entre 1862 e 1863)
Esposa (bisavó): MARIA JOSE
Na certidão de óbito tem a informação de que ele é natural de Porto.
Conseguimos encontrar a certidão de nascimento dele com essas informações?!
Grata
Luciana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ltanizaka
Como eram ambos portugueses e se casaram no Brasil, é bem provável que seja necessário fazer a transcrição do casamento também.
Para isso você vai precisar do registro de batismo da sua bisavó. tem mais informações dela?
@eduardo_augusto
O registro de batismo da minha bisavó eu já tenho em mãos. Quais informações você precisa?!
@ltanizaka
Tente pedir a certidão de casamento inteiro teor e também o desarquivamento do processo de habilitação do casamento (documentos que os noivos apresetaram para casar), bem como localizar o casamento religioso dele nas igrejas da região. O casamento é este aqui https://www.familysearch.org/tree/person/sources/GXC2-F3V
@ltanizaka
Acho que o desarquivamento da habilitação do casamento sugerido pelo colega é que pode dar mais certeza, mas acho que esse é o batismo de Manoel, Ver tif 014:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1147439
Você disse que tem o casamento dele. Que idade consta ao casar? As informações de óbito frequentemente tem erros; as de casamento tendem a ser mais confiáveis.
Há uma série de registros no interior de SP que parecem ser da mesma família e eles apontam para esse acima.
Se puder conversar com parentes mais velhos que saibam quem eram os outros irmão de Manoel, também ajudaria. Por exemplo, sabe se ele tinha irmãos chamados Silvina e Antonio? E talvez um outro Jeronimo (igual o pai)?
Há o óbito de um Jeronimo Coelho no interior de SP, possível pai de Manoel, que parece listar como filhos Manoel, Silvina e Antonio, por exemplo:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6YGS-NTNG
Tanto essa Silvina (casada com Joaquim Pereira) como esse Antonio tem filhos também no interior de SP
E esse poderia ser o passaporte de Jeronimo para o Brasil:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1144217
@CarlosASP
"Você disse que tem o casamento dele. Que idade consta ao casar?"
- na certidão de casamento consta que o Manoel tinha 24 anos (em 1895). Já na certidão de óbito consta 76 anos (em 1939) e no batismo diz que ele nasceu em 1868, porém no batismo o nome da mãe está como Maria da Conceição e na certidão de casamento e óbito está como Maria José.
"Se puder conversar com parentes mais velhos que saibam quem eram os outros irmão de Manoel, também ajudaria. Por exemplo, sabe se ele tinha irmãos chamados Silvina e Antonio? E talvez um outro Jeronimo (igual o pai)?"
- não consegui informações... tenho uma tia que lembrou apenas de nomes de irmãos do Olympio (meu avô), que seriam filhos do Manoel (meu bisavô) - Lidia / Ligia, Mercedes, Margarida, Silvina, Antônio, José, Jerônimo
Como faço para solicitar esse desarquivamento da habilitação do casamento?!
Quanto à certidão de óbito encontrada do Jeronimo Coelho, eu não consigo visualizá-la...
@ltanizaka
O desarquivamento da habilitação você pede ao cartório onde ele casou.
O óbito desse Jeronimo Coelho acima está com visualização travada. Você pode gratuitamente visualizar o documento, mas tem que ir em um Centro de Historia da Família do FS. Horários são limitados pois o serviço é prestado por voluntários. Aqui como achar o mais próximo de você para entrar em contato:
https://locations.familysearch.org/pt/search
Ainda não está claro se esse Manoel do batismo é o mesmo que procura ou um com pai homônimo. Como dito, há vários registros da família desse Manoel no interior de SP. com um número de indícios que aconselham a não descartar de imediato ser ele mesmo.
É bastante comum as datas nos documentos BR não baterem com as que constam nos documentos em PT. E também é comum uma mesma pessoa aparecer com nome "diferentes" em documentos diversos, Maria José e Maria da Conceição podem ou não ser a mesma pessoa.
Por isso, seria importante ter confirmação via outras fontes (por exemplo, família sabendo os nomes dos irmãos de Manoel) que fortalecessem essa hipótese.
Nesse caso, seria bem importante ter essa confirmação (ou negativa). Se esse Manoel do batismo for realmente a pessoa certa, vai surgir a questão de onde apareceu o sobrenome Almeida. Mas uma coisa de cada vez.
Primeiro, se precisa ter um grau de certeza, do ponto de vista "genealógico" que é a mesma pessoa. E, depois disso, decidir como lidar com as eventuais divergências ente os documentos BR e PT.
Para sua referência, aqui a árvore do Jeronimo Coelho (pai do Manoel do batismo). Por isso que perguntei se sabia se o "seu" Manoel tinha irmãos com aqueles nomes, pois encaixam com os filhos desse Jeronimo. Olhe, por exemplo, o Jeronimo (filho) nessa árvore, potencial irmão do "seu" Manoel; ele falece no interior de SP também, casou em Cravinhos etc.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GBWT-JWR
Recomendo fortemente manter a árvore dessa família do link acima separada da da sua, até ter certeza que não são apenas homônimos.
@CarlosASP , bom dia!
Estou aguardando o retorno do cartório de Cravinhos sobre o desarquivamento.
No caso da confirmação da identidade do meu bisavô (Manoel Coelho), a gente consegue dar continuidade se for através da minha bisavó (Maria José)? É que o assento dela de batismo nós já temos, pois tivemos ajuda de um tataraneto deles. Essa pessoa é bisneta de uma Silvina que é irmã do meu avô Olympio.
Solicitei tbém a certidão de nascimento do meu avô Olympio para sabermos quem foi que registrou ele na época.
"É bastante comum as datas nos documentos BR não baterem com as que constam nos documentos em PT. E também é comum uma mesma pessoa aparecer com nome "diferentes" em documentos diversos, Maria José e Maria da Conceição podem ou não ser a mesma pessoa."
Aqui eu fiz confusão... Maria da Conceição é a esposa do Jeronimo, pais do Manoel... Maria José é esposa do Manoel, pais do Olympio, meu avô...
Acho que isso pode reforçar a ideia de que o Manoel Coelho do assento de batismo é o meu bisavô.
Com relação ao Centro de Historia da Família do FS, naquele link que você passou tem um centro em Marília (minha cidade) e em Tupã (cidade mais próxima com um centro). Tentei contato aqui em Marília, porém sem sucesso. E em Tupã, até o momento não tive retorno.
Tem alguma outra forma de acessar o documento?