Certidão de casamento no Rio de Janeiro

Boa tarde, se possível gostaria da ajuda de vocês. Procuro os documentos do meu Tio-Bisavô que era português

JOAQUIM ALVES, filho de GUALDINO ALVES e ROSALINA MARQUES, nascido entre 24 de Setembro de 1902 em Lordelo, Vila Real e falecido em 24 de Agosto de 1987 no HUAP de Niteroi,RJ, Brasil.

Sei que ele viveu em duas moradas:

Consegui a ficha dele da Ordem Política e Social do Estado do Rio de Janeiro juntamente com a copia do passaporte dele e tenho o registo de óbito dele que consegui através do Familysearch mas agora estou completamente perdido, não sei onde mais procurar.

R. Magnólia Brasil, 65 - Fonseca

R. Dom José Pereira Alves, 61 - São Lourenço

Através do assento de óbito sei que era casado e tinha 3 filhos, o problema é que não diz o nome deles.

Como posso arranjar o registo de casamento do meu tio-bisavô sem saber o nome da esposa?!


Agradeço desde já e espero que alguém neste Fórum tenha alguma informação.

Comentários

  • Theo DutraTheo Dutra Member
    editado September 19

    @AlvesM1988

    Como se trata de um obito relativamente "recente", voce ja tentou buscar algum Inventario no TJ, ja que consta que deixou bens e filhos. Outra possibilidade tambem seria o cemiterio indicado, possivelmente havera outros familiares.

    Ha um inventario de 1988 em Niteroi de um Joaquim Alves, casado com Hedwig Ludowig Alves e cujo um de seus filhos se chama Rosalina Alves... pode ser um inicio....

    Processo Nº 0001804-18.1988.8.19.0002 (1988.002.001719-0)


    Note que no obito de Rosalina, ela foi sepultada no mesmo cemiterio https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7MYL-B8ZM


    Nao sou expert, mas comecaria a busca pelo inventario ou cemiterio

  • @Theo Dutra

    Muito Obrigado pela informação, mas preciso agora da sua ajuda, o que é o TJ, sendo eu de Portugal tem como eu um estrangeiro pedir o inventario?!

    Estou vendo nesse registo que a mulher do meu tio-bisavô talvez seja a Hedwig Ludowig "Alves", pelo nome também deve ser emigrante. Será que existe algo dela?

    Abraço

  • @AlvesM1988

    TJ é Tribunal de Justiça, no caso especifico deste processo é o TJRJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro).

    Pela consulta pública no link que o colega lhe enviou consta que está arquivado na 4ª Vara Cível da Comarca de Niterói/RJ.

    Acredito que para conseguir desarquivar e obter cópia deste processo precisará do auxilio de um advogado ou despachante... Você pode tentar entrar em contato com o escritório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Fórum de Niterói e verificar com eles se fazem o serviço de desarquivar o processo, digitalizar e lhe enviar. Geralmente para advogados fazem este tipo de serviço (mediante pagamento de uma taxa), não sei se prestam serviços diretamente para terceiros mas não custa tentar. Tente contato nesta sala "OAB Fórum Estadual" https://oabniteroi.org/servicos-prestados/ ou no telefone geral da própria OAB.

  • @AlanNogueira Já tentei mas é muito caro, me disseram que em análise aos termos do provimento do referido fórum, teriam que peticionar requerendo o desarquivamento. E isso fica muito caro. Há algum jeito de conseguir um registo de casamento apenas sabendo o nome dos noivos?!

  • @AlvesM1988 sabendo o nome de ambos é a data aproximada do casamento você pode pedir busca nos cartórios das regiões que moravam, mas como parece que você tem poucas informações deste casamento o caminho indicado pode (ou não) lhe trazer alguma pista mais concreta. Infelizmente nem sempre se encontra algo de primeira, alguns casos as pessoas levam anos, eu mesmo tenho um bisavô espanhol que levei mais de 2 anos fazendo buscas até encontrar uma pista que me colocou no rumo onde podia estar o registro dele…

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.