Relação de documentos finais para entrada na cidadania como neto

Pessoal. Boa tarde.

Primeiro, eu gostaria de agradecer a vocês pelas diversas informações que foram postadas em diversos posts. Após um longo período de pesquisas, solicitações de documentos e correção de informações em algumas certidões, eu acredito que consegui levantar todos os documentos necessários para dar entrada no processo de cidadania portuguesa, como neto de português. No entanto, eu gostaria de tirar algumas duvidas com vocês.

Meu avô veio de Portugal adolescente e se casou com minha avó (brasileira) no Brasil. Ambos já FALECIDOS. Eles tiveram o meu pai que também já é FALECIDO. Pois bem, eu já consegui levantar os seguintes documentos para serem APOSTILADOS:

A- Certidão Narrativa de Nascimento do meu avô (Português), com o Assento do Casamento, encaminhada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional da região de Açores.

  • Dúvida: Existe a necessidade de apostilamento, uma vez que esse documento é Português?

B- Certidão de Casamento SIMPLES (documento brasileiro) dos meus avós.

  • Dúvida (1): Eu já fiz o registro do casamento deles em Portugal, tanto é que essa informação já consta na Certidão Narrativa de Nascimento do meu avô. Mesmo assim é necessário o envio da Certidão de Casamento Brasileira ?
  • Dúvida (2): A certidão simples já resolve ou precisa solicitar a Certidão de Inteiro Teor DIGITADA ou REPROGRÁFICA ?
  • Dúvida (3): A assinatura do Escrevente dessa certidão precisa ser reconhecida no cartório ?

C- Certidão de Nascimento por cópia REPROGRÁFICA do meu pai (filho do Português). Observei que não foi meu avô quem registrou o meu pai, mas sim a minha avó. No entanto, o casamento deles ocorreu antes do nascimento do meu pai e isso pode ser comprovado pela Certidão de Casamento Brasileira, que foi registrada em Portugal por mim no ano de 2022.

  • Dúvida: A assinatura do Escrevente dessa certidão do meu pai precisa ser reconhecida no cartório?

D- Certidão de Nascimento de Inteiro Teor DIGITADA do meu pai (filho do Português)

  • Dúvida: A assinatura do Escrevente dessa certidão precisa ser reconhecida no cartório?

E- Certidão de Nascimento por cópia REPROGRÁFICA minha (neto do Português). Observei que foi meu pai quem me registrou no cartório.

  • Dúvida: A assinatura do Escrevente dessa certidão precisa ser reconhecida no cartório?

F- Certidão de Nascimento de Inteiro Teor DIGITADA minha (neto do Português)

  • Dúvida: A assinatura do Escrevente dessa certidão precisa ser reconhecida no cartório?

G- Atestado de Antecedentes Criminais Atualizado

H- Copia Autenticada do RG ou Passaporte com menos de 10 anos.

I- Formulário preenchido solicitando a cidadania com a programação do pagamento da Taxa.


Outras Dúvidas:

  • Existe a necessidade de entregar a Certidão de Nascimento da minha avó brasileira ?
  • Existe a necessidade de entregar as Certidões de Óbito dos meus avós e do meu pai ?
  • Existe a necessidade de entregar a Certidão de Nascimento da minha mãe ? Obs: Ela está viva.
  • Os meus pais nunca se casaram formalmente e não possuem nenhum documento que comprovem união estável. A dúvida é se há a necessidade de entregar a Certidão de Casamento ou algum documento que comprove a união estável deles. Lembrando que foi meu pai quem me registrou no cartório.
  • Existe a necessidade de enviar outro documento sem ser esses que eu mencionei acima?

Desde já agradeço muito a atenção de vocês.

Comentários

  • @gilberson


    A - Não precisa;

    B - Sim, Peça a certidão em INTEIRO TEOR e apostile. A assinatura do escrevente já vai reconhecida na apostila. Pode se digitada;

    C - Apostile;

    D - Desnecessária, exceto caso o item "C" esteja ilegível. Lembre-se que documentos em excesso dão margem a exigências;

    E- Apostile;

    F - vide item D acima;

    G - OK (não esqueça a validação);

    H - OK;

    I - Reconhecer por AUTENTICIDADE (assinar na frente do escrevente);


    Outras dúvidas:

    - não;

    - quase sempre certidões de óbito são desnecessárias e mais atrapalham do que ajudam;

    - não;

    - não precisa;

    - não, siga o guia que está no tópico fixo;


    Boa sorte no seu processo.

  • Olá @LeoSantos

    Muito obrigado pela atenção e detalhamento das informações !!!! Me ajudou bastante no entendimento dos processos !!!!

    Grande abraço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.