Ajuda para encontrar certidão de nascimento avó brasileira

Olá pessoal, estou com muita dificuldade de encontrar certidão de nascimento da minha avó brasileira. Ela foi casa com meu avo (o português)

O declarante do nascimento do meu pai não foi meu avô português, mas sim minha avó brasileira, casada no civil com meu avô. Obtive a informação de que seria necessário transcrever o casamento dos meus avós para Portugal, no entanto não encontro a certidão de nascimento da minha avó brasileira e no desarquivamento da habilitação de casamento ela não apresentou nenhum documento, apenas uma declaração verbal de que era natural de Candelária/MG. Hoje Candelária não existe mais, se tornou um distrito de Brazópolis/MG (chamado Luminosa). Mas não acharam a certidão dela nesse local também.

Obs: já fiz buscas nos cartórios do casamento e de cidades vizinhas e não encontraram também (respectivamente, Fernão, Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí - todos no estado de SP).

Esses são os dados dela. Alguém poderia me ajudar, por favor?

Nome da minha avó: Maria Lucio Soares / Em alguns documentos Maria Lucia Soares

Data de nascimento: 22/11/1922

Natural de: Candelária (que atualmente se chama Luminosa, que é um distrito de Brazópolis/MG)

Nome do Pai: Pedro Lucio Soares

Nome da Mãe: Maria Ferreira Soares/Maria Lucia Soares

Muito obrigada desde já!

Comentários

• @AnahiSobral

MG infelizmente não é um dos melhores estados para achar online certidões dessa época.

Sua avó tinha irmãos? Poderia tentar ver onde eles foram registrados para ver se ela foi no mesmo lugar.

Uma possibilidade, dado o que consta na habilitação, é ela realmente nunca ter tido um registro de nascimento - e, depois do casamento, passou a usar a certidão de casamento como sua fonte de identificação.

Sabe se ela estudou em alguma escola? Muitas vezes pais em áreas afastadas só registravam os filhos quando era "necessário" - por exemplo, para matricular em uma escola.

• @AnahiSobral

Há uma arvore no Family Search que parece ser da sua familia onde ela aparece como "Maria Lucio Sobral" acredito que seja sua avó, até pelo seu sobrenome...

Nesta arvore há um registro de

Ignez, em 1938, uma filha "natural" (tbm siginificava fora do casamento) dela e de Antonio Sobral, portugues. Neste registro Maria Lucio consta como natural de Campos de Jordão-SP. O registro de nascimento de Ignez foi feito em Vera Cruz, Comarca de Marília/SP. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS65-1S8V-7?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6V6V-Y7H3&action=view

Paulo filho "ilegitimo" (significava que era nascido fora do casameto) em 1939 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDL-59VW-2?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7TRN-N86Z&action=view mae campos do Jordão. O registro foi feito em Vera Cruz, Comarca de Marilia, SP.

Em 1942 outra filha "natural", Aparecida, também em Vera Cruz: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6C-1FMW?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZS-3CCL&action=view igualmente a mãe é declarada como de Campos do Jordão. Aparecida ao se casar em Duartina (SP) declarou que sua mãe era natural "deste Estado" e residente no mesmo distrito https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6V-644Q?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8M-K14Y&action=view

Em 1945 filho "natural" Clementino, também de Vera Cruz, com mãe de Campos de Jordão https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS65-6ST7-L?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AC48F-2H3Z&action=view

Em 1952, em Duartina, o filho Samuel já é declarado como "legítimo" (ou seja, filho de pais casados) https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS88-VSXK-W?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZW-7YNS&action=view ele foi declarado pela mãe. Talvez seja ele seu pai. Neste registro há uma maior possibilidade da informação sobre o nascimento dela ser mais exato, uma vez que a propria foi ao cartorio declarar o nascimento. Lhe sugiro pedir a certidão de inteiro teor deste registro pois pode ter mais informações além de "este estado" e pode lhe dar uma boa pista.

Em 1954 Paulo, filho legitimo registrado em Marília https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFX-F9QS-4?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZS-N3RM&action=view a mãe declarada como natural de Campos do Jordão e consta que os pais foram casados em Fernão Dias. Paulo ao se casar a mae foi declarada como de Campos do Jordao https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSV8-HP9M?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPRX-2MP9&action=view

Casamento de Maria Alice (outra filha) a mãe tbm é declarada como sendo do Estado de SP https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSX6-M983-Q?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8W-PH2V&action=view

Resumindo, o conjunto dos documentos demonstra que ela deve ser mesmo do Estado de São Paulo, muito provavelmente de Campos do Jordão ou localidades próximas (lembre-se que a cidade pode ter sofrido desmembramentos, emancipação de distritos etc). A sugestão é que:

• peça a certidão de inteiro teor de nascimento de Samuel (1952) em Duartina para verificar qual a declaração de local de nascimento foi feita pela mãe no registro (com sorte no inteiro teor a informação não seja tão vaga como no livro talão onde está "estado de SP"
    • busque nos cartórios das localidades proximas a Campos do Jordão , especialmente distritos e municipios vizinhos que tiverem sido emanciapados
    • não encontrando verifique nas igrejas de Campos de Jordão e adjacências pelo batismo dela.
    • possibilidade mais remota é buscar nos locais por onde a familia andou (seguindo a trilha dos locais registros de nascimento dos filhos...)
    • siga também as sugestões do @CarlosASP : buscar nas escolas onde tenha estudado e olhar os documentos dos irmãos dela para ver onde foram registrados e procurar nesse local, esse também é uma otima estrategia.

Boa sorte!

• Veja a confusão da divisão administrativa da região ao longo dos anos (todos locais onde vc deve buscar, especialmente os relacionados ao local que a familia conta "Candelária/Luminosa"):

Campos do Jordão:

Distrito criado com a denominação de Campos do Jordão pela Lei Estadual n.º 1.471, de 29-10-1915, subordinado ao município de São Bento do Sapucaí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o distrito de Campos do Jordão figura no município de São Bento do Sapucaí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campos do Jordão pelo Decreto n.º 6.501, de 19-06-1934, sendo desmembrado do município de São Bento do Sapucaí. Sede no antigo distrito de Campos do Jordão. Constituído de 2 distritos: Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o município é constituído de 2 distritos: Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o distrito de Santo Antônio do Pinhal volta a pertencer ao município de São Bento do Sapucaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2020.

======

São Bento do Sapucaí:

(...) Pela Lei Provincial n.º 13, de 10-03-1880, e Lei Provincial n.º 2, de 23-03-1861, é criado o distrito de Santo Antônio do Pinhal e anexado ao município São Bento do Sapucaí.

Pela Lei n.º 333, de 17-07-1895, é criado o distrito de Candelária e anexado ao município de São Bento do Sapucaí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de São Bento do Sapucaí é constituído de 3 distritos: São Bento do Sapucaí (São Bento do Sapucahy), Santo Antônio do Pinhal e Candelária.

Pela Lei Estadual n.º 1.471, de 29-10-1915, é criado o distrito de Campos do Jordão (ex-povoado Vila Jaguaribe) e anexado ao município de São Bento do Sapucaí.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 4 distritos: São Bento do Sapucaí (São Bento do Sapucahy), Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e Candelária.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Pelo Decreto-lei n.º 6.501, de 19-07-1934, são desmembrados do município de São Bento do Sapucaí os distritos de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, para constituir o novo município de Campos do Jordão.

Pela Lei n.º 2.694, de 03-11-1936, é extinto o distrito de Candelária, sendo seu território anexado ao Estado de Minas Gerais.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o distrito de Santo Antônio do Pinhal volta a pertencer ao município de São Bento do Sapucaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, é desmembrado de São Bento do Sapucaí o distrito de Santo Antônio do Pinhal. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2021.

=======

Brazópolis (MG):

Distrito criado com a denominação de São Caetano da Vargem Grande, pela Lei Provincial n.º 364, de 30-09-1848, e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891.

Elevado à categoria de vila, com a denominação de São Caetano da Vargem Grande, pela Lei Estadual n.º 319, de 16-09-1901. Tendo com sede a povoação de São Caetano da Vargem Grande e sendo instalado em 02-01-1902.

Tomou a denominação de Vila Braz pela Lei Estadual n.º 513, de 11-10-1909.

Pela Lei Estadual n.º 556, de 30-08-1911, é criado o distrito de Piranguinho e anexado à Vila Braz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, Vila Braz é constituída de 2 distritos: Vila Braz e Piranguinho. Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Elevado à condição de cidade, com a denominação de Brazópolis, pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído de 2 distritos: Brazópolis e Piranguinho.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Brazópolis, Candelária e Piranguinho. Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, o distrito de Candelária passou a chamar-se Luminosa.

No quadro fixado para vigorara no período de 1944 a 1948, o município é constituído de 3 distritos: Brazópolis, Luminosa e Piranguinho.

Pela Lei Estadual n.º 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Olegário Maciel, com terras desmembradas do distrito de Piranguinho, e anexado ao município de Brazópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Brazópolis, Luminosa, Olegário Maciel e Piranguiinho.

Pela Lei Estadual n.º 1.039, de 12-12-1953, é criado o distrito de Dias ex-povoado e anexado ao município de Brazópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Brazópli, Dias, Luminosa, Olegário Maciel e Piranguinho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, são desmembrados do município de Brazópolis os distritos de Piranguinho e Olegário Maciel, para formarem o novo município de Piranguinho.

Em divisão territorial datada de 31-12- 1963 o município é constituído de 3 distritos: Brazópolis, Dias e Luminosa.

Pela Lei Municipal n.º 131, de 04-08-1967, o município de Brazópolis passou a ser grafado Brasópolis.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município de Brasópolis é constituído de 3 distritos: Brasópolis, Dias e Luminosa. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

A Lei Estadual n.º 18.033, de 2009, muda a grafia do município novamente para Brazópolis (assim grafado na Lei).

Espero que ajude (embora sejam muitos lugares a procurar...)

• Pessoal, sem palavras para agradecer a vocês.

Bom, vou descrever aqui o que colhi de informações ao longo desses dias, pois liguei em vários cartórios para tentar localizar a certidão:

Em resposta ao @CarlosASP: eu localizei uma certidão de um irmão da minha avó, de nome Jordão, em Santo Antônio do Pinhal, cujo nascimento é datado de 1915, registrado pelos mesmos pais dela. No entanto, não há registro da certidão de nascimento dela lá. Infelizmente, minha avó nunca frequentou escola, ela foi analfabeta até a vida adulta e somente aprendeu a assinar o nome dela porque um tio nosso ensinou. Então, infelizmente, não tenho como buscar em escolas, o que é uma pena.

Mas achar a certidão do irmão dela já me deu uma esperança, porque o que eu pensei foi que, se os pais dela registraram o irmão em 1915, talvez tenham registrado ela também. E também que estou buscando na região provavelmente certa, ne.

Em resposta ao @AlanNogueira é isso mesmo! Essa é a arvore da minha família e o Samuel é o meu pai. Ele foi o único dos 9 filhos que minha avó quem foi a declarante rs. Todos os outros foram registrados como o declarante sendo o meu avô português.

Eu fiz uma busca nos catálogos do Family Search e achei os livros de registro civil e batismo de Brazópolis e de Santo Antônio do Pinhal, mas eles não estão mesmo disponíveis, fica uma "chavinha" sobre o botão de visualizar. Uma pena.

Eu liguei em todos os cartórios onde meus outros tios foram registrados, mas não encontraram nada sobre a certidão de minha avó. Em Campos do Jordão, inclusive, eles fizeram a busca sem me cobrar nada, e retornou um negativo, infelizmente. Em Vera Cruz os registros de nascimento iniciaram em 1937, mas o notário pesquisou lá e não encontrou registro tardio para ela. E em Marília nada também.

Na certidão de nascimento em inteiro teor do meu pai (foi nela que, inclusive, eu descobri que minha avó quem foi a declarante dele) consta que ela declara-se natural de Candelária / MG. Mas vou ligar lá em Duartina para saber se ela apresentou algum documento para fazer o registro de nascimento do meu pai, mas creio que, se ela apresentou, deve ter sido a certidão de casamento.

Nesse meio tempo achei a CTPS dela, mas nela também consta as informações de livro, folha e termo da certidão de casamento.

Ainda, sobre Luminosa (distrito de Brazópolis), paguei ao cartório uma busca pois, segundo eles, há muitos registros antigos que não foram digitalizados, então pode ser que esteja la, quem sabe. Estou torcendo! Estou tentando contado com as igrejas católicas de Brazópolis, para ver sobre o batismo, apesar dela ter nascido já após a legislação que regulamenta o registro civil, mas não consegui ainda falar ao telefone com eles.

De qualquer maneira, eu vou ligar mais uma vez nos cartórios de São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal e em Campos do Jordão, mas agora vou me informar melhor sobre se todos os livros estão digitalizados e, caso não, solicitar a pesquisa manual.

Mais uma vez, pessoal, muito obrigada!

Eu vou atualizando conforme for tendo novidades!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.