Como conseguir a certidão de nascimento do meu avo
Irlane Gomes Braga
Member
Meu avô nasceu em São Julião dos Passos, distrito de Braga, em 25/05/1902. Nome: Domingos Gomes
País: Rosária da Silva Gómez e Miguel Gomes
País: Rosária da Silva Gómez e Miguel Gomes
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
como os livros da freguesia de Passos não estão online: http://tombo.pt/f/brg43 precisa solicitar ao Arquivo Distrital de Braga: http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=10&pageid=36&lang=pt-PT
Mandei email para lá na semana passada e eles respondem rápido.
Abr
Se teu pai está vivo, é melhor você pedir primeiro a cidadania do teu pai por atribuição, e depois que sair a dele, pedir a tua, assim os teus filhos tambem poderão ter a cidadania tambem.
Peça a certidão de nascimento em inteiro teor do teu avô na 4ª Conservatoria de Registro Civil do Porto, se ele nasceu lá. Se ele se casou lá tambem, fica mais fácil de conseguir que façam a transcrição do casamento nesta certidão de nascimento do avô. Esta transcrição será necessária para comprovar que o teu pai é filho de portugues.
Se os teus avós se casaram aqui no Brasil, e você tiver a certidão de casamento, de inteiro teor, já mande junto com o pedido para a 4ª Conservatoria do registro Civil do Porto, e peça para transcreverem o casamento dos avós na certidão do nascimento do teu avô. Não se esqueça de autenticar esta certidão em inteiro teor no consulado de Portugal mais proximo da tua casa antes de mandar para o Porto.
Eu tambem já mandaria junto para o Porto a certidão de nascimento do teu pai de inteiro teor, (tambem com o selo do consulado), e perguntaria se já dá para transcrever a certidão de nascimento do teu pai lá nesta mesma 4ª Conservatoria. Se não der, você espera chegar a documentação do teu avô e pede a nacionalidade do teu pai por atribuição, e quando teu pai conseguir a certidão de nascimento registrada em Portugal, você pode dar entrada nos teus papéis, tambem por atribuição. Parece que fazendo diretamente por Correio é mais rápido do que pelo Consulado, conforme várias pessoas aqui no Forum falaram. Este meu "palpite" é resultado da conclusão que tirei depois de seguir os comentários deste Forum, junto com as informações que obtive no consulado (que foram muito vagas), e com os artigos sobre as leis de nacionalidade que se encontram nos sites do Governo de Portugal. Boa sorte!
os livros da freguesia de São Miguel de Poiares estão online até o ano de 1904. É só folhear o livro correspondente e encontrar seu avô: http://tombo.pt/f/poi04
Nome: Antônio Maria do Espírito Santo
Data de nascimento: 05/01/1899
Local de nascimento: Trancoso
Nome do Pai: Manuel Antônio
Nome da Mãe: Maria de Jesus
Obrigada,
Andrea
Estou com um certificado de nacionalidade portuguesa do meu avô e tenho as seguintes informações:
Nome: Benjamin Ferreira Martins
Freguesia de Meixomil
Concelho de Paços de Ferreira
Distrito do Porto
Nascido em 29 de agosto de 1940
Inscrito em 30 de agosto de 1956 sob número 173.028
Isso já seria suficiente para solicitar a cdadania da minha mãe? Ou necessito de mais alguma informação. No caso, eu precisaria preencher essas infos no formulário 1C, meu avô me disse que não tem a certidão de nascimento. Se for necessário, onde posso conseguir a certidão de nascimnto ou de batismo?
Obrigado pessoal!
Agradeço o apoio de vocês.
Nome: Joaquim Pereira Rezende;
Ano: 23/06/1911
Nome do Pai: Antonio Marques de Rezende
Nome da Mãe: Maria de Jesus
Local: Coimbra.