Busca de certidao do bisavô

Boa noite! Alguém poderia me ajudar a achar qualquer informação do meu bisavô português.

Nome: Manoel Barreira Dutra (estimativa de nascimento 1881, estimativa de local Chaves, Vila Real, Portugal)

Cônjuge: Roza Souza Pires Dutra (brasileira) ou Rosa Souza Pires Dutra (nascida em 1883)

Pai: Manoel Rodrigues da Silva Dutra (já era falecido no nascimento da neta em 1915)

Mãe: Maria Ignacia Dutra

Filhos: Amelia Pires Dutra (13.08.1915 em São João da Barra - RJ) ou Amelia da Silva Dutra

O local de nascimento e a idade são estimativas, visto que ele teve seu primeiro filho no Brasil já em 1902 e depois os outros 8. Ele morou em Barra do Itabapoana, Município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, onde teve seus filhos. Na certidão de nascimento de sua filha, consta que ele lavrador e sua mulher, Rosa, era "do serviço doméstico".

Se alguém puder me ajudar ficaria muitíssimo agradecida! :D

Comentários

• editado September 4

@luisasantis

Quais documentos já conseguiu reunir? Inteiro teor dos filhos brasileiros? Casamento dele no Brasil (civil e religioso)? De onde vem a informação de que ele possivelmente seria de Chaves/Vila Real? Os dados que forneceu parecem ter sido tirados de algum documento posterior/menos confiavel como alguma certidão de óbito, onde o declarante geralmente nao tinha ciencia dos dados corretos... veja o pai dele tem muitos sobrenomes, isso não é tão comum nessa epoca, bem como possivelmente a mãe também não seja Dutra (vez que nao era usual utilizar o sobrenome do marido)... É importante buscar mais fontes... especialmente documentos que tenham sido declarados pelo proprio portugues onde há uma chance maior dos dados serem fidedignos.

• Bom dia, Luísa! @luisasantis

Eu também sou descendente (trineta) de Manoel Barreira Dutra através do filho Antônio Dutra. Estou começando agora a busca de documentos.

Você já conseguiu localizar alguma outra informação? Se tiver conseguido e puder me passar, eu agradeceria muito.

Eu consegui localizar uma certidão do registro de imóveis de São João da Barra em que o nome dele é citado, sem maiores detalhes por ser imóvel confrontante com o dele. Vou tentar conseguir a certidão do imóvel que ele comprou para ver se consigo um número maior de dados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.