Retificação de nomes
Boa tarde pessoal, alguém pode me ajudar por favor! Vou tentar explicar minha situação, meu processo é 1D dei entrada na do meu Pai que é neto! Avô do meu pai se chama joao Joaquim Maia, o bisavô do meu pai se chama Lino Joaquim Maia. Porém no assento o nome se confunde entre Lino e Luis, quando dei início ao processo, pedi a certidão do filho do Português e lá estava o nome de Luis, na certidão de casamento dos Portugueses estava Lino, então pedi retificação para mudar para Luis devido certidão de nascimento do filho do Português, fiz transcrição de casamento na ilha da madeira, e averbaram como Luis, e mandei tudo pra CRC, hj fui olhar nos registros da ilha da madeira um irmão de meu bisavô Português está lá o Lino, então tentando resumir tudo o nome certo eh o Lino e não Luis, e assim foi, assento do Português a letra eh antiga tanto parece escrito Luis como Lino, a certidão do filho do Português foi como Luis e a transcrição de casamentos dos portugueses ficou mesmo como Luis,
Isso tudo entraria em exigência? Sendo que a transcrição passou certinho e até averbada foi!
Sendo todos documentos luis e não o tal do Lino! Isso passaria?
Comentários
@rafamaia_14
Antes de te responder, queira deixar registrado aqui, que este caso é um exemplo de que devemos tomar MUITO CUIDADO com retificações.
Digo isto pois existe jurisprudência no país que fala que uma vez retificado o registro, não é possível novas alterações para voltar a grafia anterior. Então já adianto que se der exigência, você poderá ter problemas, até mesmo na justiça.
Dito isto, como a documentação enviada está consistente, acredito que não haverá exigências no seu caso. Meu conselho é aguardar pra ver, não mencione isso para a conservatória em hipótese nenhuma.
@LeoSantos então porem esse erro a principio partiu de um cartório de uma cidade no interior de SP, aí devido esse erro pedi para mesmo cartorio ajustar.
Pq pedi assento de batismo e os nome mtos semelhantes entre luis e Lino aí pedi primeiro documento do filho dos portugueses estava luis aí em seguida pedi documento de casamento esta Lino aí pedi para corrigir o Lino e o rapaz do cartório olhou o nome no livro e notificou que a escrita se associava mesmo como Luis aí sim desta forma pedi para retificar mediante ao cartório.
@rafamaia_14 não sei se eu entendi direito, você fez a retificação administrativa do registro (o que só pode ser feito a pedido da parte/sucessores) ou o cartório apenas corrigiu a certidão?
Em todo caso, EU não mexeria em nada agora, esperaria a conservatória se manifestar se haverá exigência ou não, e só depois buscaria corrigir apenas o que for pedido.
Concordo com o @LeoSantos . Agora que a retificação está feita melhor deixar o processo correr e torcer para passar batido.
Esse é um exemplo de por que eu prefiro evitar retificar e pq só se solicita retificação depois de reunir todos documentos do caso para poder cruzar informações. Ir retificando conforme vai recebendo cada certidão é um perigo.
Bom dia. Vocês poderiam me ajudar? Queria enviar o meu processo sozinha, mas por conta desses erros estou com medo e quase pagando um advogado.
A divergência é no nome da Mãe do Português / avó da requerente. Vocês acham que devo retificar? Ou envio assim mesmo?
Nome Assento de nascimento :
Arlindo de Moraes
Apelido: Paz
Pai: Augusto de Moraes Paz
Mãe: ELVIRA FONTENETE
Nome Certidão de nascimento da Filha (requerente)
Avós: Augusto de Moraes Paz
ELVIRA FONTENETE PAZ
@LeoSantos essa retificação foi feita pelo próprio cartório do interior de SP - pois no assento de batismo Português como a Letra é bem garranchuda se entende como Luis e Lino - quando solicitei a certidão de casamento dos Portugueses lá estava Lino e nos demais outros documentos tudo como Luis, então liguei no cartório informando que na Certidão de casamento estava diferente dos demais documentos, o rapaz foi olhar no Livro de certidoes e me informou que realmente o nome seria Justamente o Luis e não Lino, sendo assim me enviou uma certidao de casamento retificada, pq o próprio cartório viu essa questão pelo livro. - ai dei inicio ao processo mandei todas as certidoes para o consulado e foi feita a transcrição de casamento tudo como o nome de Luis - e esse tal Luis tbm trata-se do meu trisavô - bem distante - o pai o Portugues em questão - nao sei se isso iria prejudicar.
@Gabriellagama
Confesso que não estou vendo divergência. Qual seria o motivo para retificar?
@LeoSantos essa retificação foi feita pelo próprio cartório do interior de SP - pois no assento de batismo Português como a Letra é bem garranchuda se entende como Luis e Lino - quando solicitei a certidão de casamento dos Portugueses lá estava Lino e nos demais outros documentos tudo como Luis, então liguei no cartório informando que na Certidão de casamento estava diferente dos demais documentos, o rapaz foi olhar no Livro de certidoes e me informou que realmente o nome seria Justamente o Luis e não Lino, sendo assim me enviou uma certidao de casamento retificada, pq o próprio cartório viu essa questão pelo livro. - ai dei inicio ao processo mandei todas as certidoes para o consulado e foi feita a transcrição de casamento tudo como o nome de Luis - e esse tal Luis tbm trata-se do meu trisavô - bem distante - o pai o Portugues
@Gabriellagama @ecoutinho pelo que entendi, seria o sobrenome "Paz" no nome da mãe da Requerente. Eu não vejo motivo para retificar, pq ela deve ter adquirido o "Paz" pelo casamento.
@rafamaia_14 sendo assim não houve uma retificação do registro, apenas o cartório corrigiu a certidão, então pode ficar mais tranquilo.
@rafamaia_14
Está dificil ajudar pq a história está confusa e cheia de idas e vindas. Sugiro resumir:
Quem é o português?! Qual o nome na certidão que vc tem?! Que ano ele se casou e onde? Se casou com uma portuguesa?
Nome do filho do portugues e como aparece o nome na certidao dele? Quem consta como declarante do nascimento e com que idade foi registrado?!
Idem para o neto do portugues.
Por último: não está claro para mim qual a sua dúvida! ☺️
@LeoSantos muito obrigada! Vou arriscar enviar então!
@LeoSantos mto obrigado pelas informações viu abraços fica com Deus.