Nome de batismo (Portugal) data de nascimento e filiação trocados ao chegar no Brasil

Meu avô que se chamava José Gaspar Loureiro (Figueira da Foz) saiu de Portugal e quando chegou ao Brasil entrou com o nome de José Gonçalves Vieira, com data de nascimento trocada e filiação também trocada. A história que me foi contada é que ele fez isso para sair de Portugal pois na época estava no tempo de se apresentar ao serviço militar. Gostaria de uma ajuda no sentido de saber se é possível comprovar isso ? Os documentos dele no Brasil, estão todos com o nome de José Gonçalves Vieira. Fiz o levantamento das certidões de batismo, dele, dos irmão dele, dos pais dele e dos avós dele. A única pessoa que tinha Gonçalves no nome era o avô materno dele e com o sobrenome Vieira, não encontrei ninguém.

Comentários

• editado September 3

@Ademir

Meu avô que se chamava José Gaspar Loureiro (Figueira da Foz) saiu de Portugal e quando chegou ao Brasil entrou com o nome de José Gonçalves Vieira, com data de nascimento trocada e filiação também trocada.

É tudo muito diferente entre essas "duas pessoas", a única coisa que bate é o pre nome José. Como você sabe que se trata realmente de seu avô? Não consigo imaginar como provar/convencer o conservador (ou um tabelião no Brasil se for o caso de "consertar" os documentos brasileiros) de que se tratam da mesma pessoa.

Você tem algum documento que consiga associar o José Vieira do Brasil com o José Loureiro de Portugal?

• @Ademir realmente como disse o @ecoutinho a variação é tão grande que qualquer orgão publico portugues ou brasileiro não irá se convencer de que são a mesma pessoa... como tem certeza de que não encontrou o batismo de um outro "José" em Portugal que não seja o seu avô?

• como tem certeza de que não encontrou o batismo de um outro "José" em Portugal que não seja o seu avô?

@AlanNogueira , o @Ademir disse que a informação é "história da família". Ou seja, é sabido que ao chegar no Brasil, ele adotou um outro nome, inventado.

Infelizmente, ao fazer isso, ele destruiu o elo documental. concordo com você e com o @ecoutinho , nenhum conservador ou tabelião vai aceitar essa documentação com esses nomes meio que "aleatórios".

A menos que o @Ademir consiga provar de alguma forma que "José Gonçalves Vieira" e "José Gaspar Loureiro" são a mesma pessoa, não vejo chance desse processo ter sucesso.

• @ecoutinho, @AlanNogueira bom dia ! Em que pese as notícias não serem boas, muito obrigado. Tenho certeza que é a mesma pessoa porque busquei as informações pelas duas irmãs que meu avô tinha, uma delas também veio pra o Brasil, já casada e com um filho. Com essa irmã ele, eu convivi no Brasil. Daí fui chegando nos nomes verdadeiros, através da certidão de batismo dela e da certidão de casamento.

• @ecoutinho @AlanNogueira @eduardo_augusto complementando, minha Avó se chamava Engracia Gonçalves Loureiro

• @ecoutinho @AlanNogueira @eduardo_augusto corrigindo. A minha bisavó (mãe dele) se chamava Engracia Gonçalves Loureiro

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.