Nacionalidade (Avô)
Prezados, bom dia!
Espero que se encontrem bem...
Gostaria de solicitar uma ajuda em uma busca, meus bisavós são portugueses e necessito saber se meu avô requereu a nacionalidade portuguesa, visto que ele nasceu no Brasil.
Há como efetuar essa busca?
Se ele requereu a nacionalidade um assento de nascimento é registrado em Portugal, correto?
Seguem os dados de meu avô, caso alguém possa ajudar:
JOAQUIM ALVES BARBOSA
Mãe: Piedade da Costa
Pai: Augusto Alves ou Augusto Alves Barbosa
Nascimento: 15/09/1916
Observação: Meu bisavô (Augusto Alves) tem batismo registrado em 18/09/1877 na Paróquia de Ribas (São Salvador), concelho de CELORICO BASTO.
Muito obrigado e tudo de muito bom para vocês!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@diegoroberto
Se ele obteve nacionalidade portuguesa por atribuição ele tem um assento de nascimento. O caminho é pedir a certidão de nascimento pelo civil online com os dados que você informou aqui: nome completo, filiação, data e local de nascimento. Você tem certeza que ele obteve a nacionalidade ou você acha que ele obteve? Não dá para perguntar diretamente para ele (ou algum parente, caso seja falecido)?
@ecoutinho
Muito obrigado pela informação!
Eu tentei solicitar pelo Civil Online, porém, no próprio sistema deles tem de escolher onde a pessoa foi registrada e justamente é o que eu não sei. Há alguma pesquisa geral entre os Registros Civis para eu descobrir onde a pessoa foi registrada?
Então, meu avô já é falecido e meus parentes não tem certeza se ele requereu a nacionalidade ou apenas ia para Portugal visitar a família quando era vivo.
@diegoroberto
Eu tentei solicitar pelo Civil Online, porém, no próprio sistema deles tem de escolher onde a pessoa foi registrada e justamente é o que eu não sei. Há alguma pesquisa geral entre os Registros Civis para eu descobrir onde a pessoa foi registrada?
Não precisa não... O local para pesquisa geral é justamente o Civil Online rsrs. Você deve estar confundindo com a naturalidade (local que nasceu). Você vai escolher Brasil e no "Local" informar a cidade onde ele nasceu (São Paulo, por exemplo).
Tem uma "pegadinha": o sistema só aceitar datas até 100 anos atrás (no caso 1924). Como seu avô nasceu antes disso, você vai informar no campo data com o ano de 1924 e nas informações adicionais complementar informando a data correta. Fiz a simulação abaixo (mas não pedi) para facilitar.
@ecoutinho
Nossa, você me ajudou muitoooo! Realmente estava fazendo confusão com a naturalidade, estava me atentando apenas aos locais dos registros civis...risos!
E de acordo com sua ajuda, com relação a "pegadinha" dos 100 anos, consegui efetuar o pedido da busca (certidão).
Muito obrigado mais uma vez, uma excelente semana para você e vamos aguardar o resultado!
Até maissss... 😊