Certidões

Boa tarde!

Gostaria de saber se alguém por Aki conseguiria me dá uma luz.

Fazendo algumas buscas por conta própria descobri que possivelmente posso ter direito a nacionalidade portuguesa .

Minha pergunta é ,eu não tenho acesso .ao local de nascimento dos meus avós e nem tão pouco meus bisavós . Como faço para saber de fato esses fatores .seguem os nomes deles caso alguém talvez por sorte tenham ouvido falar algo.

Francisco Brás ribeiro(Braz) avô materno faleceu em 1990 em Alvarenga MG

Maria Isabel de Jesus(Izabel) avó materno faleceu em 1983 em pega bem tarumirim em MG

João Braz ribeiro(bisavô possível português)!!!!! Não sei onde faleceu e nem nasceu

Flausina maria de Jesus(bisavó.

Entretanto uma pessoa me diz q devido os sobrenomes são todos portugueses

Comentários

• @Leidiane27_ a cidadania se dá por descendência comprovada pelas certidões, independentemente do sobrenome. O que você precisa fazer inicialmente é pedir a certidão da sua mãe (preferencialmente em inteiro teor), lá vai ter os pais e avós dela. Em seguida você pede as do pai/mãe e assim sucessivamente, dessa forma você vai montando sua árvore genealógica e verificando que há algum português ou não. Para busca é preciso informar pelo menos os nomes dos pais e um período provável do nascimento, pois certamente existem muitos homônimos. Tendo mais dados sua busca vai ser bem mais simples, boa sorte!

• @Leidiane27_

Complementando as informações do colega.

Caso seu bisavô seja realmente PT, o processo inicial seria para sua mãe, como neta de um PT (pois o pai dela já faleceu). Bisnetos não podem pedir a nacionalidade PT diretamente. Um processo de neto tem levado uns 3 anos ou mais.

Depois disso, você poderia dar entrada no seu processo, o que levaria mais um ano.

Menciono isso para calibrar as expectativas em termos de tempo. Seriam pelo menos uns 4 anos ou mais antes de você obter a nacionalidade PT.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.