Certidão de Nascimento
Boa tarde!
Eu consigo ter a imagem da certidão de nascimento do meu avô?
Registro de Sebastião Joaquim Pereira, n. 287 em 14/01/1932, rua Dois de Fevereiro, n. 170 - Encantado.
C.Referência: N3.FIH.LTN.067/f.017
Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3
Pais: José Joaquim Pereira e Alice Pereira Dias
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@betasoaresp Essa é apenas uma cópia do livro talão que está no arquivo nacional. Para o processo de nacionalidade peça a certidão no cartório, em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada.
@AlanNogueira
Muito obrigada!
@AlanNogueira
Provavelmente a certidão de casamento da Alice e do José já deve ter sido transcrita em Portugal.
Como eu posso fazer essa consulta?
Boa noite
Realmente estou precisando saber se a certidão de casamento da ALICE PEREIRA DIAS e JOSÉ JOAQUIM PEREIRA Já foi transcrita em Portugal. Como faço essa consulta?
Desde já agradeço.
@betasoaresp
Não posso garantir que vai funcionar, na verdade acho muito difícil que funcione. Mas tentar não custa:
Se você tem uma cópia da certidão de casamento brasileira, digitalize com boa qualidade, e mande para o consulado do Rio (assumindo que o casamento foi no Rio). Diga que precisa da transcrição, mas que está na dúvida se já foi feita e pergunte se eles podem fazer a gentileza de pesquisar. Diga que precisa apenas saber se a transcrição foi feita ou não.
Se receber uma resposta positiva, aí você pode solicitar no Civil Online. Se não receber resposta nenhuma, pode também pedir no Civil Online, mas aí corre o risco de jogar 10 euros fora, se a transcricao nao existir.
Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto
Eu já estou com a segunda via da Certidão de Casamento deles aqui no Brasil (de inteiro teor e com cópia reprográfica).
Só queria saber se realmente ainda não foi transcrita em Portugal.
@betasoaresp
Só queria saber se realmente ainda não foi transcrita em Portugal.
exatamente o que eu sugeri em cima. ou você tenta ver se o consulado te dá essa resposta, ou faz um pedido de certidão no civil online. pode tentar também escrever para uma conservatória e perguntar se eles podem consultar para você. mas eu acho que um consulado responderia mais rápido.
não existe uma plataforma para as pessoas verificarem se transcrições foram feitas.
@eduardo_augusto
Entendi.
Solicitei no civil online.
Obrigada.
Olá
Estou precisando muito de uma ajuda.
Na certidão de Casamento de Alice e José está constando essa averbação abaixo.
Alguém poderia me ajudar a encontrar essa certidão que consta na averbação?
Não sei se foi erro do Cartório ou se realmente esse casamento aconteceu após ela ficar viúva de José.
Para o processo da Cidadania, isso atrapalharia?
"AVERBAÇÕES / ANOTAÇÕES A ACRESCER O LIVRO C-36, FOI RENOMEADO B-236. O LIVRO C-36 , FOI RENUMERADO PARA B-236. O CASAMENTO FOI REALIZADO AS 12:00 HORAS NA SAL DOS CASAMENTOS. PERANTE O JUIZ DR. LUIZ MORAES JARDIM NA PRESENÇA DAS TESTEMUNHAS: JOSÊ BENEDITO ALVES E ALDEMAR D PINTO BARBOZA. CELEBRANTE: JUIZ DA. LUIZ DE MORAES JARDIM. RETIFICAÇÃO EM 23/12/1944: EM CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DO JUIZ DR. AVELINO JOSE DA CUNHA DATADO DE QUATORZE DO CORRENTE MES E EXARADA A FOLHAS NOVE VERSO A DEZ DO PROCESSÒ QUATRO MIL SEISCENTOS E VINTE E TRES TOMBADO A FOLHAS DESESETE DO GUIA SETE, FAÇO A PRESENTE AVERBAÇÃO PARA O FIM DE DECLARAR QUE NUBENTE CONSTANTE DO TOMBO AO LADO PASSOU A ASSINAR-SE: ALICE TERCEIRO DIAS. REGISTRO FEITO NO LIVRO B-236, FOLHA 151V, TERMO 212. X-X-x"
Desde já agradeço.
@betasoaresp está confuso mas aparentemente é apenas uma retificação do nome de Alice, e não um segundo casamento. No batismo português dela algum ascendente tem o sobrenome Terceiro?
Oi Alan
Eu tenho todas as certidões dela e nenhuma consta Terceiro.
Ela ficou viúva em agosto de 1944.
Por que teria uma averbação acrescentando Terceiro se na de óbito em 1981 está Alice Pereira Dias?
@betasoaresp
você está olhando a certificação reprográfica (=fotocópia do livro) ou uma via digitada da certidão?
Terceiro e Pereira não são tão diferentes. Se estiver olhando uma via digitada, pode ter sido erro de quem digitou.
@betasoaresp se de tudo isso for um impeditivo (mas não deveria, já que o nome a ser considerado é aquele anexado no topo da certidão de casamento), peça ao cartório o desarquivamento do processo de casamento com os anexos de retificação.
Todos os atos civis de registro e retificações são acompanhadas das devidas documentações comprobatórias.
Isso significa que o cartório há de ter o documento que comprova e dá mais pistas sobre tal retificação.
Realmente a reprográfica parece estar Pereira Dias.
Obrigada rsrsrs
@betasoaresp os colegas já mataram a charada, deve ser mero erro de digitação
Simmmm... vi aqui com mais detalhe e foi isso mesmo.
Agradeço a todos imensamente.
Vcs me ajudaram muuuuuuito