Nova Carteira de Identidade Nacional - CIN

Boa noite, alguém sabe informar se essa nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) que está sendo emitida pelo DETRAN RJ está sendo aceita como documento de identidade nos processos?

Comentários

• @Ramos1997 A CIN é a nova carteira de identidade, portanto, válida como documento de identificação do cidadão brasileiro, incluindo aí, processos de solicitação de nacionalidade, podendo ser substituída pelo passaporte, desde que este apresente o nome dos pais.

• Agradeço pela resposta @acard08

Pelas fotos que vi o novo documento vem com filiação, não devo ter problemas.

• @Ramos1997

Meu irmão teve processo 1C aprovado na ACP sem exigência e ele mandou a nova CIN como documento de identificação.

• editado August 26

Não há motivo para não aceitarem. A CIN é o novo documento de identidade do Brasil, substituindo o antigo RG. Não se emitem mais RGs novos, mas os existentes são válidos até 2032.

Quando estiver em férias no Brasil pretendo emitir a minha.

• A CIN será aceita, na verdade, é bem provável que comecem a dar preferência por ela.

Eu tenho uma crítica a CIN. Eu emiti a minha recentemente. Eu achei ela muito pequena. É do tamanho da CNH. Tem menos informações do que a minha anterior. E todas aqueles números acessórios, como CNH, só vem na carteira digital pelo App Gov.

• @Destefano

Ainda não tive a oportunidade de ver uma ao vivo, mas pelo site ela realmente me pareceu praticamente idêntica a uma CNH (pelo menos a versão em papel).

Achei interessante a opção de pedir uma versão em cartão plástico, mas não sei se na prática algum Estado já está emitindo nesse formato.

• @Destefano Engraçado que hoje a CNH consta a NACIONALIDADE, NATURALIDADE e FILIAÇÃO.

Mesmo assim, sendo a NOVA, eles continuam a NÃO aceitar a CNH né ?

• @jpvecchi

A gente sabe que o RG e o Passaporte são aceitos.

Sabemos também de diversos casos, no passado, em que a CNH foi recusada.

Mas se quiser arriscar... manda ver.

O máximo que pode (e provavelmente vai) acontecer é o Conservador enviar uma notificação de exigência!

• Sim, caro colega @eduardo_augusto ! Só estava mencionando o fato da mudança. Como qualquer outro lugar, NÃO só do Brasil, como até os EUA se não me engano, CNH/Driver License/Carta de Condução/Licença para dirigir etc... não é válida como documento de IDENTIFICAÇÃO.

Internamente, os governos e instituições do Estado até " aceitam "... mas que nunca foi, isso é fato!

Por isso complementei a fala do colega @Destefano !

Hoje vejo que há muitas semelhanças em certos " procedimentos( se posso assim dizer ) " em vários países.

Isso deve ser tratados internacionais ou congêneres que regulam tal cenário!

• Nos EUA driver licence é documento sim, caso o estado atenda aos requisitos pode até ser usada para voar.

• @ecoutinho @Destefano Solicitei minha CIN na semana passada no Detran RJ e no sábado ela já constava do app Gov em formato digital. O que posso afirmar é que no Rio só estão emitindo a versão física em papel, não há, ainda, a possibilidade de emissão em cartão plástico, o que é uma pena.

• @costa85 Não é que " não seja documento ". Entre linhas... NÃO DEVERIA ser um documento oficial de identificação. Tanto que... nos EUA, alguns estados, se não me engano, Califórnia e Massachussets, emitem tal documento para ESTRANGEIROS.

Mas o fato em si, é que uma ID(nosso RG) e o Passaporte( que nada mais é um documento de IDENTIFICAÇÃO internacional ) conjuntamente com certidões de nascimento é que comprovam de fato, a Nacionalidade do indivíduo de tal país.

Ao tentar registrar um Consular Report of Birth Abroad, os EUA simplesmente NÃO aceitam como prova de identificação a Driver License. Justamente porque estrangeiros podem obtê-la. Nós usamos a CNH, como os americanos usam a Driver License nos EUA, como " identificação " mas seria algo assim... " informal "( se é que essa é a melhor palavra ).

Porque como disse, oficialmente, muitos órgãos inclusive, seja a USCIS dos EUA e seus consulados... seja o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil( não aceitaram minha CNH ) seja até o próprio IRN em Portugal, aceitam apenas ID e Passaporte/Passport!

• @costa85 Na verdade não, a driver's license americana só é aceita como documento de identificação se for "REAL ID" com aquele selo no canto superior.

Você só pode embarcar em voos no EUA ou acessar prédios públicos federais se sua Driver's License for "REAL ID", as que não são servem apenas pra dirigir mesmo e olhe lá.

• Convenhamos que os EUA são um caso a parte nessa questão de identidade né

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.