Certidão de Nascimento Avó Portuguesa
Ola,
Estou a procura da certidão de Nascimento de minha avó que, pois gostaria de dar entrada na cidadania Portuguesa. O nome dela eh Maria de Jesus, nascida em 02/03/1912 no Viseu, Mãe Inocência de Jesus.
Desde já agradeço a ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@RenataGM os nomes sao muito comuns deve haver centenas de homonimos, forneça mais dados como nomes do marido, local de casamento, cidada onde viveu, filhos etc
@AlanNogueira Minha Avó veio pro Brasil muito nova, só tenho esses ldocumentos dela feitos aqui no Brasil.
Segue em anexo.
@RenataGM
Este provavelmente deve ser o passaporte da familia: https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1334777
Tem uma copia do batismo dela https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1334777 imagem m011.tif
Com os dados você pode fazer o pedido no CRAV... mas avalie se é ela mesmo e não uma homonima, com os dados que forneceu foi o maximo que consegui pesquisar.
@AlanNogueira Minha Avó veio pro Brasil muito nova, só tenho esse lá documentos dela feitos aqui no Brasil.
@RenataGM
@AlanNogueira obrigado pelas informações. Esse pedido ao CRAV, seria pra solicitar a certidão Narrativa, Certo? E depois com ela eu juntar a documentação necessária para dar entrada ao processo.
Gostaria de mais um esclarecimento se possível!
Minha avó não casou com meu avô no papel, porém nos documentos que lhe enviei aqui do Brasil ele inclui o sobrenome GUIMARÂES que é dele (sem nenhum documento oficial, acho que conseguiu a partir da lei que do Brasil naquele documento onde só se colocava o nome sem comprovação de nenhum documento), com isso todos os documento da minha mãe tem o GUIMARAES, isso será um problema? Terei que talvez mudar os documentos dela?
Desde já agradeço.
@RenataGM olhando novamente a primeira mensagem (passaporte) acho que não é ela. Depois disso vi que alguém indexou no FS com informação de que ela era do concelho de Penalva do Castelo. Como ela é de 1912 o pedido deve ser feito no civil online, siga o guia daqui do fórum que está em “guias e informações úteis” na Barra superior d fórum. Nas obs coloque que não tem certeza de qual freguesia ela é.
@AlanNogueira Muito obrogado.
Vou seguir o que me indicou
@AlanNogueira conversando com alguns familiares eles me passaram que minha avó dizia que nasceu em Trás os montes, essa poderia ser uma província?
@RenataGM é a designação de uma provincia histórica que corresponde hoje ao territorio de vários distritos, não é um lugar específico... Veja: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1s-os-Montes_e_Alto_Douro
Não encontrou no local indicado (Penalva do Castelo)?
@AlanNogueira entendi sobre a província histórica.
Quanto a localiza-lá,, ainda não encontrei nada, estou um pouco perdida, pois não sei usar esse Fórum@AlanNogueira.
Vc falou que alguém indexou no FS a informação e pediu pra eu colocar em outro observação se não tem certeza.
Nao entendi como fazer e não sei i que é o FS.
Poderia me ajudar?
@RenataGM alguem (provavelmente "parente" seu) lançou no site do Family Search que ela seria de Penalva do Castelo que foi o local que sugeri que procurasse. Veja a ultima mensagem que lhe enviei no dia 10/09/2024, acima, que tem as orientações.
@AlanNogueira consegui entrar lá no FS e vi que cadastrou. Foi a Filha de um primo meu que tb estava tentando e desistiu, consegui falar com ela e ela tem a frente da certidão dela por foto..
Isso ajuda?
@AlanNogueira Tem o verso também.
Segye em anexo
@RenataGM sim ajuda e muito, a qualidade está ruim mas dá para ver que é do Registo CIvil de Penalva do Castelo, você pode fazer o pedido no civilonline conforme orientado acima. Use este guia Como solicitar certidões pelo civilonline
@RenataGM
Consegui ler que a Freguesia é Lusinde e o dia é 22.
@AlanNogueira e @Guilherme Moreira Muito Obrigado pela ajuda e orientação, sem essa ajuda não conseguiria. Sou muito Grata!
Já consegui dar entrada no pedido no Registro Civil e já recebi um e-mail confirmando o pagamento e informando que o pedido foi distribuído à Conservatória do Registro Civil de Penalva do Castelo.
Agora irei aguardar e seguir pedindo aqui no Cartório do Brasil a alteração do nome dela no registro de Nascimento da minha mãe, pois não sei como registraram o nome dela como GUIMARÃES na certidão da minha mãe, sendo que ela não casou no Civil com meu Avô, o GUIMARÃES é o sobrenome do meu Avô.
Obrigado por tudo.
@AlanNogueira consegui a certidão da minha Avó. Mais uma vez muito obrigada por tudo.
Gostaria de mais uma ajuda sua se possível, qual seria o próximo passo agora que tenho este documento pra dar entrada na cidadania?
E se você também consegue me orientar de como devo fazer com o nome da minha Avó na certidão da minha Mãe como Maria de Jesus Guimarães uma vez que esse sobrenome é do meu Avô, e ele não se casou com ela qui no Brasil, mas conseguiu incluir esse Guimarães no documento dela, credito que na RNE dela e aí nas certidões dos filhos. E a data de nascimento dela também está errada ela nasceu no dia 22/03/1912 e não em 02/03/1912.
Desde já a agradeço
@RenataGM fico feliz que tenha conseguido. Para pedido de nacionalidade como neta siga este guia Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D