Assento de batismo Porto

Boa tarde! Venho há mais de 5 anos tentando encontrar o assento de batismo do meu avô português, mas sem sucesso... Já fiz todas os orientações que o Fórum orienta e acho que preciso de ajuda de uma pessoa experiente ou um grupo de pessoas experientes...

Nome: Joaquim Gomes Nogueira 

Local nascimento: Porto, Portugal 

Data nascimento: 16/05/1893-94-95-96-97

Pai: Francisco Gomes da Silva ou Francisco Gomes Nogueira

Mãe: Maria Domingas Nogueira ou Maria Gomes Nogueira 

Primeira esposa: Plinia Cristalina de Carvalho

Casamento em Piranhas, AL. em 18/06/1921

Segunda esposa: Antonia Vieira da Silva

Casamento em Propriá, SE. em 28/12/1935

Faleceu em Aracaju em 26/10/1978

Resumo: Segundo a família, veio de Portugal por volta de 1910 (18 anos) de forma clandestina para trabalhar na estrada de ferro do Belém, trabalhou na fábrica de linhas de Delmiro Gouveia. Não sabemos ao certo qual lugar do Porto nasceu, a única referência que temos foi da declaração de casamento religioso em Propriá, quando diz que era do Porto em Portugal.

Esses documentos todos eu consegui localizar na pesquisa no Familysearch, todavia o local de nascimento exato no Porto não tive êxito e assim não localizei o assento de batismo que é o objetivo!

Comentários

• @gipisi

De onde vem os nomes e datas informados? Encontrei um registro semelhante, mas com muitas divergencias (ano 1885) que vou deixar aqui só por referencia mas tenho quase certeza que é um homonimo https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=830733 imagem m142.tif

• @gipisi

Você conseguiu achar algum dos casamentos no civil também?

Se conseguiu, pode entrar em contato com o cartório para ver se eles tem a habilitação do casamento. Na habilitação pode aparecer o documento que ele apresentou para poder casar.

Também entraria em contato com a Matriz de Propriá para ver se ela tem algo mais do que está no FS - como o processo de habilitação do casamento religioso, onde ele deve ter apresentado o batismo:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6BYQ-D?i=130

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6FC9-NNN?i=7

• @AlanNogueira Os nomes e datas são dos documentos encontrados, CPF, certidões de casamentos e óbito. Vou analisar o doc enviado! Obrigado!!

• @CarlosASP Já foi verificado e nem nos cartórios nem nas igrejas tem qualquer documento de habilitação... Até porque em um dos cartórios ele diz ser de São Paulo e no de Propriá é que menciona ser do Porto em Portugal. Em tempo, ele fez RG no Brasil, acredito por força de alguma abertura que o país tenha feito para imigrantes, e também já procurei processo de nacionalidade junto ao governo e sem sucesso. Obrigado!

• @CarlosASP Boa tarde... alguma ajuda?

• @CarlosASP Já foi verificado e nem nos cartórios nem nas igrejas tem qualquer documento de habilitação... Até porque em um dos cartórios ele diz ser de São Paulo e no de Propriá é que menciona ser do Porto em Portugal. Em tempo, ele fez RG no Brasil, acredito por força de alguma abe e também já procurei

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.