Cidadania neto com pais menores de idade
Olá pessoal, meu caso é o seguinte.
Sou neto de português, o assento do meu avô saiu esse mês!
Vou fazer o meu processo pulando o da minha mãe(no caso a filha do português). Sei os documentos basicos pedidos, no entanto, temos a situação seguinte.
Minha mãe e meu pai eram menores de idade quando eu nasci. O meu nascimento foi declarado tendo meu pai presente porem com meu avô parterno tambem, uma vez que menores não podem declarar nascimento sozinhos. Logo, no livro consta essa situação.
O fato de ser meu pai e avô paterno declarantes e não minha mãe, gera necessidade de documentação extra?
Não encontrei aqui no forum duvidas de casos semelhantes. Pois não só tem a questão declarante como a questão de menoridade.
De qualquer forma minha mãe aparece no registro e com o nome de solteira ( direto do meu vô) visto que não eram casados.
Agradeço se alguem conseguir me esclarecer!
Comentários
@Gabriel_Belo
Em um processo de netos, a questão do declarante NÃO se aplica na relação entre o neto BR e seu ascendente BR (no caso, a sua mãe). Pois são todos apenas cidadãos BR, sem nenhum PT envolvido.
Essa coisa de declarante se aplica a um ascendente PT e seu filho/a BR. No seu caso, fazendo um processo de neto, o que vai interessar é se seu avô (agora cidadão PT) declarou o nascimento de sua mãe BR (a filha dele) antes de ela ter um ano de idade.
Também vai interessar se, em todas as certidões de nascimento das 3 gerações (avô PT, mãe BR, neto BR), todos os nomes que ali constam (de pais, avós etc) batem entre todas elas, sem divergências.