Certidão de nascimento sem o nome da minha avó

Boa tarde

Meu caso é atípico. Na certidão de nascimento da minha mãe (brasileira), não consta o nome da minha avó (brasileira), pois ela faleceu no parto. No campo destinado aos pais, estão escritos o nome do meu avô (brasileiro) e do meu bisavô (português). Meus pais e avós já são falecidos. Se a certidão de nascimento da minha mãe permanecer da forma que está, eu me torno neto de português, correto? É possível prosseguir com o processo dessa maneira? Ou tem alguma maneira alternativa de conseguir a cidadania portuguesa?

Uma observação importante é que, na certidão de nascimento anexada, Joaquim Marques Valente (bisavô de sangue, mas avô no documento) é português. Tenho em mãos a certidão de nascimento do Joaquim, emitida em Portugal.

Comentários

• @isradiniz_

antes de tudo, eu verificaria no livro onde o nascimento foi registrado se as informações constam ali dessa mesma forma, ou se houve um erro ao serem copiadas para esse documento da imagem que postou.

o que você postou é o chamado Livro Talão, que é preenchido a partir dos dados que estão no livro de registros. O que vale para nacionalidade é o que está no livro de registros. E erros acontecem aos dados serem copiados.

se o pessoal do cartório for bonzinho, eles poderiam dar uma olhada no livro e te falar o que está ali. Mas não são obrigados a fazer, então você teria que pagar por uma certidão reprografica, que é uma foto do livro de registros.

Mesmo a mãe falecendo no parto, o nome dela deveria constar ali. Resta saber se o erro ocorreu no registro original, ou quando copiaram os dados para o Livro Talão.

• @CarlosASP

Bom dia, entrei em contato com o cartorio que se encontra a certidão. O mesmo informou que o declarante é o pai e que não há o nome da minha avó no campo dos pais, porém logo em baixo, parece que ajeitaram. Será que é possivel obter a cidadania ainda?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.