Como conseguir a certidão de nascimento do meu avo

Meu avô nasceu em São Julião dos Passos, distrito de Braga, em 25/05/1902. Nome: Domingos Gomes
País: Rosária da Silva Gómez e Miguel Gomes

Comentários

• Iriane,

como os livros da freguesia de Passos não estão online: http://tombo.pt/f/brg43 precisa solicitar ao Arquivo Distrital de Braga: http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=10&pageid=36&lang=pt-PT
  • Obrigada Guilherme. Vou mandar um email para lá. Eles respondem? Demoram a contactar?
  • Oi, Irlane!
    Mandei email para lá na semana passada e eles respondem rápido.
    Abr
  • Obrigada Tanua. Bom saber.
  • Boa noite, eu estou com um pequeno problema, não sei se é aqui que posso perguntar... Mas eu precisaria da certidão de nascimento (interior teor) de meu avô para poder dar entrada no pedido de transição ou atribuição (não sei se é assim, meu pai ainda é vivo, não sei se devo pedir atraves dele a cidadania ou se devo eu mesma fazer...), como eu encontro? Meu avô nasceu na Cidade do Porto. Obrigada, e desculpe se agi errado.
  • Boa tarde alguém saberia me informar se a Freguesia de Pedroso tem algum link ou email? Estou tentando encontrar para pedir a certidão de batismo de meu avô, mas não encontro em canto algum. Obrigada.
  • Wania,

Se teu pai está vivo, é melhor você pedir primeiro a cidadania do teu pai por atribuição, e depois que sair a dele, pedir a tua, assim os teus filhos tambem poderão ter a cidadania tambem.

Peça a certidão de nascimento em inteiro teor do teu avô na 4ª Conservatoria de Registro Civil do Porto, se ele nasceu lá. Se ele se casou lá tambem, fica mais fácil de conseguir que façam a transcrição do casamento nesta certidão de nascimento do avô. Esta transcrição será necessária para comprovar que o teu pai é filho de portugues.
    Se os teus avós se casaram aqui no Brasil, e você tiver a certidão de casamento, de inteiro teor, já mande junto com o pedido para a 4ª Conservatoria do registro Civil do Porto, e peça para transcreverem o casamento dos avós na certidão do nascimento do teu avô. Não se esqueça de autenticar esta certidão em inteiro teor no consulado de Portugal mais proximo da tua casa antes de mandar para o Porto.
    Eu tambem já mandaria junto para o Porto a certidão de nascimento do teu pai de inteiro teor, (tambem com o selo do consulado), e perguntaria se já dá para transcrever a certidão de nascimento do teu pai lá nesta mesma 4ª Conservatoria. Se não der, você espera chegar a documentação do teu avô e pede a nacionalidade do teu pai por atribuição, e quando teu pai conseguir a certidão de nascimento registrada em Portugal, você pode dar entrada nos teus papéis, tambem por atribuição. Parece que fazendo diretamente por Correio é mais rápido do que pelo Consulado, conforme várias pessoas aqui no Forum falaram. Este meu "palpite" é resultado da conclusão que tirei depois de seguir os comentários deste Forum, junto com as informações que obtive no consulado (que foram muito vagas), e com os artigos sobre as leis de nacionalidade que se encontram nos sites do Governo de Portugal. Boa sorte!
  • Gostaria de saber se consigo a certidão de nascimento do meu avô de nome ANTONIO FERNANDES GASPAR, filho de JOÃO FERNANDES GASPAR e ANA DE JESUS, nasceu em FREGUESIA DE SÃO MIGUEL, CONSELHO DE POIARES, DISTRITO ADMINISTRATIVO DE COIMBRA provavelmente no dia 26 de agosto de 1875. Tenho um registro de inscrição de n.2916 no VICE-CONSULADO DE RIBEIRÃO PRETO DE 14 DE MAIO DE 1929, quando ele já morava no Brasil. Agradeço qualquer colaboração. Obrigado.
  • Bernardo,

os livros da freguesia de São Miguel de Poiares estão online até o ano de 1904. É só folhear o livro correspondente e encontrar seu avô: http://tombo.pt/f/poi04
  • Pessoal, me disseram que pela conservatória de registros nacionais de lisboa , VC consegue descobrir mais informações só com o nome e filiacao , procede ?
  • Oi Malu, obrigada pela informação, vou tentar fazer isso então. Já tentei algumas coisas e não consegui nenhuma informação. Pra dizer a verdade fiquei bem desanimada com tudo, apesar de ter informações sobre o meu avô, eu não encontro o mais importante e isso realmente me deixe desanimada.
  • Gostaria de saber como consigo a certidão de nascimento do bisavô do meu marido os dados dele são:

Nome: Antônio Maria do Espírito Santo
    Data de nascimento: 05/01/1899
    Local de nascimento: Trancoso
    Nome do Pai: Manuel Antônio
    Nome da Mãe: Maria de Jesus

Obrigada,
    Andrea
  • Pessoal, bom dia!

Estou com um certificado de nacionalidade portuguesa do meu avô e tenho as seguintes informações:

Nome: Benjamin Ferreira Martins

Freguesia de Meixomil

Concelho de Paços de Ferreira

Distrito do Porto

Nascido em 29 de agosto de 1940

Inscrito em 30 de agosto de 1956 sob número 173.028

Isso já seria suficiente para solicitar a cdadania da minha mãe? Ou necessito de mais alguma informação. No caso, eu precisaria preencher essas infos no formulário 1C, meu avô me disse que não tem a certidão de nascimento. Se for necessário, onde posso conseguir a certidão de nascimnto ou de batismo?

Obrigado pessoal!
  • Lucas M, entra no portal do cidadão e faz a solicitação por lá. Custa 20 euros e a taxa de entrega em mãos é de 3,16 euros. É super simples, vc já tem todas as informações necessárias.
  • Boa noite Pessoal, preciso da ajuda de vocês para localizar a Certidão de Nascimento do Meu avô nascido em Portugal, vocês poderiam me ajudar por favor?

Agradeço o apoio de vocês.

Nome: Joaquim Pereira Rezende;
    Ano: 23/06/1911
    Nome do Pai: Antonio Marques de Rezende
    Nome da Mãe: Maria de Jesus
    Local: Coimbra.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.