Certidão Inteiro Teor Digitada ou Fotocópia? PROCESSO NETO

Olá, amigos!

Estou fazendo o processo de neto para meu avô.

No momento, estou resolvendo quanto a certidão de nascimento do pai dele, filho do português. Neste caso, preciso que a certidão seja digitada ou por fotocópia? Preciso do reconhecimento de firma do agente que irá assinar?

Fiz o pedido no 1°RCPN-RJ e totalizou R$353,04 com a assinatura reconhecida. Confere?

Medo de pedir errado, porque não é barato.

Agradeço a ajuda desde já!

Comentários

• @julixndre

Para processo de nacionalidade use sempre certidões de nascimento de inteiro teor emitidas por cópia reprográfica e apostiladas. Siga o guia abaixo que não tem erro.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• Engraçado né @ecoutinho , acho que " SÓ " Portugal pede a Inteiro Teor por cópia REPROGRÁFICA.

Itália, Espanha, até os EUA( para o Consular Report of Birth Abroad ) pedem a Inteiro Teor DIGITADA!

• @jpvecchi

Pelo que li, antigamente o IRN pedia a digitada mas em algum momento descobriram um esquema de fraudes envolvendo certidões brasileiras falsas e aí passaram a exigir a reprográfica.

Não sei dizer se é o único país no mundo que pede dessa forma, mas eu consigo entender o motivo.

• @jpvecchi

Um dos motivos para conferirem tudo está abaixo. Acho que já postei por aqui a versão escrita dessa reportagem, mas tem a versão em vídeo também (abaixo).

Se quiser se divertir um pouco, tem um podcast no spotify chamado “Só no Brasil” que tem um episódio dedicado a esse caso, chamado “O Espião que dançava forró”. A história que contam é real e documentada, mas fazem de uma forma super divertida. Ajuda a entender pq o IRN é tão cuidadoso/exigente com documentos brasileiros. Recomendo!

• @ecoutinho Tenho que concordar plenamente contigo meu caro!

O que puder fazer para evitar fraudes, é o correto, pois se não, eles " cessam o direito " por meia dúzia de " engraçadinhos ".

Coisa que não queremos!

Agora... a questão até do próprio passaporte brasileiro, por não termos " cara ", ele é um dos mais buscados no mercado paralelo.

Se eu fosse responsável por estes órgãos de qualquer país, pediria além da DIGITADA, a REPROGRÁFICA conjuntamente.

É mais custoso para os utentes? Sim, mas é de até certa forma, melhor pra eles(nós) para nos resguardar do direito legítimo!

• @ecoutinho ,

a gente acaba se divertindo com a forma humorística como o esquema dos espiões é contada. Mas é triste de constatar que apesar do fato de 1 russo ter sido descoberto e está na prisão no Brasil, a notícia faz parecer que o criminoso é apenas o espião russo, o que acontece com a namorada que trabalhava no cartório e todos os demais que estavam envolvidos no esquema? Será que irão pagar pelo crime ou continuam soltos fraundando mais documentos? É revoltante, e é uma vergonha para o Brasil. O combate a corrupção e fraudes deveria ser levado muito mais a sério no Brasil.

Outro dia conversando sobre esta questão de ser fácil fraudar documentos no Brasil, um americano brincou comigo dizendo, nós nunca vamos saber se você é um espiã russa, ou seja se você é você mesma. Isso foi só um brincadeira, mas imagina um conservador analisando documentos brasileiros, deve ficar sempre com a pulga atrás da orelha a qualquer coisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.