Duvida diferente
Suponhamos a seguinte situação.
Já tenho a dupla cidadania, mas queria realizar a abertura de uma conta/empresa no brasil com os documentos portugueses e não brasileiros, poderia pedir os documentos como português mesmo sendo brasileiro? como um imigrante casado com uma brasileira?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Acredito que não, pois para o Governo Brasileiro vc continua sendo brasileiro e por isto vc deve se apresentar como tal, mas mesmo que fosse estrangeiro, penso eu que vc teria que tirar o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) e ai ficaria difícil tirar este documento se vc já é brasileiro e por fim o outro caminho seria pedir um visto na embaixada brasileira em Portugal, mas assim que vc apresentasse o formulário preenchido informando que vc nasceu no Brasil, eles iram questionar e verificar que vc tem documentos brasileiros e ai não iriam te dar nenhum visto e ainda iram te questionar o motivo disto.
O problema é que toda vez que vc informar sua NATURALIDADE (local que vc nasceu) eles iriam descobrir sua NACIONALIDADE (pais no qual vc tem vinculo de cidadania), e ai de um jeito ou de outro vc iria ser descoberto como brasileiro e teria que informar os documentos brasileiros, a menos que vc RENUNCIE a cidadania/nacionalidade brasileira, é a única maneira de no seu caso vc ter nascido no Brasil e ter somente documentos portugueses válidos, mas eu aposto que a eles iriam investigar sua vida toda para entender o que aconteceu e talvez vc tenha o seu visto brasileiro negado.
@marcelloamr Não pode, você é brasileiro independente de ter outras nacionalidades.
Só se você renunciasse a sua cidadania brasileira, mas que só é possível em alguns países que não permite que seus cidadãos tenham dupla cidadania, como a Noruega, por exemplo.
Além de que renunciar, não é tão simples assim. Você tem que estar 100% em todos os âmbitos nacional (justiça, eleitoral, criminal, etc.). É um processo administrativo que leva tempo também.