Certidão de nascimento/casamento dos meus avós e bisavós.
Oi pessoal,
Estou à procura dos seguintes documentos para a tão sonhada cidadania portuguesa:
- certidão de nascimento da minha avó (Etelvina Affonso) nascida em 13 de março de 1914, no Rio de Janeiro.
- certidão de casamento da minha avó (que mudou de nome para Etelvina Affonso Cavalcanti de Albuquerque) com o meu avô José Maria Cavalcanti de Albuquerque, no Rio de Janeiro.
- certidão de casamento da minha bisavó (Sebastiana Gonçalves, nascida em Alijó, Vila Real, Portugal, que mudou de nome para Sebastiana Affonso Gonçalves) com o meu bisavô (João Manoel Affonso, também nascido em Portugal), casados em 05 de fevereiro de 1910, no Rio de Janeiro.
Já falei com alguns cartórios, mas até agora não obtive muita informação. Suspeito que esses documentos faltantes estejam no cartório do 4º Registro Civil das Pessoas Naturais do RJ, mas não tenho como confirmar isso sem ter que pagar primeiro, para aí sim eles fazerem a busca dos documentos.
Os únicos documentos que eu possuo até o momento são a certidão de nascimento da minha mãe, e da minha bisavó.
Alguém poderia me ajudar a encontrar os documentos que faltam, listados acima? E/ou me dizer, se eles estariam de fato nesse cartório, ou em outro?
Muito, muito obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@jadecp
Etelvina https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79C5-SG3Z
Casamento dela https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-TMLH
Casamento bisavós https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XJ3L-T31
Acredito que todos tenham ido para o 3o RCPN (antigas 2ª e 6ª Circunscrições), com exceção do nascimento Etelvina que deve estar no 9º. No entanto confira antes usando essa tabela pois olhei bem superficialmente: Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias
Edit: corrigido o link do casamento que ficou errado.
@jadecp
Complementando o que o colega colocou.
Certidão de nascimento de Etelvina: Ela foi registrada no centro, na "freguesia de Santana". Hoje em dia é o 3 RCPN.
O casamento de Etelvina: foi em São Cristovão, hoje em dia o 9 RCPN.
Casamento de Sebastiana: esse foi na "freguesia do Sacramento", também no atual 3 RCPN.
Está tudo numa árvore da família bem completa no FS:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GCRP-VGT
@jadecp @CarlosASP na arvore indicada alguem indexou João Manoel Affonso como nascido em SP (a pessoa menciona que tem a certidão do avô), porém no casamento consta que ele era Portugues. De todo modo seria interessante localizar essa certidão de batismo ou nascimento dele para verificar isso se eventualmente for necessário transcrever casamento.
@AlanNogueira
Acho que misturaram as árvores de dois homônimos, um no Rio e outro em SP. Não olhei com calma mas agora infelizmente não vou poder tentar destrinchar essa possível confusão. Isso pode dar um bom trabalho!
Mas esse Joao Manoel que a pessoa diz ter a certidão nasceu em 1895 - enquanto o que casou com a Etelvina tinha 38 anos em 1910.
Só tinha olhado o lado da Etelvina.
Sobre transcrever, vai cair naquela questão de o casamento ter sido antes de 1911; há quem diga que precisa. há quem diz que não mesmo sendo dois PT.
@CarlosASP voce tem razão eu não tinha me atentado aos detalhes das datas nessa árvore. Está realmente bem misturado. Quanto ao batismo do bisavô acho que ainda que não tenha que transcrever o casamento seria interessante encontrá-lo e seguir com base nele ao invés da bisavó, tendo em vista que foi ele o declarante do nascimento da filha Etelvina…
@AlanNogueira @jadecp
Caso precise, acredito ser esse o batismo de Joao Manoel Affonso na freguesia de Viade de Baixo, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. Ver tif 004:
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1069998
@CarlosASP obrigado! Com isso acredito que a @jadecp tenha tudo que precisa para seu processo!
Oi pessoal,
Primeiramente, muito muito muitooo obrigada mesmo pela ajuda ✨
Fiz o requerimento da certidão de nascimento do meu bisavô também, e acho que agora tenho todos os documentos necessários para dar entrada na cidadania!