Pedido de cidadania p neto por advogado ou direto?
Com esse novo sistema que os advogados portugueses conseguem dar entrada é mais rápido do que dar entrada direto? Alguem tem experiencia ou tem algum relato sobre a diferença entre as duas modalidades?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
pela planilha só serve como uma boa propaganda para os advogados , o tempo não mudou nada na minha visão.
eu mandaria diretamente pelo IRN
@cfelipelf
O que interessa é o tempo total até a aprovação final. E a resposta é: não há diferença nenhuma para isso; tanto faz entrar via "papel" (sem intermédio de ninguém) ou online. A análise dos processos segue a ordem de entrada, independente do meio utilizado. Os processos online já existem há tempo suficiente para isso ter ficado estabelecido pela experiência dos usuários desse e vários outros fóruns similares.
O que causa confusão (e explorado de má fé por algumas pessoas) é que os processos online, por já virem digitalizados, pulam mais rápido até a fase 4 (que é quando começa a análise de verdade). Mas ficam aí estacionados até os processos de "papel" que deram entrada na mesma data chegarem nesse estágio. E todos vão chegar na fase 7 verde mais ou menos na mesma data (com as variações normais de um processo para outro, seja em papel ou online)
Ou seja, no fim, dá no mesmo. "Argumentos" e vídeos de youtube dizendo que os online andam mais rápido são, na melhor hipótese, falta de informação completa, ou, então, propaganda deliberadamente enganosa mesmo.
Esse tema já apareceu muitas vezes aqui. Vem gente tentando emplacar essa ideia de que existe o "milagre do processo online"; pois tem sempre um grupo de pessoas que cai no conto de "soluções milagrosas" para tudo na vida e não quer encarar a realidade.
Quando se pede uma prova de conclusão mais rápida de um processo online, ela nunca aparece (pois não existe).
@CarlosASP
Muito obrigado pelos esclarecimentos, eu já estava propenso a fazer com advogado em virtude de ir para a etapa 4 muito mais rápido.