Preciso de ajuda com a certidão de batismo de meu bisavô
Olá pessoal, tudo bem ? sou novo no forum e vim pedir ajuda de vocês, estou tentando encontrar o registro do batismo de meu bisavô João Barroso, filho de Domingos Barroso e Teresa Affonso Alves, a familia vem de Penedones, Chã, Montalegre. Já olhei o registros mas não encontro, ele tem mais 3 irmãos, sendo a ordem: Maria (1899), João (1902 ?), Domingos (1905) e Isabel (?). O meu bisavô tem 3 possíveis datas de nascimento apartir dos documentos encontrados, podendo ser 1900, 1902 ou 1907. Preciso muito da ajuda de vocês, desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Nichollasbarroso
João https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=916706 imagem m00104.tif - registro 202 - Póvoa do Varzim, Porto.
O que achei estranho é que o registro menciona que ele nasceu em Pelotas, no Brasil. Nunca vi batismo dessa forma, é bom ver a opiniao dos colegas mais experientes vou marcar alguns aqui: @eduardo_augusto @CarlosASP @Destefano @texaslady @Guilherme Moreira
@AlanNogueira @Nichollasbarroso
Para mim, lendo o texto, parece claro que o João nasceu em Pelotas, onde também foi batizado. O registro em Portugal apenas confirma o batismo feito no Brasil. Assim entendi...
@eduardo_augusto a dúvida é: João é portugues? Ou seja, o neto pode pedir a nacionalidade indicando como documento do "portugues" este batismo? Ou mesmo batizado também em PT ele continua sendo apenas "brasileiro"?
@AlanNogueira
minha tendência seria dizer que é brasileiro e não portugues. Por Outro lado, se os pais eram portugueses, e se esse registro foi feito ainda com a criança pequena (nao abri o Arquivo de novo para olhar), pode ser que esse registro fique valendo Como um registro de nascimento portugues. Ou seja, natural do Brasil (portanto brasileiro, pois o Brasil pratica o jus solis), mas também com cidadania portuguesa.
Mas é um caso bem incomum, principalmente sendo tao antigo… talvez seria interessante localizar outrod documentos dele, emitidos em Portugal. Se encontrar algo Como um passaporte, indicando nacionalidade portuguesa…
vejo aqui dois caminhos:
1) mandar para um advogado especializado avaliar
ou
2) mandar o processo e deixar o conservador avaliar
@AlanNogueira , @Nichollasbarroso ,
Isso me parece uma transcrição de nascimento de um filho de português nascido no estrangeiro. Se será aceito não posso afirmar. Mas o fato é que é um registo de batismo português registrado no arquivo distrital do Porto, onde só deveria constar registos de portugueses. Seria bom uma consulta ao ACP. Vamos ver o que o @Destefano o tem a dizer.
Só fiquei em dúvida se este é mesmo o registo, pois é de 1872 e o Nicholas informou que deveria ser por volta de 1900-1907. Se for mesmo a mesma pessoa, o registo em Portugal foi tardio, pois nasceu em março no Brasil e foi registrado em setembro em Portugal.
@AlanNogueira Olá amigo, acredito que não seja ele, pois no registro consta a mãe como Thereza Lopes Dias, mas a mãe de meu bisavô chamava-se Teresa Affonso Alves, o único registro que encontrei foi o passaporte, para a vinda ao brasil, emitido em dezembro de 1909 onde constam os 4 filhos, o pai dele Domingos Barroso, se não me engano, já havia vindo.
@AlanNogueira muito interessante esse caso. Nunca vi nada igual. Por outro lado, já digo que não se trata de transcrição (@texaslady), não registro civil, que não existia na época. Isso é registro de batismo. O início está todo riscado porque faz alusão as batismo feitos na Egreja Parochial de Nossa Senhora da Conceição... Transcrição é ato civil que veio a ser implementado depois, quando os registros passaram a ser do Estado. O fato de ser natural de um lugar, não quer dizer que ele não tenha a nacionalidade de outro lugar. Não sei qua era o normativo para época em que ele nasceu, mas o fato do Brasil ser também ius solis 9@eduardo_augusto, não quer dizer que ele tenha obtido a nacionalidade brasileira de forma automática. Não é assim. Não sei a que título isso aconteceu e nem o regramento da época para cravar, mas posso cravar que sendo filho de portugueses e batizado em Portugal, não há porque não se considerado português.
Por outro lado, não tenho como dizer que não existia limitadores legislativos na época impedindo a nacionalidade ao "estrangeiro". Estou ainda lendo e relendo a certidão de batismo. Qq coisa eu volto a escrever.
Como todo mundo aqui já está cansado de saber, nacionalidade é uma coisa e naturalidade é outra. A única que não muda nunca é o lugar onde a pessoa nasceu (pode até mudar o nome do lugar), a geotag não muda nunca. Ele nasceu no Brasil. Por que isso aconteceu? Só eles poderiam explicar ou puderam explicar enquanto vivos. Talvez isso seja perguntado. Isso é muito interessante. Vou tentar pesquisar mais sobre o assunto. Achei muito interessante. Vou tentar em algum momento verificar como era a lei sobre registros na época e se a que entrou em vigor e tal...
Princípio fundamental da ideologia republicana, a laicização do Estado é um dos principais objetivos perseguidos pelo regime instaurado pela Revolução de 5 de Outubro de 1910. O Governo Provisório, presidido por Teófilo Braga e com Afonso Costa como Ministro da Justiça e dos Cultos, procura de imediato reduzir a influência da Igreja Católica na sociedade portuguesa, nomeadamente através de produção legislativa,
retomando diplomas relativos à expulsão dos jesuítas e à extinção das ordens religiosas e aprovando decretos de cariz anticlerical, como os respeitantes à alteração dos feriados, à abolição do juramento religioso, à eliminação do ensino da doutrina cristã nas escolas,ao divórcio ou ao registo civil
.Agora que vi a postagem do @Nichollasbarroso de que não deve ser ele... Mas é muito interessante esse registro.
@Nichollasbarroso
João n°10 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1063259 ...0004.tif
Chã / Montalegre/ Vila Real
Pronto, resolvido pelo @Kleber Silva Aguiar. Mas fica o tema interessante do outro João, nascido no Brasil e batizado em PT anos depois. Realmente não sei como PT trataria se fosse esse outro JOão. Obrigado pessoal vcs são 1000!