Certidão RJ e MG
Prezados, boa tarde.
Estou realizando o processo de naturalização do meu avô (neto de português) e da minha mãe.
Descobri, através do Family Search, o nome do meu tataravô (Ricardo Pinto de Lima) e consegui localizar no CRAV a certidão de batismo dele. Já solicitei a elaboração da certidão e pedi para que seja enviada ao Brasil em formato físico, para já dar inicio ao processo fisico.
Segue abaixo as informações da certidão:
Agora estou tentando localizar a certidão da filha do meu tataravô, Elza Pinto Lima . Descobri com a certidão de casamento dos meus bisavós que ela é natural de Caparaó/MG mas não sei o livro e as folhas.
Informações:
Nome
Elza Pinto Lima
Data de nascimento
27/04/1924
Filiação
Filiação 1: Ricardo Pinto de Lima
Filiação 2: Odeth Vianna de Lima
Ato continuo, tambem estou fazendo o levantamento da certidão do meu avô (o neto do portugues). Ocorre que ao cassar com a minha avó, ele acabou perdendo a certidão de nascimento e não consigo localizar de maneira alguma, nem nos registros qual é o RCPN que registrou o nascimento dele no RJ:
Sergio Lima Ferreira
Filiação
Itacolomy Cortat Ferreira
Elisa Lima Ferreira
Nascimento: 29/08/1945 - Estado da Guanabara ( Rio de Janeiro).
Alguém poderia me orientar em relação a essa pesquisa? Acredito que a parte mais difícil eu já consegui resolver, que foi localizar o assentamento do meu tataravô português. No entanto, aqui no Brasil, estou encontrando muitas dificuldades.
Já analisei as certidões de casamento tanto da minha bisavó (filha do português) quanto do meu avô (neto), mas ainda não consegui localizar o livro de registro de nascimento dele.
Por fim, gostaria de saber se todas as certidões precisam ser de inteiro teor (digitadas) e acompanhadas de cópia reprográfica para evitar qualquer tipo de exigência.
Desde já agradeço
Comentários
@matheusadonai
Sobre o nascimento de Elza tente pedir busca nos cartórios de Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Carangola, uma cidade foi sendo emancipada da outra a partir dos anos 30. Se não encontrar, pode tentar em Porciúncula-RJ (cidade onde o pai dela morava na epoca do casamento) ou outras cidades próximas. Essa região tem muitas pequenas cidades e envolve a "triplice divisa" MG-RJ-ES na região do Parque do Caparaó/Pico da Bandeira, a distancia é bem pequena entre Porciuncula-RJ, Tombos-MG, Carangola-MG, Espera Feliz / Caparaó / Alto Caparaó, Dores do Rio Preto-ES, etc... Mas pela descrição do casamento acredito que esteja no lado mineiro, nas primeiras listadas.
@AlanNogueira ,
Muito Obrigado!!! consegui encontrar a certidão dela em Espera Feliz.
De fato, aquela região houve emancipação e se tornou quase impossivel localizar. Tive que requerer no registro civil a certidão digital de todos os cartórios nessa região.
Sobre o RIo de janeiro, ainda estou tentando localizar a certidão de nascimento do meu avô Sérgio. Vc teria alguma dica?
Abcs..
@matheusadonai
Fico feliz que tenha encontrado, eu tenho um carinho especial por essa região por onde perambulei durante muitos anos quando ainda era jovem kkkkk A divisão territorial ali apesar de ser grande não é das piores, o lado capixaba da divisa consegue ser ainda mais intrincado, com cidades que além de se desmembrarem ainda mudaram de nome várias vezes (como é o caso de "Veado", um dos distritos de "Alegre" que depois passou a ser "Siqueira Campos" e alguns anos após "Guaçuí")... há inclusive uma boa anedota sobre essas mudanças, contada pelos mais antigos e que algum tempo atrás reencontrei neste blog, vale a pena ler https://blogdotamanini.com.br/2022/04/20/veado-siqueira-campos-e-guacui/
Quanto ao seu avô como ele é de 1945 (relativamente recente em materia de genealogia) a busca não tem muitas fontes disponiveis na internet... encontrei apenas referencia a seu casamento:
O Rio de Janeiro em dado momento da história permitiu o descarte dos processos de habilitação de casamento antigos sem microfilmagem e muitos documentos se perderam. O processo de habilitação seria o lugar onde estaria a certidão antiga dele que poderia indicar em qual cartorio ele foi registrado para pedir a 2a via. Na falta disso te sugiro ver se ele tem alguma carteira de trabalho antiga que possa ter essa informação ou tentar verificar em alguma escola onde ele tenha estudado se tem esse documento em arquivo, verificar onde os pais dele moravam nessa epoca/onde registraram irmãos dele para delimitar um raio de busca (as pessoas geralmente registram os filhos proximo de onde moram).... isso caso algum colega mais experiente aqui do forum nao consiga te auxiliar melhor nesse meio tempo... Boa sorte!