Transcrição de casamento do pai é necessária para a cidadania 1C?

Boa noite! Tenho uma duvida, gostaria que alguem esclarecesse essa situação. Meu pai (nascido no Brasil) é português, mas não de nascença, ele adquiriu a nacionalidade por atribuição. Ele é casado com a minha mãe, que é brasileira, e o casamento foi no Brasil. No entanto, em Portugal, ele ainda consta como solteiro. Recentemente, enviei meus documentos para Porto para tirar a minha nacionalidade e estou com dúvida se essa situação pode interferir no meu processo.

•Foi o meu pai quem me registrou no cartório.

Comentários

• @Pedrohbd

Se seu pai (cidadão PT) declarou o seu nascimento antes de um ano de idade e não há divergências entre os nomes (pais, avós) na sua certidão de nascimento BR e no assento de nascimento (PT) de seu pai, para o seu processo de nacionalidade na ACP não há necessidade de transcrição do casamento deles.

• @CarlosASP

Tá bom. Muito obrigado pela informação!!

• @Pedrohbd

E apenas uma informação adicional: se seu pai obteve nacionalidade portuguesa por atribuição ele é português “de nascença” (originário) 😉

• @Pedrohbd ola, Pedro!

No caso de atribuição portuguesa para filhos menores, o qual o pai das crianças é português por atribuição e consta como declarante na certidão de nascimento, e a mãe é brasileira, há obrigatoriedade de averbar o casamento para iniciar o pedido de cidadania para as crianças?

• @Desi Franco

Nesse caso a transcrição de casamento costuma ser dispensada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.