Nome de casada
Olá, tudo bem? Dei enteada no meu processo de cidadania diretamente na conservatória de V N. de Gaia, depois de 12 meses saiu o assento de nascimento ( que só consegui pois solicitei a certidão online), conforme orientado aqui pelo fórum. Mas quando dei entrada, levei todos os documentos de certidão de casamento. E como fica? Consegui agendamento aqui no consulado de São Paulo, para solicitar meu passaporte, mas preciso com nome de casada. Podem me orientar ? muito muito obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Priscila_Verras
quando dei entrada, levei todos os documentos de certidão de casamento. E como fica? Consegui agendamento aqui no consulado de São Paulo, para solicitar meu passaporte, mas preciso com nome de casada. Podem me orientar ?
Não está claro para mim a situação. Vou descrever o que entendi e se sua dúvida for outra, por favor esclareça.
Estou entendendo que você deu entrada no seu pedido de nacionalidade (imagino que como filha ou neta de português) e enviou junto uma certidão de casamento para justificar o nome de casada. Seu assento de nascimento obtido pelo civil online veio com o nome de solteira. Você tem agendamento no consulado de SP para emissão de documentos e quer saber como fazer para que sejam emitidos com o nome correto (de casada). É essa a situação?
Se for essa sua situação, antes de emitir documentos (CC e passaporte) você precisa transcrever (registrar/reconhecer) seu casamento em Portugal. Com isso será emitida uma certidão de casamento portuguesa e será feito um averbamento no seu assento de nascimento informando a mudança do estado civil e que a partir da data do casamento você passou a assinar o nome de casada. Se não fizer a transcrição antes, os documentos serão emitidos com o nome de solteira e você terá que emitir novos quando transcrever seu casamento.
Minha sugestão: Veja na página do consulado de SP (estou assumindo que vc mora no Estado de SP) os documentos necessários para a transcrição do seu casamento mas mande para o consulado de Santos (que é mais rápido para transcrever que o de SP). Dependendo de quando for seu agendamento para o CC e PEP, pode ser que você precise reagendar sua ida ao consulado.
Olá, é exatamente essa a situação. obrigada pela informação. Vou fazer isso. Abs