Cidadania por casamento

Meu pai é neto de Português, estamos tirando as documentações, porém gostaria de saber se minha mãe consegue adquirir cidadania também? Eles não são casados no papel.

Comentários

• editado September 2

@MiriaCoutinho

Se seus pais apenas "vivem juntos", não.

Se seus pais tem uma união estável documentada, existe a possibilidade.

Importante avaliar a real necessidade, ou interesse, de que sua mãe adquira a nacionalidade portuguesa. Se seus pais tem uma união sólida, se sua mãe não tem, nem "pretende" ter outros filhos com outras pessoas, não há muita "vantagem" em que ela tenha a nacionalidade portuguesa.

Você e seus irmãos (se houverem) podem obter a nacionalidade portuguesa a partir do seu pai, quando ele tiver obtido a dele. A sua mãe também ser portuguesa não faz nenhuma diferença.

Se seu pai tem um plano de eventualmente ir morar em Portugal, aí as coisas mudam de figura, já que ele só poderia levar a sua mãe caso fossem casados ou tivessem uma união estável documentada.

• editado September 2

@MiriaCoutinho

Complementando a resposta do @eduardo_augusto :

Se sua mãe tem interesse na nacionalidade portuguesa, te recomendo que ela e seu pai se casem agora. Quando o processo do seu pai concluir, e logo na sequência transcreverem o casamento, provavelmente já terão se passados os 3 anos requeridos para que sua mãe possa pedir a nacionalidade pelo casamento (considerando que pelo menos um dos filhos tbm se torne portugues).

É possível pedir cidadania pela união estável, mas não recomendo. Para ela ser válida num processo de nacionalidade portuguesa, terá que contratar um advogado no Brasil para uma sentença de reconhecimento da união no Brasil e terá que homologar essa sentença em Portugal. Vai levar mais de um ano para ter esse trâmite todo cumprido além dos custos de dois processos judiciais.

Muito mais simples e barato casar agora e deixar o tempo do processo de neto correr.

Quando comecei minha “jornada” pela cidadania fiz exatamente isso: casei com minha “companheira” de 10 anos (agora minha esposa).

• @MiriaCoutinho ,

também complementando o que os colegas disseram, se seus pais se casarem agora e daqui a uns 3,4 anos quando seu pai tiver a nacionalidade portuguesa, eles queiram viver em Portugal, sua mãe terá direito a residência lá pelo casamento. E pode aguardar a nacionalidade dela vivendo lá de forma legal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.