Saber a real necessidade de realizar a transcrição de casamento antes de iniciar o processo
Olá! Boa noite a todos!
Estou organizando documentos para dar entrada na cidadania do meu pai, que é neto de português.
Já temos a narrativa de batismo de Portugal, a certidão do filho do Português, e estamos na dúvida sobre a transcrição de casamento. É realmente necessário realizar essa transcrição antes de dar início ao processo de cidadania?
O português que registrou o filho no cartório.
Alguém pode me ajudar nessa questão?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@sarahbarbosa ,
o português foi casado com brasileira ou portuguesa? e em que ano foi o casamento?
Você disse que ele registro seu pai, foi na menoridade?
@texaslady Estou numa situação semelhante e com duvida semelhante.
Tenho a certidao de nascimento. O portugues (meu bisavô) foi casado com uma tambem portuguesa mas não temos ideia de onde foi ou o ano. So tenho um documento brasileiro comprovando que os dois eram casados. O registro da minha avó foi feito pelo português e na menoridade. Preciso buscar mais documentos e fazer essa transcrição?
Outra duvida. Minha avó (brasileira filha do portugues) era casada e foi meu avô (brasileiro) quem registrou minha mãe (na menor idade) Preciso fazer a transcrição do casamento dela tambem?
@RicardoNegri
Já te respondemos em outro tópico onde fez a mesma pergunta.
Resumo:
Dúvida 1 - casamento dos bisavós: se ambos bisavós são portugueses e casaram fora de Portugal depois de 1911 a transcrição será obrigatória.
Dúvida 2 - casamento da sua avó: só se transcreve em Portugal casamentos celebrados no estrangeiro em que pelo menos um dos cônjuges seja português. No caso de seus avós, ambos são brasileiros. Não há o que transcrever.